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LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Aplicativo para registro de atividades e ocorrências de ariranhas
Autores: Paulo Sergio Wottrich, Everton Lutz, Caroline Leuchtenberger*
*Autor para correspondência: caroline.leuchtenberger@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho apresenta os resultados finais do Projeto de Pesquisa intitulado Aplicativo para a conservação de espécies realizado no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, cujo objetivo foi o desenvolvimento de uma ferramenta computacional integrada a fim de ampliar o conhecimento sobre a distribuição geográfica atual da ariranha (Pteronura brasiliensis, Mustelidae, Carnivora), subsidiando ações de manejo e proteção da espécie. Essa ferramenta constitui-se de um Aplicativo Mobile na plataforma Android, nomeado GOMAP, de um Sistema Gerenciador Web, de um Banco de Dados e de um Web site para a divulgação do projeto. A funcionalidade da ferramenta consiste na coleta de dados em campo (Aplicativo Mobile, câmera fotográfica e GPS), no envio e armazenamento (Banco de Dados), na aprovação dos registros pelo administrador do sistema, podendo ele gerar relatórios e visualizar as informações em um mapa geográfico (Sistema Gerenciador Web) e na sua publicação (Web site do Projeto). O Web site desenvolvido possui informações acerca do projeto, opção de download do Aplicativo Mobile, bem como manual de instalação e utilização do mesmo. O sistema foi disponibilizado para pesquisadores da espécie, brasileiros e estrangeiros. A expectativa é de que, com o uso da ferramenta, seja possível centralizar, facilitar e agilizar a troca de informações, contribuindo assim para possíveis ações de manejo e proteção da espécie ariranha.
Palavras–chave: Android, Banco de dados, Pteronura brasiliensis.
Educação ambiental em busca de uma geração ambientalmente responsáv
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Autores:Larissa Xavier de Oliveira, Keiti Neumann, Fabiana Beck Pires, Caroline Leuchtenberger..
*Autor para correspondência: llarissaxavier@outlook.com
RESUMO: A educação ambiental teve origem a partir da preocupação mundial com relação às problemáticas ambientais causadas pelo homem. Considerando que o processo de conscientização e valorização ambiental deve começar ainda nos primeiros anos de vida do cidadão o presente estudo teve como objetivo fortalecer a inserção da educação ambiental no ensino fundamental do município de Panambi/RS. Inicialmente as principais problemáticas ambientais do município foram levantadas junto à comunidade através de um questionário. Assim as cinco principais problemáticas eleitas foram: lixo, poluição, agrotóxico, desmatamento e caça. Todas as temáticas foram trabalhadas por meio de atividades lúdicas em duas escolas municipais, de novembro de 2016 a março de 2017. As oficinas resultaram em um livro digital com histórias das cinco temáticas, contendo os melhores desenhos realizados pelos alunos durante as oficinas. Concluiu-se que a utilização de material lúdico para a abordagem das problemáticas ambientais foi eficiente, pois mediante jogos educacionais o aprendizado tornou-se mais interessante. Todavia ainda percebemos limitações no ensino da Educação Ambiental nas escolas, visto sua importância para a criação de uma geração ambientalmente responsável.
Palavras–chave: Conscientização, livro digital, problemáticas ambientais.
Estimativa de danos econômicos ocasionados pelo consumo de ração para frango por Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae)
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Autores: Karine Gehrke Graffunder, Marcelo Rossatto, Gerson Azulim Muller*
*Autor para correspondência: gerson.muller@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O Alphitobius diaperinus, inseto praga de aviários, além de ocasionar danos as aves, também causa prejuízos financeiros relacionados ao consumo da ração desses animais. O presente estudo teve por objetivo mensurar a ração consumida pelo A. diaperinus, a fim de estimar seus possíveis danos econômicos na avicultura. Para os procedimentos foram utilizadas 30 placas de Petri contendo 5,0g de ração para frango e 1ml de água deionizada. Após jejum de 24h, eram adicionados 20 espécimes de adultos não sexados e 20 larvas em cada placa, totalizando 15 placas com 300 espécimes adultos e 15 placas com 300 larvas. As placas eram mantidas em uma B.O.D com fotoperíodo e temperatura constantes. O consumo de ração foi mensurado após 72h, depois de secagem em estufa a 40ºC e com o auxílio de recipientes de plástico, pincel e balança. Determinou-se um consumo de 0,015g de ração por indivíduo após 72h, tanto para espécimes adultos e larvas. Assim, estimando-se uma população média por aviário de 8.768.333 indivíduos de A. diaperinus, o consumo de ração em 72h seria, aproximadamente, de 131kg. Considerando 1kg de ração a um valor de R$ 1,80, em 72h, os gastos seriam de R$235,80, podendo chegar até R$ 2.358,00 mensais. Se denota, assim, alto os prejuízos econômicos causados pelo consumo de ração dos frangos por A. diaperinus, advertindo-se assim, a necessidade de estudos na busca de métodos de controle dos cascudinhos, afim de garantir a qualidade da produção de frango e diminuir os gastos materiais aos proprietários.
Palavras-chave: Aviário, Cascudinho, Ração.
Formação docente e o ensino de ciências da natureza: elaboração de material didático para os anos iniciais
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Autores: Keiti Angélica Neumann, Fabiana Lasta Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A partir de um levantamento prévio sobre as principais problemáticas ambientais de Panambi/RS foi planejada e desenvolvida uma intervenção junto a professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental de duas escolas do município. Tem-se discutido a relevância do ensino de ciências da natureza nos diferentes níveis de escolaridade, com ênfase no que concerne aos anos iniciais (ZANON, 2006, DUCATTI SILVA, 2005, SILVA, 2006). Para tanto, foram organizadas oficinas temáticas que promoveram espaço/tempo de reflexão sobre o ensino de ciências, culminando com a elaboração de material didático para os anos iniciais. As oficinas ocorreram durante dez encontros ao longo dos meses de abril a junho de 2017, sendo sediadas no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi. As oficinas foram organizadas em duas noites para discussão de cada problema ambiental: na primeira noite aconteceram as socializações e relatos de experiências, aprofundamento sobre o problema ambiental, além da elaboração, por parte dos docentes, de proposições pedagógicas voltadas à Educação Ambiental de forma lúdica. Na segunda noite aconteceu a elaboração e as apresentações dos materiais. Ao final dos encontros foi montado um guia didático com todas as atividades elaboradas pelos professores para servir de auxílio ao ensino de Educação Ambiental. Portanto, conclui-se que a intervenção foi muito importante, pois assim foi dado o primeiro passo para a conscientização e conservação do meio ambiente, além de um apoio para a abordagem das questões ambientais.
Palavras–chave: Problemática ambiental, Professores, Workshop.
Trilha do Conhecimento no ensino de Vertebrados
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Autores: Rafaela Teixeira Meireles, Aline Beatriz Germano Silveira, Cristiane Biasi*
*Autor para correspondência: cristiane.biasi@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Os adolescentes de hoje vivem em um mundo repleto de tecnologias, sendo muitas vezes mais atrativo do que estudar, diante disso há uma necessidade do professor desenvolver técnicas educacionais que sejam mais atrativas e estimulantes. O ensino de ciências traz termos e conceitos que não são utilizados no cotidiano dos alunos, muitas vezes tornando a assimilação desse conteúdo mais abstrata. Neste sentido, entende-se como uma alternativa vantajosa a utilização de jogos didáticos, que pode preencher lacunas deixadas pelo processo de ensino-aprendizagem mais teorizado. Desta forma, foi proposto o jogo intitulado A Trilha do Conhecimento em forma de tabuleiro, no qual além dos alunos classificarem e diferenciarem as classes de vertebrados, realizaram tarefas que tinham o apoio do grupo nas respostas, estimulando o trabalho coletivo. Para isto, foi elaborado 25 questões/atividades que seriam relevantes para que os alunos realizassem a diferenciação e agrupamento das classes de vertebrados. Para confecção do tabuleiro foram utilizados 10 metros de papel pardo, para as 25 casas da trilha foram utilizadas folhas de EVA coloridas. Foi confeccionado um dado de 20x20 centímetros, possuindo numeração de um a três, para que possibilite a realização de um maior número de atividades. A aplicação do jogo foi realizada no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, em uma turma do ensino médio muito participativa, atingindo um dos principais objetivos do jogo, o trabalho em grupo, pois se auxiliavam, procuravam no livro, se questionavam. Percebeuse que este tipo de tarefa envolve muito mais os alunos, pois os tira da rotina
Palavras–chave: Jogo Didático, Trabalho Coletivo, Zoologia.
Obtenção de composto de origem vegetal para o controle de Alphitobius diaperinus (Coleoptera: Tenebrionidae)
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Autores: Karine Gehrke Graffunder, Marcelo Rossatto, Gerson Azulim Muller*
*Autor para correspondência: gerson.muller@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Alphitobius diaperinus é um inseto vetor de diversos patógenos e agente de prejuízos sanitários e financeiros nos aviários. Por isso, este estudo teve por objetivo testar a atividade bioinseticida de Pteris propinqua, a fim de obter compostos químicos com baixa toxicidade que sejam efetivos para o controle do A. diaperinus. Folhas de P. propinqua foram coletadas em áreas de mata e passaram por desidratação e trituração, seguido de armazenamento em frascos vedados. Após refluxo, filtração e evaporação do solvente, com o extrato bruto obtido, foram preparadas soluções em diferentes concentrações a partir de metanol. Os bioensaios foram preparados com o extrato em concentrações que variaram entre 0,19% e 35,2%, além do tratamento controle. Os testes foram realizados sobre adultos e larvas de A. diaperinus. A observação da mortalidade ocorreu em 48h, sendo as placas de Petri acondicionadas em uma B.O.D. Os adultos do inseto não apresentaram mortalidade superior ao controle, contudo, para as larvas, foi observada uma CL50 de 28,76% de extrato com um Intervalo de Confiança de 95% entre 26,19% e 31,33% (p<0,05). Ou seja, é possível afirmar, com 95% de confiabilidade, que extratos de P. propinqua com concentrações entre 26,19% e 31,33% podem matar, pelo menos, 50% das larvas de A. diaperinus. Salienta-se, assim, que P. propinqua tem efeito bioinseticida sobre as larvas de A. diaperinus e pode ser empregada como alternativa para melhorar a qualidade da produção de frango.
Palavras-chave: Desenho, projeto, maquete.
Violência: conhecemos, mas precisamos combater
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Autores: Branca Louise Bayer1 , Márcio Roberto Boton2 , Camila Fleck dos Santos Bau*
*Autor para correspondência:camila.santos@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho tem o intuito de visibilizar o entendimento que estudantes e professores de uma instituição pública federal, do município de Panambi/RS tem sobre a violência escolar e seus diferentes tipos. Ela pode ser dividida em violência simbólica que acontece por meio de regras e normas; violência indireta que acontece através de xingamentos e palavrões; violência direta em que ocorre agressão física; e, a violência que tem início na escola, mas toma maiores proporções fora dela. Para termos conhecimento sobre o entendimento que discentes e docentes têm sobre isso aplicamos um questionário com o objetivo de investigar se os participantes já haviam presenciado ou sofrido algum tipo de violência. Perguntou-se se diante da violência tomou providências para que o agressor fosse punido ou se no caso de já ter sofrido algum tipo de agressão se o agressor fora punido. Com as análises das respostas constatamos que muitas pessoas presenciaram momentos de agressão e não fizeram nada para cessar a hostilidade momentânea ou não se disponibilizaram a ajudar o agredido ou até mesmo tomar providências para que o agressor fosse devidamente punido. Percebemos que muitas vezes o aluno agredido prefere ficar em silêncio por medo de que tais ações se repitam ou por já estarem acostumados. Perante a pesquisa e discussões notamos que a violência escolar é bastante conhecida, mas não tomam nenhuma providência para que estes atos sejam erradicados ou simplesmente fecham os olhos por ser mais fácil e cômodo, pois não são eles os alvos que estão sendo prejudicados.
Palavras–chave: Agressão, Escola, Violência.
A Riqueza de Culicidae (Insecta: Diptera) em Criadouros Fitotélmicos Autores:
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Autores: Brenda Zanetti Dessbesell, Manuela Kich Wegener, Gerson Azulim Muller*.
*Autor para correspondência: gerson.muller@iffarroupilha.edu.br
Os insetos pertencentes à família Culicidae podem ser encontrados de maneiras diferentes de acordo com o ambiente. Quando imaturos apresentam-se na forma de ovo, larva ou pupa em qualquer recipiente que consiga armazenar água, ou então em criadouros fitotélmicos caracterizados por plantas que armazenam água em seu interior, como ocorre nos bambus. Dessa forma, objetivou-se inventariar e descrever aspectos ecológicos das espécies de Culicidae que utilizam de criadouros fitotélmicos de bambus para procriarem. As coletas dos exemplares imaturos ocorreram a cada três meses em três bambuzais no município de Pejuçara-RS, nos quais foram numerados dez exemplares, e posteriormente perfurados lateralmente quatro internódios possibilitando que a fêmea depositasse seus ovos. Após o período de vinte e oito dias o conteúdo aquático dos exemplares foi transferido para recipientes plásticos e criados em laboratório até a emergência dos adultos. Quando adultos os mesmos foram mortos e fixados em alfinetes entomológicos e posteriormente identificados. Foram coletados no total 367 culicídeos, dos quais foram identificados a nível específico oito espécies: Onirium personatum, Sabethes aurescens, S. intermedius, S. purpureus, Shannoniana fluviatilis, Trichoprosopon pallidiventer, Wyeomyia limai, e W. serratoria. Todas espécies encontradas comumente se procriam nesse tipo de criadouro, sendo que a espécie mais abundante foi S. aurescens.
Palavras-chave: Imaturos, Bambu, Taquara.
Abuso sexual: um olhar para a inocência
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Autores: Laís Camila Dahmer, Mara Rubia Zillmer Schmidt, Rafaela Teixeira Meireles, Fabiana Lasta Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
Abuso/vitimização sexual é todo o ato ou jogo sexual, entre um ou mais adultos e uma criança menor de dezoito anos, com finalidade de obter estimulação sexual sobre a sua pessoa. Diante desse problema social, surgiu a necessidade de realizar uma pesquisa com professores e alunos, com a finalidade de identificar o nível de conhecimento sobre o abuso sexual infantil, enfocando a temática violência sexual pela internet com os alunos. A pesquisa realizou-se no mês de outubro de 2015 em 6 escolas do município de Panambi/RS, sendo 3 escolas municipais e 3 escolas estaduais (6º ao 9º ano e Ensino Médio). Os resultados revelaram que 91% dos alunos possuem acesso às redes sociais, enquanto que 9% não possuem. Em relação aos professores, quando inquiridos sobre o nível de conhecimento sobre o abuso sexual infantil na cidade local, observou-se que 13% mencionou nenhum conhecimento, 81% razoável e 6% considerou-se bem informados. Fazendo uma análise comparativa entre dados, emerge a preocupação sobre a temática, visto que somente 6% dos professores tem um bom nível de conhecimento. Outro dado a verificar é que mais de 60% dos estudantes entrevistados, mesmo admitindo a importância do assunto proposto não têm interesse em receber informações complementares, ao contrário dos professores que estão dispostos a novas informações que auxiliem no seu dia a dia e na formação escolar. Com base nesses dados percebemos que para muitas pessoas a temática em questão está distante da nossa realidade, quando na verdade está mais presente do que pensamos.
Palavras–chave: Violência sexual pela internet, Redes sociais, Abuso infantil.
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