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PESQUISA E PIBID
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Elaboração da oficina “Horta suspensa” como alternativa para o ensino de ciências
Autores: Ana Paula Stolberg Siqueira, Caroline Severo, Edela Lutz, Gabriela Müller Fidencio, Ivelise Brum Cicognani, Vitória Isabel Bastos dos Santos, Ana Carolina Miranda e Fabiana Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A elaboração da oficina foi uma atividade proposta pelo Pibid e teve por finalidade oportunizar aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor das turmas 7º, 8º e 9º anos o desenvolvimento de técnicas de reciclagem e plantio de mudas e sementes em horta suspensa. Essas técnicas estavam associadas à temática geradora do projeto “Lixo e meio ambiente”. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados observação e registro em diário de campo. Durante a execução da oficina conseguimos perceber que alguns alunos trouxeram consigo conhecimentos prévios relacionados ao plantio, que serviram de base para o aprofundamento da temática. A horta suspensa não é apenas importante para o plantio e cuidado com os vegetais, mas também na conscientização da sustentabilidade, da reciclagem e uso adequado dos objetos colocados no lixo todo o dia. Segundo Guimarães, (2005, p.17) a educação ambiental é muito importante na transformação de valores, atitudes e conscientização para a vida. Os resultados obtidos revelaram que a oficina contribuiu para a compreensão dos conhecimentos abordados, bem como na formação cidadã dos estudantes, possibilitando uma interação entre as pibidianas e os alunos, ocasionando momentos de aprendizado e troca de experiências entre ambos, voltados para a conscientização ambiental.
Palavras–chave: Oficina, Horta, Meio ambiente.
Gincana como estratégia metodológica para o ensino de ciências da natureza
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Autores: Agnaldo Paula Pereira, Cândida Brandl, Chawana Soares, Dienifer Pippi, Francine Raffa, Lidiane Paula Eickhoff Dallabrida, Ana Carolina Miranda, Fabiana Lasta Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) campus Panambi, atuantes na Escola Estadual de Ensino Médio Pindorama, realizaram uma gincana com o tema “Lixo e Poluição”, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os alunos para os problemas ambientais de sua comunidade. A gincana foi um trabalho contínuo em que suas atividades foram divididas nos encontros semanais dos bolsistas com os alunos da escola. Inicialmente, os bolsistas organizaram um momento no qual assistiram com os alunos ao documentário Ilha das Flores e, posteriormente, debateram a respeito deste em uma roda de conversa. Entre e durante a realização das tarefas, os alunos puderam relacionar o conteúdo científico e os conceitos abrangentes ao tema. Aproximadamente 75 alunos de cinco turmas de todo o Ensino Médio da escola participaram, respondendo a um quiz de perguntas sobre o tema, realizando a limpeza da escola e arredores. Além disso, participaram de atividades sobre o lixo, dentre elas o jogo da velha com caixas de leite, caça às garrafas PET, caçador, etc. As tarefas foram criadas pelos próprios alunos e bolsistas do PIBID. Como resultado os alunos despertaram para os valores e ideias de preservação da natureza, senso de responsabilidade para com as gerações futuras e, também, colocaram em prática seus conhecimentos e aprendizados sobre o lixo trabalhados nos encontros anteriores.
Palavras–chave: Preservação, Meio ambiente, Reciclagem.
Gincana verde: contribuições para o ensino de ciências e conscientização ambiental
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Autores: Ana Paula Stolberg Siqueira, Caroline Severo, Edela Lutz, Gabriela Müller Fidencio, Ivelise Brum Cicognani, Vitória Isabel Bastos dos Santos, Ana Carolina Miranda, Fabiana Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Temas ambientais são cada vez mais necessários de serem abordados na Educação Básica. Dentro dessa perspectiva os bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química vem desenvolvendo diversas intervenções, utilizando o meio ambiente e a sustentabilidade como temas para contextualizar o ensino de ciências. Neste trabalho relatamos a intervenção na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor por meio de uma gincana envolvendo alunos do 6°, 7°, 8° e 9° anos, cujo objetivo foi trabalhar, durante todo o ano letivo, a interação entre os grupos, bem como os conceitos de ciências relacionados à temática “lixo”. Assim, foram planejadas atividades que vêm sendo realizadas durante o ano e possibilitam o aprofundamento de vários conteúdos, além de discussões sobre atitudes que contribuem para a preservação do meio ambiente. Para estimular a continuidade da gincana pedimos aos alunos que trouxessem garrafas PET e óleo reutilizável valendo pontos, além de atividades como circuitos e jogos voltados à reutilização de materiais que viessem a pontuar cada grupo. A gincana pode se constituir como um método de aprendizagem eficaz e, ao mesmo tempo, divertido, que engloba e problematiza os conceitos de reciclagem, resíduos, cuidado com o meio ambiente, entre outros. Essa atividade possibilita a interlocução/aproximação entre teoria e prática, fortalecendo a conscientização social.
Conscientização, Gincana, Reciclagem.
Inglês no IFFar Campus Panambi e a multimodalidade
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Autores: Djosi Isabel von Mühlen, Tamara Angélica Brudna da
*Autor para correspondência: tamara.rosa@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este projeto de pesquisa visa fomentar a discussão e posterior construção de materiais em Língua Inglesa sob o viés da Língua Inglesa como Língua adicional configurando a multimodalidade no ensino profissionalizante e superior, tendo em vista que devemos considerar as práticas e contextos sociais dos alunos envolvendo a questão da formação do leitor reconhecendo as várias identidades existentes em sala de aula, entendendo e capacitando os alunos a entender criticamente textos midiáticos sob o domínio de novas tecnologias. Sendo assim, torna-se necessário pesquisar, discutir questões que apontem possíveis formas de interação que inclua novos letramentos. Serão usados como fontes teóricas Moita Lopes (2003), Santaella (2013), Xavier (2006) e Rajagopalan (2003). Este projeto conta com uma aluna bolsista do Ensino Médio - CNPQ e uma aluna bolsista da instituição de um Curso Superior do Campus Panambi. Estão sendo usados diferentes suportes para a pesquisa do ensino e aprendizagem da Língua Inglesa visando contribuir para o debate de um ensino de línguas adicionais buscando tornar os alunos mais atuantes além de fornecer aos professores de línguas maiores subsídios teóricos e práticos para a elaboração de tarefas de ensino. O aprendizado da Língua Inglesa faz parte do conjunto de conhecimentos essenciais necessários à integração do aluno no mundo que o cerca, ou seja, a formação do indivíduo para o mercado de trabalho atual.
Palavras-chave: Língua Inglesa, Multimodalidade, Ensino.
Jogo “Reciclando”: contribuições para o ensino de Ciências
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Autores: Ana Paula Stolberg Siqueira, Caroline Severo, Edela Lutz, Gabriela Müller Fidencio, Ivelise Brum Cicognani, Vitória Isabel Bastos dos Santos, Ana Carolina Miranda, Fabiana Beck Pires*
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Química desenvolveram intervenções na escola Bom Pastor, com o objetivo de promover a aprendizagem e sistematizar os conceitos abordados durante o ano, relacionados à temática “lixo”, tais como classificação, tipos, reciclagem, sustentabilidade, entre outros. As atividades foram desenvolvidas com os alunos dos 6°, 7°, 8° e 9° anos da escola, que foram divididos em quatro grupos e desafiados à criação e desenvolvimento de um jogo que abordasse os conteúdos ambientais anteriormente expostos. Esse desafio foi proposto aos estudantes com a finalidade de proporcionar uma maior internalização dos conhecimentos trabalhados em aula, valendo-se de outra metodologia de ensino. O jogo consiste em um tabuleiro intitulado “Reciclando”. A quantidade de casas que o jogador deve andar é definida pelos participantes por meio de um dado. Ao longo do jogo há algumas perguntas relacionadas ao lixo. Caso o jogador acerte a questão ele avança, caso erre retrocede uma quantidade de casas. O jogo encontra-se em fase de testagem, tendo sido jogado por todos os participantes do PIBID, tanto alunos quanto bolsistas. Até o presente momento a avaliação do método foi positiva, pois o jogo trabalha os assuntos de maneira lúdica e atrativa. Os alunos, como devolutiva do aprendizado, escreveram algumas frases e textos que demonstraram o quanto gostaram de participar da elaboração do jogo e jogá-lo. Além disso, relataram o quão importante foi para seu aprendizado, pois alguns ainda possuíam dúvidas sobre a separação do lixo e após o jogo elas foram sanadas.
Palavras-chave: PIBID, Jogo, Lúdico.
Multimodalidade nos cursos Técnico e Tecnológico: abordagens no ensino de línguas
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Autores: Jéssica Maia Fadrique, Carla Luciane Klos Schöninger*.
*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O presente texto trata de atividades desenvolvidas através do projeto de pesquisa: Letramento Literário e a Multimodalidade nos cursos Técnico e Tecnológico: abordagens no ensino de línguas, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi. Através do projeto, atividades são desenvolvidas nas aulas de línguas, contando assim, com a participação de alunos matriculados nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, superiores, bem como do Centro de Idiomas. No presente texto, a abordagem trata de atividades desenvolvidas com a turma de 2º ano, 25 alunos, do Curso Técnico em Automação Industrial. Durante quatro períodos de aula da disciplina de Inglês, propôs-se a realização de atividades com mapas. A primeira com mapa impresso da América do Sul, em inglês, contando com atividade escrita sobre curiosidades do continente; a segunda etapa foi realizada no Laboratório de Informática através do Google Maps. Isso envolveu exercícios de localização e deslocamento em direção a pontos turísticos, indústrias com grande escala de Automação Industrial, bem como lugares importantes para a área técnica. Por último, utilizaram-se do aplicativo World Map Atlas 2017, a fim de pesquisar sobre: Continents, countries, travel, society, economis, environments e World facts. Os alunos demonstraram-se muito envolvidos com as atividades propostas, já que envolveram dados relevantes tanto para a vida pessoal, quanto para a área profissional. Portanto, no ensino de língua estrangeira há sempre ferramentas que podem ser utilizadas a fim de inovar as metodologias de ensino, o que envolve diferentes elementos semióticos visuais e auditivos, contribuindo com questões relevantes para o cotidiano do aluno.
Palavras-chave: Aplicativos, Ensino de Inglês, Mapas
O uso de recursos audiovisuais no ensino de língua estrangeira- atividades do projeto Caminos: abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de espanhol.
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Autores: Carmem Beatriz Jakobovski, Iasmin Assmann Cardoso da Silva, Carla Luciane Klos Schöninger*.
*Autor para correspondência:carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O presente texto trata de atividades desenvolvidas através do projeto de pesquisa: Caminos: Abordagens sobre cultura, letramento literário e multimodal no ensino de espanhol, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha, Campus Panambi, que conta com a participação de dez alunos e servidores, nas sextas-feiras, das 17h às 18h30min, em encontros semanais. Para tal, são utilizados recursos audiovisuais, permitindo um maior contato linguístico e cultural aos participantes. Os recursos audiovisuais têm um papel de extrema relevância no ensino-aprendizagem, pelo fato de serem ferramentas que proporcionam o estímulo dos órgãos dos sentidos, permitindo uma exposição mais direta e colocando os participantes em contato com a realidade a ser compreendida. Para o projeto, conta-se com a participação de colaboradores provenientes de países que possuem o espanhol como primeira língua. Os convidados produzem vídeos no idioma espanhol e apresentam para os estudantes variadas temáticas, contemplando aspectos culturais, literários, territoriais, ambientais e sociais do país em que residem, residiram ou estudaram. Até o momento, contou-se com a colaboração de um professor nativo do Peru, de uma estudante de Medicina de Cuba, de uma professora que fez Doutorado Sanduíche na Espanha, de uma chefe de cozinha da Espanha e de uma acadêmica do IFFar nativa da Argentina. Percebe-se que a visualização desse tipo de vídeo, pela combinação entre diferentes elementos semióticos visuais e auditivos, possibilita ao estudante ir além da aquisição de um conhecimento linguístico, pois ele entra em contato com uma realidade diferente da sua, o que torna a sua experiência de aprendizagem muito mais significativa.
Palavras-chave: Recursos audiovisuais, Espanhol, Cultura.
Preparando os alunos do IFFar Campus Panambi para as Olimpíadas de Matemática
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Autores: Darlon Antônio Mendes Neumann, Felipe Duck Borges, Renan Gabbi*.
*Autor para correspondência: renan.gabbi@iffarroupilha.edu.br
Este projeto de ensino resume-se à preparação dos alunos participantes do projeto, desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi, para olimpíadas de matemática, como por exemplo a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), através da aplicação das provas anteriores das olimpíadas, materiais didáticos que abordam temas como Geometria, Aritmética e Análise Combinatória, provenientes do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e jogos adaptados de questões anteriores. O projeto acontece às quartas-feiras com início das 13:30 e término às 15:30 horas. Tal projeto participou no dia 25 de agosto de 2017 da 1º Feira Regional de Matemática, na qual obteve a premiação de Projeto Destaque em seu primeiro ano de realização. Como resultados, obteve-se o desenvolvimento do trabalho em equipe, do raciocínio lógico, que não interferirá somente na disciplina de matemática, mas nas outras disciplinas também, além de premiações na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, com medalhas de ouro na turma do terceiro ano em química integrado, prata na turma de primeiro ano em química integrado e bronze no segundo ano de automação industrial integrado.
Palavras-chave: Olimpíadas de Matemática, Geometria, OBMEP.
Que fazer às 12 e 30 de sexta feira? Uma oportunidade de debater Ciências
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Autores: Gean Andres dos Santos Dickel, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher*.
*Autor para correspondência: sandra.nonenmacher@iffarroupilha.edu.br
O projeto de ensino Ciências às 12 e 30 tem como objetivo proporcionar aos alunos um espaço para discutir e aprender acerca de conceitos científicos. O projeto foi pensado num formato em que se busca trazer os alunos para as discussões realizadas, em vez de expor informações, no qual eles estariam apenas no papel de ouvintes. Assim durante os momentos de debate, que acontecem às sextas-feiras, às 12h30, os alunos são convidados a expor suas curiosidades, fatos que já leram ou ouviram e não lhes tenham ficados claros. A partir da exposição e discussão deles que as atividades ou temáticas seguintes são elaboradas. Para a escolha das temáticas iniciais se realizou uma pesquisa a partir das dúvidas que apresentavam, a fim de coletar as informações mais atualizadas no cenário científico sobre os assuntos que emergem das falas dos participantes. Durante o debate, os fatos que foram pesquisados não são apresentados de forma direta aos alunos, primeiro se questiona o que eles já sabem, as discussões são iniciadas no formato de perguntas, onde os alunos são convidados a responder e assim participar ativamente do projeto. Esse formato faz com que as discussões possam se dar de uma forma onde haja a troca de ideias dos alunos e eles busquem argumentar de forma concisa, tendo argumentos cientificamente validos ao expor suas opiniões. O projeto está em andamento e está se buscando que os alunos realmente adentrem ao mundo das ciências, o que surge como curiosidade pode passar a ser uma postura científica.
Palavras-chave: Projeto de Ensino, Ciências, Debates.
Samambaias e Licófitas do IFFar – Campus Panambi, RS, Brasil
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Autores: : Gustavo Pedroso de Moraes, Marília Marques Wortmann, Carlos Rodrigo Lehn*.
*Autor para correspondência: carlos.lehn@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: No Brasil ocorrem aproximadamente 1.400 táxons de samambaias e licófitas, dos quais 400 possuem ocorrência no Rio Grande do Sul, permanecendo a região noroeste do estado ainda subamostrada. O presente estudo objetivou a realização de um levantamento florístico acerca das samambaias e licófitas ocorrentes no IFFar – Campus Panambi. Coletas foram realizadas entre janeiro e agosto de 2017, através do método do caminhamento expedito. O material coletado foi identificado com auxílio de bibliografia específica e especialistas, para posterior envio aos herbários FUEL e SMDB. Os resultados apontam uma diversidade de 37 táxons, distribuídos em 21 gêneros e nove famílias. Thelypteridaceae (9 spp.), Polypodiaceae (8 spp.) e Pteridaceae (6 spp.) foram as famílias com maior representatividade, sendo este um padrão comum para as formações florestais da região. Hemicriptófita foi a forma de vida mais frequente (27 spp.) e rosulada a forma de crescimento mais comum entre as espécies amostradas (24 spp.). Estudos apontam que a forma de vida hemicriptófita favorece a ocupação do espaço e a forma de crescimento rosulada se mostra mais favorável, tanto para a captação de luminosidade no estrato herbáceo, quanto para a retenção da serapilheira na coroa de frondes e posterior obtenção de minerais a partir do processo de decomposição da biomassa acumulada. A área estudada é propicia para a ocorrência destes grupos de plantas, já que praticamente todas as formas de vida e de crescimento estão representadas na área de estudo. O presente estudo contribui para o melhor conhecimento da flora da região noroeste do estado.
Palavras–chave: Pteridófitas, Florística, Região Noroeste.
Saúde Parasitológica de Lontras (Lontra longicaudis) na cidade de Panambi, RS
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Autores: Iasmin Assmann Cardoso da Silva, Gerson Azulim Müller, Caroline Leuchtenberger*
*Autor para correspondência: caroline.leuchtenberger@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: As lontras (Lontra longicaudis) são animais carnívoros, semi-aquáticos e que se alimentam principalmente de peixes e crustáceos, podendo consumir anfíbios, aves, pequenos mamíferos e frutos. É comum a ocorrência da espécie em ambientes urbanos, o que contribui para o contato com os seres humanos e animais domésticos. Sabe-se que a espécie pode atuar como hospedeira e disseminadora de parasitas, principalmente aqueles associados aos peixes, aves e crustáceos. Dessa forma o presente trabalho buscou analisar os parasitas intestinais encontrados em lontras ocorrentes em uma área urbana na cidade de Panambi, RS. Com base nas análises fecais dos indivíduos da espécie, realizadas pelos métodos de centrífugo - flutuação e sedimentação espontânea, constatou-se a presença de Strongyloide sp., Ancylostoma sp., Entamoeba sp., Trichuris sp. e Dypilidium sp. Os parasitas do gênero Strongyloide e Entamoeba são responsáveis pelas doenças Estrongiloídose e Amebíase, respectivamente, as quais causam problemas intestinais em seres humanos. O nematódeo Trichuris sp. é responsável pela patogenia Tricuríase, que acomete mais comumente as crianças. Já o cestódeo Dypilidium sp., é responsável pela doença Dipilidiose, que é mais rara e também afeta o sistema digestivo. Diante disso, é possível que as lontras estejam contraindo os parasitas pelos seus hábitos de vida nas margens dos rios, e pela sua dieta alimentar com a ingestão de animais que servem como hospedeiros intermediários. Assim, estudos com animais em áreas urbanas tornam-se importantes, pois estes servem como reservatório de uma variedade de parasitas com potencial zoonótico.
Palavras-chave: Helmintos, Mamífero, Parasitas
Uma proposta de teatro para aprender Ciências de forma diferenciada
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Autores: Ana Paula Stolberg Siqueira, Caroline Severo, Edela Lutz, Gabriela Muller Fidencio, Ivelise Brum Cicognani, Vitória Isabel Bastos, Ana Carolina Miranda, Fabiana Lasta Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Alunas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha realizaram a escrita de uma peça de teatro para todos os alunos de uma escola municipal de Ensino Fundamental do município de Panambi, referente à temática “Lixo”. O intuito é aprofundar o tema de uma maneira diferenciada, utilizando a linguagem teatral, para conscientizar os alunos sobre a importância de realizar a coleta seletiva e reaproveitamento de materiais. O teatro encontra-se em processo de construção e na sequência será apresentado para todos os alunos da escola. As bolsistas e os alunos serão os autores da peça de teatro, o cenário e os figurinos serão confeccionados juntamente com os alunos e os ensaios realizados na escola. A peça de teatro contará com personagens que representarão as lixeiras coloridas, incluindo um rato, um gari, entre outros. Há a preocupação com o desenvolvimento de uma dinâmica atrativa e interativa para chamar atenção do público-alvo, com a inclusão de músicas, experimentos e charadas. Os custos ficarão a cargo do PIBID e a apresentação será realizada no mês de novembro deste ano. Para a avaliação do teatro será solicitado um texto coletivo de uma turma dos anos iniciais, com a impressão sobre o cenário, os figurinos e o conhecimento desenvolvido ao longo das falas.
Palavras-chave: Conscientização, Reciclagem, Lixo
Ações educativas acerca da(s) sexualidade(s) nos agrupamentos escolares de Faro Portugal
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Autores: Aline Beatriz Germano Silveira, Lisiane Goettems*
*Autor para correspondência: lisiane.goettems@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A escrita refere-se ao desdobramento da pesquisa “Cultura de Respeito às Diferenças: aproximações, distanciamentos e negociações desenvolvidas em ações educativas”, desencadeada em Faro, na região sul de Portugal, entre os meses de dezembro/16 a março/17. O acesso a cinco agrupamentos escolares de ensino primário e secundário gerou contato com o projeto de “Educação e Saúde” desenvolvido em rede de apoio multiprofissional (docentes, enfermeiros, psicólogos). Através de entrevistas, apoiadas em questionário semi-estruturado, se buscou compreender sobre a presença (ou não) da coação às diferenças - silenciar, negar e/ou classificar sujeitos/atitudes/histórias relacionadas à diversidade sexual e a persuasão às diferenças - discurso sobre o modo apropriado para gerenciar o corpo, os gestos, as falas e as aprendizagens. Como resultados: a percepção de que as diferenças circulantes no interior dos agrupamentos escolares são tratadas, em grande parte, pelo viés da coação; que as ações educativas acerca da(s) sexualidade(s) pouco se aproximam da real curiosidade dos alunos, visto que, em todos os agrupamentos e níveis de ensino foram adotados, praticamente, os mesmos temas e metodologias. Os sujeitos escolares, seus corpos, seus desejos, seguem certa padronização de comportamento, restando pouca visibilidade para as diferenças circularem. O estudo da(s) sexualidade(s) se apresenta atrelado à área das Ciências Biológicas, a qual indica um docente para coordenar o projeto “Educação e Saúde”, sendo que as demais áreas pouco ou nada se envolvem. Com frequência esses estudos ainda são delegados aos profissionais da saúde, gerando certo afastamento do trato pedagógico, reforçando que há resistência docente para com essa demanda.
Palavras–chave: Coação, Sexualidade(s), Sujeitos escolares.
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