top of page

TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS

46

Estação de tratamento de efluentes industriais e a atuação do tecnólogo em processos químicos

Autores: Rafael Kristoschik Noronha, Larissa de Lima Alves, Daniela Alves Oriques, Felipe Ketzer*

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido como produto da Prática Profissional Integrada do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, cujo tema foi “Indústrias de processos químicos e o campo de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos”. O objetivo foi apresentar a área de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos em uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), tema abordado que é muito importante para as indústrias que necessitam da remoção de substâncias indesejáveis da água. Desta maneira, foi elaborado um fluxograma de blocos com o objetivo de auxiliar na descrição de todas etapas do processo e possibilitar uma visão geral da entrada e saída de matérias-primas e insumos. Foram destacadas as principais operações e processos unitários, nessa estação de tratamento de efluentes são realizadas 5 etapas. Por fim, foram discutidas as atribuições do profissional de Tecnologia em Processos Químicos e as etapas do processo nas quais este profissional pode atuar. Entre as atividades, destacam-se, a operação da ETE, otimização dos métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matériasprimas, fazer o planejamento da ETE, gerenciar a estação, interpretar os resultados, especificar e selecionar métodos e técnicas mais adequadas à condução dos processos de uma estação de tratamento de efluentes, fazendo vistorias, avaliações e emissões de pareceres técnico em uma ETE. Este trabalho reforça a ideia de que os profissionais são capazes de atuar nos mais diferentes e complexos campos de trabalho que envolvam conhecimentos de processos químicos industriais.

Palavras–chave: Processos químicos, Estação de tratamento de efluentes

Indústria do café: o papel do Tecnólogo em Processos Químicos

47

Autores:Pamela Dornelles Wegner, Felipe Ketzer*

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido como produto da Prática Profissional Integrada do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, cujo tema foi “Indústrias de processos químicos e o campo de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos”. O objetivo foi apresentar o processo de produção do café pelo método simples d colheita, lavagem, seleção, torrefação, entre outros até chegar a mesa do consumidor, através do comércio nacional e internacional. Desta maneira, foi elaborado um fluxograma de blocos com o objetivo de auxiliar na descrição de todas etapas do processo e possibilitar uma visão geral da entrada e saída de matérias primas e insumos, além de características. Foram destacadas as principais operações e processos unitários, entre elas a peletização, onde o grão do café passa por um processo físico-químico. Por fim, foram discutidas as atribuições do profissional de Tecnologia em Processos Químicos e as etapas do processo nas quais este profissional pode atuar. Entre as atividades, destacam-se o controle de qualidade; o controle ambiental e de segurança e higiene industrial; o controle, operação e manutenção de equipamentos; e também análise físico-química de compostos. Este trabalho reforça a ideia de que os profissionais são capazes de atuar nos mais diferentes e complexos campos de trabalho que envolvam conhecimentos de processos químicos industriais.

Palavras–chave: Processos químicos, Café, Peletização.

Produção de biogás: Atuação do Tecnólogo em Processos Químicos

48

Autores: Renata Wilges, Larissa Alves, Felipe Ketzer*.

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido como produto da Prática Profissional Integrada do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, cujo tema foi “Indústrias de processos químicos e o campo de atuação do Tecnólogo em Processos Químicos”. O objetivo foi descrever o processo de produção de biogás e analisar a função desenpenhada pelo tecnólogo em processos químicos; sendo o biogás um importante recurso para a indústria de energias alternativas/sustentáveis. Desta maneira, foi elaborado um fluxograma de blocos com o intuito de auxiliar na descrição de todas etapas do processo e possibilitar uma visão geral da entrada e saída de matérias-primas e insumos, além de características. Foram destacadas as principais operações e processos unitários, como hidrólise e fermentação que ocorrem em um biodigestor, no qual há a quebra do material orgânico e reações. Por fim, foram discutidas as atribuições do profissional de Tecnologia em Processos Químicos e as etapas do processo nas quais este tecnólogo pode atuar. Entre as atividades, destacam-se o controle de qualidade; o controle ambiental e de segurança e higiene industrial; a operação e manutenção de equipamentos; a análise físico-química de compostos; além de atividades de direção, supervisão e responsabilidade técnica. Este trabalho reforça a ideia de que os profissionais são capazes de atuar nos mais diferentes e complexos campos de trabalho que envolvam conhecimentos de processos químicos industriais.

Palavras–chave: Processos químicos, Biogás, Produção.

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

49

SMADE(Sistema de Monitoramento de Atividades e Desempenho Escolar)

Autores: Brenda Uiara Dorneles, Ingrid Ribeiro Camargo, Janaína Nicolodi, Ederson Bastiani*

*Autor para correspondência: ederson.bastiani@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: No ambiente escolar a interação é um dos pilares da relação entre direção escolar, alunos e responsáveis. Quando ocorrem eventos que não estão planejados no calendário escolar como, por exemplo, greve e passeios, todos precisam estar cientes sobre eles e a fim de avisar a respeito disso e solucionar incomunicações causadas pela ausência do aluno, seja por motivos de saúde, problemas particulares, almeja-se elaborar um sistema que envie bilhetes notificando os responsáveis acerca de atividades extraordinárias usando o método escolhido no processo de cadastro dos envolvidos. Não é possível eliminar totalmente a versão de papel impresso visto que ela permite que aqueles que não possuem ou consideram desnecessário o acesso a tecnologia continue sendo informado, mas podese sanar situações em que ela é perdida ou não é entregue ao destinatário corretamente. Redes sociais ajudam na comunicação, porém permitem também que o usuário não veja, já que há informações desnecessárias alheias ao âmbito estudantil sejam apresentadas reduzindo a sua eficiência. Pretende-se implementar esse sistema em escolas de ensino infantil na cidade de Panambi-RS, realizando pesquisa de campo para analisar a efetividade e aceitação por parte dos envolvidos.

Palavras–chave: Ambiente escolar, Envio de bilhetes, Comunicação.

Agregador de produtos e serviços

50

Autores: Carlos Cristiano Wojan, Alan Nicolas da Costa*

*Autor para correspondência: alandacosta626@gmail.com

RESUMO: O contato com as ciências diversas deve ser estimulado desde quando o indivíduo se questiona sobre as origens e fenômenos do Universo. Quando está entrando no ensino fundamental, os questionamentos surgem o tempo todo e deveriam seguir e se aprofundar por toda a trajetória acadêmica. Nem sempre isso se efetiva, por isso, o projeto de extensão intitulado “Quer conhecer um pouco do Universo?” tem como objetivo trazer alguns conhecimento sobre astrofísica, realizando observações no telescópio da instituição e disponibilizando um curso básico da temática. O curso é ofertado para o público em geral, mas principalmente para professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, buscando oferecer ideias didáticas para serem utilizadas em sala de aula sobre assuntos como: estações do ano, eclipses e fases da lua, além de abordar sobre os demais astros do Universo. As observações celestes, são realizadas com o uso do Telescópio da marca Celestron, disponível no Campus. Estas observações são abertas a toda a comunidade panambiense e divulgadas com antecedência no site e facebook institucional. O objetivo dessa ação, além de estimular o público presente no local, é também a divulgação científica de conceitos e ampliação do conhecimento de Astronomia, pois acreditamos que quanto mais conhecemos sobre o Universo mais ampliamos nossa capacidade de conscientização para preservamos nosso planeta.

Palavras–chave: Agregador de produtos e serviços, Captura de dados,Raspagem de dados.

Descarte e reutilização do E-LIXO

51

Autores: “Jean de Godoy, Anderson Prante, Alexandre Mateus Scheid*

*Autor para correspondência: xandaoscheid@hotmail.com

RESUMO: Oriundo do descarte de aparelhos eletrônicos, como computadores, celulares, tablets e outros, o lixo trabalho tem por objetivo conscientizar dos problemas, dar o devido descarte. A utilização da tecnologia em prol da agilidade nas atividades e processos proporciona melhoria de vida ao homem, no entanto, a aquisição e o descarte inconsciente ou incorretos destes aparelhos eletroeletrônicos causam sérios danos ao meio ambiente. Objetivando promover o acesso de equipamentos eletrônicos a estudantes com vulnerabilidade social e automaticamente descartando equipamentos eletrônicos corretamente, conscientizando pelo grau de dano causado pelo mau descarte dos equipamentos. Com o intuito de conscientizar os usuários de equipamentos eletrônicos inutilizados, divulgaríamos o trabalho através das redes sociais ( Facebook, Twitter, Instagram, etc.. Entramos em contato com uma central de recolhimento de lixo eletrônico na cidade chamada ECOPONTO onde conseguimos designar o lixo com confiabilidade no descarte correto dos mesmos. Espera - se que muitos sejam conscientizados para o estado ambiental do nosso planeta e o grau de dano que é causado por eletrônicos jogados à natureza, através da ideia de doação evita - se que seja jogado a natureza, possibilitando que pessoas com vulnerabilidade social tenham acesso a equipamentos eletrônicos que possibilitam seu melhor aprendizado, e o material o qual não terá usabilidade será destinado ao ECOPONTO de nossa cidade.

Palavras–chave: Eletrônicos, Descarte, Tecnologia

Sistemas de gestão de cidades inteligentes – situação atual e possibilidades em aplicativos para pequenas cidades

52

Autores: Douglas Müller, Márcio Tolotti, Valério Neumann.

*Autor para correspondência: valerio.neumann@gmail.com

RESUMO: A crescente urbanização dos municípios brasileiros exige dos gestores públicos uma maior eficiência na solução dos problemas urbanos, especialmente de infraestrutura. Também é necessário permitir uma maior interação entre governantes e cidadãos, utilizando-se as tecnologias disponíveis para tornar as cidades mais inteligentes. Para isso existem alguns aplicativos no mercado que atendem em parte esta necessidade, como o Colab e o Atende.net. Neste trabalho entrevistaram-se gestores de três pequenos municípios (Panambi, Cruz Alta e Ijuí - RS) para avaliar sua percepção sobre tais aplicativos, bem como foram testados e estudadas as funcionalidades e opiniões de usuários. Conclui-se que muitas necessidades destes municípios não são atendidas e que há espaço para o desenvolvimento de um aplicativo que atenda estas demandas.


Palavras–chave: Cidades inteligentes, Aplicativo, Pequenas cidades, Desenvolvimento regional.

Sistema digital informativo do transporte público panambiense

53

Autores: Bruno Pautz de Oliveira, Wellington Lima da Silva, Esteban Santiago Rodriguez*

*Autor para correspondência: estebanargentino99@gmail.com

RESUMO: O projeto a seguir trata-se de uma pesquisa para a implantação de Sistema de Informação ao Usuário(SIU) voltado ao transporte público de Panambi. Teve como objetivo coletar informações dos usuários que utilizam o transporte, perguntando a respeito do acesso às informações do serviço através de um questionário Online, também coletamos informações da empresa responsável para ver a melhor forma de desenvolver o sistema que agregue qualidade ao serviço, trazendo eficiência e agilidade para quem utilizar o sistema, sem deixar de lado o menor custo possível a empresa. No final, tivemos um retorno positivo da pessoas que responderam ao questionário, a maioria utilizaria um sistema digital para acessar informações do transporte público.

Palavras–chave: Transporte público, sistema digital, acesso a informações.

Tecnologia na sociedade urbana: cidades digitais em benefício ao cidadão

54

Autores:  Evanis Freire, Paula Mayara Martins Erdmann Müller, Rafaela Pomina*

*Autor para correspondência: rafhamariano3007@gmail.com

RESUMO: O crescimento tecnológico que transcorre hoje, traz importantes fatores de impulsão nas TIC’S no meio urbano, assim beneficiando o cidadão a responder questões associadas a sua localidade. O presente texto tem como finalidade apresentar a análise de alguns periódicos e livros relacionados ao tema de cidades digitais e cidades inteligentes, que fomentará a hipótese de aplicação de projeto na cidade de Panambi RS, sendo este um site informativo e um painel digital colocado em um local público, para uso dos habitantes. O resultado desta análise leva a evidenciar a importância das TIC’s para otimização dos meios de informação e comunicação relacionados aos órgãos públicos, e que estão a disposição dos urbanitas na cidade de Panambi, Rio Grande do Sul..

Palavras–chave: Cidade digital, TIC’s, Cidades inteligentes

Sistema de gestão de energia domiciliar: smart home

55

Autores: Felipe Marcelo Hoffmam, Lucas Eduardo Neuhaus Bueno, Gustavo Machado de Oliveira

*Autor para correspondência: crodagustavo@gmail.com

RESUMO: O presente trabalho, refere-se à gestão de gastos de energia, dando uma ênfase no consumo residencial. Atualmente, os gastos de energia elétrica são enormes, sejam eles domésticos ou industriais, fazendo com que estes gastos tornem-se cada vez maiores. Por estes motivos, a gestão de energia se torna mais importante a cada dia, pois com ela podemos controlar não somente os gastos de energia, mas também os custos que serão gerados. No âmbito domiciliar, existe uma indubitável problemática, a contenção de gastos. O Brasil é um país em desenvolvimento, cujo valor tributário é tão exorbitante a ponto de definir a capacidade de sobrevivência humana. Tal aquisição econômica é deveras vital, cuja necessidade se faz presente e reflete na concepção de cada um: o valor e o preço. A visão de luxo se distancia cada vez mais da realidade dos brasileiros. Devido a isso, utilizamos diversos meios com o objetivo de reduzir os gastos gerados, que por sua vez, são direcionados à forma de recurso humano mais utilizada atualmente, a energia elétrica.

Palavras–chave: Energia, Residência, Custos

House APP Gestão da sua construção

56

Autores: Bruna Corrêa Jarosewski, Lucas Schemmer Lamb, Fernando Henrique Wolff*

*Autor para correspondência: fernandofhw@hotmail.com

RESUMO: No mundo atual, vivemos cercados por construções em que na maior parte, pessoas desejam construir sem mesmo saber o custo que uma obra pode gerar, sejam eles materiais ou recursos humanos atenuando um problema muito comum, a falta de recursos para finalizar seja qual for a obra. Nosso projeto de Prática Profissional Integrada tem como objetivo, estudar o ramo da construção civil, visando facilitar o entendimento sobre construções para pessoas que não possuem um vasto conhecimento na área. O aplicativo será de fácil acesso, e poderá ser usado por qualquer pessoa. Visa também facilitar o acompanhamento de uma construção mesmo não podendo estar presente na obra. O aplicativo não seria apenas voltado para pessoas “comuns’’ , mas também auxiliaria grandes engenheiros e mestres de obras, sendo assim, auxiliando no acompanhamento e planejamento de seus projetos. Como base, faremos pesquisas sobre aplicativos do mesmo contexto já existentes, comparando um ao outro e analisando quais são as melhores funções que cada aplicativo nos concede.

Palavras–chave: Construção civil, Aplicativo, Pesquisa

bottom of page