top of page

PROJETOS DE ENSINO

38

Unidades didáticas de Ciências Naturais como facilitadoras do processo pedagógico

Autores: Julia Alessandra Janke de Oliveira, Jéssica Glienke, Carla Michels e Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher*.

*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto visa a realização de ações de intervenção pedagógica, com elaboração de Unidades Didáticas, junto a docentes de Escolas Públicas Municipais, que possam contribuir para a melhoria do ensino de Ciências Naturais. O objetivo é estimular os professores na busca por aulas mais dinâmicas e sustentáveis, promovendo aos discentes um estudo divertido e marcante. A primeira vivência do projeto foi o curso realizado no dia 01 de agosto deste ano, com duração de 4 horas nas dependências do IFFar - Campus Panambi e contou com a presença de 8 docentes. Na formação foi explorado, pela primeira vez, um Kit com materiais de ciências entregue às escolas municipais pela Secretaria Municipal de Educação, explorando possíveis formas de abordar conteúdos relacionados com o material em sala de aula. Além da manipulação do material, abordouse conteúdos do eixo Matéria e Energia, conforme prevê a nova BNCC e o Referencial Curricular para as escolas municipais de Panambi. Neste contexto, além das atividades envolvendo o Kit, foram produzidos experimentos com reutilização de materiais descartáveis e acompanhados de um roteiro de atividades, elaborado pelos integrantes deste projeto e disponibilizados aos docentes. Devido a aceitação da proposta junto ao grupo de docente a continuidade do projeto será com visitas às escolas para auxílio individual aos professores, abordando os temas solicitados por eles. Por meio do projeto e do curso de formação realizado, notou-se que os docentes foram receptivos à ideia e o retorno dos mesmos quanto ao curso de formação foi positivo, sendo os resultados satisfatórios.

Palavras–chave: Intervenção pedagógica, Formação continuada, Ensino de ciências.

PROJETOS DE EXTENSÃO

39

Ensino de Biologia para que(m)? Metodologias alternativas para pessoas com deficiências

Autores: Franciele Fernandes da Silva, Daniela Medeiros*

*Autor para correspondência: daniela.medeiros@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho tem suas discussões centralizadas no pensar/fazer adaptações curriculares e na construção de recursos pedagógicos facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem em contexto de inclusão escolar. Assim, a centralidade do trabalho se dá na compreensão dos modos de ensinar e aprender considerando as particularidades dos estudantes com deficiência intelectual. Problematizamos: Como fazer essas adaptações? E, como elas interferem/contribuem no processo de ensino e aprendizagem destes sujeitos? A partir de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre Instituto Federal Farroupilha campus Panambi e uma escola da rede estadual localizada neste mesmo município objetivou-se pensar e propor sugestões de adaptações curriculares e/ou materiais de apoio que viessem a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência e, ao final, avaliar o aproveitamento do que foi proposto. O projeto ocorreu em três momentos, sendo eles: 1) Entrevista com os professores de Biologia da escola contemplada; 2) Criação e proposição de materiais de apoio facilitadores do processo de aprendizagem de estudantes com deficiência; e, 3) Contato com estes professores, a fim de perceber a funcionalidade e aproveitamento das adaptações e recursos sugeridos. Ao final do projeto pode-se perceber que os materiais produzidos facilitaram/potencializaram o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência; e, o uso de imagens, mapas conceituais, tabelas e associação com exemplos do dia-a-dia apareceram como pontos importantes nestes recursos.

Palavras–chave: Adaptações curriculares, Biologia, Inclusão.

Educar para não abandonar: o contexto de um concurso educativo e solidário acerca dos animais

40

Autores: Luciane Tamires Gonchoroski Megier, Fernando Lieberknecht, Karen de Arruda Roeder, Cristiane Fátima Martins, Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Fabiana Lasta Beck Pires*.

*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Esta escrita objetiva explicitar uma das propostas de ação do Projeto de Extensão “Educar para não Abandonar” do IFFar – Campus Panambi, intitulada “Concurso Solidário”. O projeto visa sensibilizar a sociedade para a convivência respeitosa com os demais seres, mediante ações educativas junto a estudantes, agindo em prol dos animais de rua ou em situação de vulnerabilidade, buscando minimizar a ocorrência de abandonos e descaso para com os animais domésticos. Ademais, explora os conceitos científicos voltados à área de Ciências Biológicas, tais como cuidados com animais domésticos, animais silvestres e demais problemas ambientais relacionados ao assunto. Referente ao Concurso Solidário, este foi pensado como uma proposta de parceria com as escolas partícipes, prevendo a produção de material visual em caráter informativo e a publicação de livros infantis com histórias reais de alguns animais resgatados pela ONG AMAR. O referido concurso contém três modalidades de participação: 1: Ilustração de um livro infantil baseado em histórias reais de animais resgatados das ruas; 2: Poesia sobre proteção animal, afetividade e respeito para com os seres vivos; e 3: Pequenos textos no formato de campanhas publicitárias preventivas de abandono e de sensibilização em relação à adoção e ao papel de cada um neste processo. Os estudantes das escolas são convidados a participar na modalidade em que mais possuem afinidade. O concurso encontra-se em fase de produção do material e, ao final, espera-se que todos os trabalhos sejam exibidos e divulgados nas redes sociais e em todo o município de Panambi/RS, em pontos estratégicos.

Palavras–chave: Educação, Prevenção do abandono, Conscientização animal.

Por dentro do ENEM: Desmistificando a prova e os usos da nota para ingressar em cursos superiores

42

Autores: Adriele da Silva Tavares Fürstenau, Luiz Eduardo da Silva Porto, Justina Franchi Gallina*

*Autor para correspondência: justina.gallina@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Como uma oportunidade de entrada para muitos jovens na universidade, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem se tornando o principal meio de acesso à realização do desejo de ingresso em um curso superior. Mesmo após vários anos de aplicação da prova, muitas dúvidas ainda surgem em decorrer de sua complexidade, uma vez que os usos da nota do Enem foram se ampliando e a prova mudando ano a ano. Em vista disso, percebemos a necessidade do esclarecimento de dúvidas de alunos de 2° e 3° anos do Ensino Médio da região, propondo o projeto de extensão “Por Dentro do Enem” que, por meio de palestra dinâmica e interativa, detalha a metodologia utilizada para elaboração e correção da prova (Teoria Resposta ao Item – TRI), que atribui pesos diferentes às questões de nível fácil, médio e difícil, auxiliando os candidatos na realização do exame com mais tranquilidade e segurança. Além disso, o projeto apresenta todos os Cursos Superiores ofertados no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, para os quais é necessário ter realizado a prova do Enem para concorrer a uma vaga no processo seletivo. Como resultados do projeto, mais de 700 alunos, em nove escolas, de quatro municípios assistiram às apresentações.

Palavras–chave: Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, Cursos superiores

Gestão das Emoções

41

Autores: Letícia Bonfada Matschinske, Larissa Bonfada Matschinske, Justina Franchi Gallina.


*Autor para correspondência: justina.gallina@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Contemporaneamente os jovens são expostos a novos conteúdos, instigando-os a conhecer o mundo externo, mas poucos abordam o autoconhecimento e o mundo interno, que perpassa sentimentos e emoções. O presente projeto de extensão englobou um tema amplo e relevante para estudantes que se encontram na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, buscando trabalhar o conceito e algumas técnicas sobre como gerenciar sentimentos e emoções, aplicando dinâmicas e reflexões sobre o mundo da psique humana com alunos de 8º e 9º anos de três escolas, sendo duas de Panambi e uma de Bozano. A partir de apresentações estruturadas sobre diferentes emoções e o efeito que elas proporcionam no cotidiano, trabalhou-se o aumento da atenção e da consciência em relação ao ambiente que circunda os adolescentes e as ações desencadeadas a partir dos diferentes estímulos por eles recebidos, buscando otimizar a empatia e a compreensão no ambiente escolar. Cada encontro contou com apresentação teórica e a realização de algumas atividades práticas que possibilitaram aos alunos o conhecimento sobre os fenômenos mentais e as principais doenças psicológicas, efetuando diálogos reflexivos sobre os padrões de beleza e as doenças em função da aparência, trabalhando a importância da autoestima e do autoconhecimento. Além disso, abordaram-se técnicas e estratégias que mostram que tão importante quanto o estudo para uma prova é efetuar o treino das emoções, para que a ansiedade, o nervosismo e a pressão por ter um bom resultado não se tornem preponderantes no momento de uma avaliação.

Palavras–chave: Emoções, Sentimentos, Adolescência.

Quer conhecer um pouco do Universo?

43

Autores: Alana Rafaela Borsekowsky, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher.

*Autor para correspondência: sandra.nonenmacher@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O contato com as ciências diversas deve ser estimulado desde quando o indivíduo se questiona sobre as origens e fenômenos do Universo. Quando está entrando no ensino fundamental, os questionamentos surgem o tempo todo e deveriam seguir e se aprofundar por toda a trajetória acadêmica. Nem sempre isso se efetiva, por isso, o projeto de extensão intitulado “Quer conhecer um pouco do Universo?” tem como objetivo trazer alguns conhecimento sobre astrofísica, realizando observações no telescópio da instituição e disponibilizando um curso básico da temática. O curso é ofertado para o público em geral, mas principalmente para professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental, buscando oferecer ideias didáticas para serem utilizadas em sala de aula sobre assuntos como: estações do ano, eclipses e fases da lua, além de abordar sobre os demais astros do Universo. As observações celestes, são realizadas com o uso do Telescópio da marca Celestron, disponível no Campus. Estas observações são abertas a toda a comunidade panambiense e divulgadas com antecedência no site e facebook institucional. O objetivo dessa ação, além de estimular o público presente no local, é também a divulgação científica de conceitos e ampliação do conhecimento de Astronomia, pois acreditamos que quanto mais conhecemos sobre o Universo mais ampliamos nossa capacidade de conscientização para preservamos nosso planeta.

Palavras–chave: Astrofísica, Didática, Ciências.

“Quer conhecer o Universo”

44

Autores: “Quer conhecer o Universo”

*Autor para correspondência: sandra.nonenmacher@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: desconhecimento científico sobre astronomia e curiosidade que esse assunto desperta nas pessoas em geral. Nesse contexto, o projeto de extensão “Quer conhecer o Universo”, tem como objetivo divulgar astronomia para pessoas de todas as faixa etárias e de escolarização. Apesar da astronomia estar presente no currículo do ensino fundamental e médio das escolas brasileiras, ainda é pouco explorada devido a muitas questões, mas a principal delas, é a falta de docentes capacitados. Assuntos astronômicos, tais como, buracos negros, horizonte de eventos, estrelas de nêutrons e curvatura do espaço-tempo, despertam muito o interesse das pessoas. Assim, baseados nisso, propomos este projeto e planejamos e desenvolvemos um curso de 20h semanais ministrado em 2 sábados. Foram ofertadas 20 vagas, algumas para professores da rede municipal de Panambi e outras vagas para a comunidade em geral. O curso iniciou com aula teórica que abordou conceitos do Universo envolvendo Big-Bang, Buracos Negros, Gravidade, Fluido Espaço-Temporal, Vácuo, Ano-Luz, Galáxias, Sistemas Solares, Constelações, Estrelas, Planetas, Asteroides e Meteoros, Eclipses e Satélites. As aulas teóricas foram acompanhadas de Práticas Educativas do: “Sistema Solar Humano”, “Eclipse Solar e Lunar” e de observações noturnas do céu com o telescópio Celestron. A procura pelo curso superou a expectativa, com mais de 40 inscritos e muitos contatos solicitando informações. Concluímos que há interesse da comunidade em aprender mais sobre astronomia, havendo necessidade de ofertar mais momentos de divulgação de conceitos científicos de astronomia para o público em geral.

Palavras–chave: Astronomia, Universo, Projeto de extensão.

Trilha ecológica

45

Autores: Amanda Bassanezi, Débora Pinho, Gabriele Pires e Gustavo Senger. Abel Bemvenuti*

*Autor para correspondência: abel.bemvenuti@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Realização de uma trilha ecológica a ser percorrida por estudantes da região afim de desenvolver consciência ecológica, divulgar atividades do campus Panambi e o curso de licenciatura de Ciências Biológicas.
.
Palavras–chave: Bullying. Escola. Conscientização

bottom of page