top of page
TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO DE GRÃOS
25
Avaliação da eficiência de lamba-cialotrina na prevenção do gorgulho em grãos armazenados de trigo e milho
Autores: Taísa Mello Garcia, Rafael Garcia, Fernanda Radmann Garcia, Thiago Allebrandt, Gabriele Isabel Vieira Rosalino, Sandro Borba Possebon, Diogo Vanderlei Schwertner*.
*Autor para correspondência: diogo.schwertner@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Os grãos, durante o período de armazenamento, estão sujeitos a perdas quantitativas devido ao ataque de muitas pragas. Em milho e trigo destaca-se o gorgulho (Sitophilus sp.), que é uma espécie de praga primária interna, que após perfurar o tegumento dos grãos consome o endosperma e o embrião. Após o ataque de pragas, a massa de grãos pode se aquecer devido ao aumento da respiração celular, o que oportuniza o desenvolvimento de fungos que diminuem o valor nutritivo dos grãos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de inseticida no controle do gorgulho em trigo e milho armazenado. Dois experimentos foram realizados em delineamento inteiramente ao acaso (DIC) em laboratório, com 3 repetições. Os tratamentos foram: aplicação de 0,50 gramas do ingrediente ativo Lambda-cialotrina (10 mL de produto comercial Actelliclambda por tonelada de grãos), diluído em água, em 300 gramas de milho e de trigo; e, um tratamento testemunha (ausência de aplicação de inseticida). Após o tratamento, os grãos foram armazenados em frascos e infestados com 10 gorgulhos cada. Avaliou-se aos sete, 14 e 21 dias após os tratamentos a porcentagem de insetos mortos. Realizou-se a análise de variância e o teste de comparação de médias. Em grãos de milho e de trigo, a eficiência de controle do gorgulho pelo inseticida foi baixa, aumentando ao final do período de estudo (21 dias), atingindo 60% de controle no milho e 46,67% no trigo, sem, contudo, apresentar diferença significativa em relação ao tratamento testemunha sem aplicação de inseticida.
Palavras–chave: Actelliclambda. Controle químico. Pragas de produtos armazenados. Insetos.
Avaliação da eficiência de pirimifós-metílico na prevenção do gorgulho em grãos armazenados de milho e trigo
26
Autores:Diovane Hagge, Junior Ott, Dionei da Silva, Volnei Luiz Meneghetti e Sandro Borba Possebon, Diogo Vanderlei Schwertner*
*Autor para correspondência: diogo.schwertner@iffarrroupilha.edu.br
RESUMO: O trigo e o milho estão entre os cereais mais cultivados no Brasil, desempenhando importância significativa na economia nacional. Os grãos após colhidos podem ser armazenados para uso como sementes ou na agroindústria para consumo humano ou animal. Durante o armazenamento podem ser atacados por pragas primárias internas, principalmente, o gorgulho (Sitophilus sp), que pode danificar até 100% do produto armazenado. Essa contaminação pode ter origem no campo (infestação cruzada) ou no local de armazenamento. Um método de controle consiste na aplicação preventiva de inseticidas. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficiência de pirimifós-metílico na prevenção da ocorrência do gorgulho em grãos armazenados de trigo e milho. Dois experimentos foram realizados em delineamento inteiramente ao acaso (DIC) em laboratório, com 3 repetições. Os tratamentos foram: aplicação de oito gramas do ingrediente ativo (16 mL de produto comercial Actellic 500 EC por tonelada de grãos), diluído em água, em 300 gramas de milho e de trigo; e, um tratamento testemunha (ausência de aplicação de inseticida). Após o tratamento, os grãos foram armazenados em frascos e infestados com 10 gorgulhos cada. Avaliou-se aos sete, 14 e 21 dias após os tratamentos a porcentagem de insetos mortos. O inseticida apresentou alta eficiência agronômica no controle preventivo do gorgulho, pois já na primeira avaliação, sete dias após o tratamento, tanto em trigo como em milho, houve 100% de controle do inseto praga, manifestando também, diferença significativa em relação ao tratamento testemunha sem aplicação de inseticida.
Palavras–chave: Sitophilus sp. Armazenagem de grãos. Trigo. Milho. Caruncho.
Estudo preliminar da viabilidade de implantação de sistema de integração lavoura pecuária e floresta (ILPF)
27
Autores:Henrique Elsenbach, Jordana Daniela Machado, Adelina Elsenbach, Joana Daniela Horz, Liliane Weber da Silva, Isaias Peixoto Padilha, Alberto Pahim Galli*.
*Autor para correspondência: alberto.galli@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) consiste na implantação de diferentes sistemas produtivos de grãos, fibras, carne, leite, agroenergia, na mesma área, em plantio consorciado, sequencial ou rotacional. O uso da terra é alternado, no tempo e no espaço, entre lavoura e pecuária. Este trabalho tem o objetivo de estimar a viabilidade de implantação de modelo de ILPF, que combina cultivo de eucalipto, pastagem e bovinos para leite. A viabilidade preliminar da atividade foi avaliada por meio do cálculo da margem bruta (MB), obtida mediante confronto dos Custos Operacionais Efetivos (COE) e a Receita Bruta (RB). Nessa avaliação a margem bruta positiva (MB>0), significa que a Receita Bruta (RB) é superior ao COE, ou seja, o produtor consegue saldar, pelo menos, o custeio da atividade, que será mantida no curto prazo. Se a margem bruta é negativa (MB<0) significa que a Receita Bruta (RB) é inferior ao COE, o que torna a atividade antieconômica. A propriedade hipotética possui 100 hectares destinados ao cultivo de plantas forrageiras para pastejo direto e silagem, para vacas em lactação e novilhas. No inverno, parte da área é explorada com cereais de inverno, como o trigo e, no verão, com soja ou milho. A área possui cultivo de eucalipto em faixas, com objetivo de proporcionar conforto ambiental aos animais, realizar sequestro parcial de CO2 e obter produtos madeireiros. A análise preliminar deste sistema de integração lavoura, pecuária e floresta, apresentou margem bruta positiva, porém há necessidade de aprofundar o estudo para obter informações seguras.
Palavras–chave: ILPF. Bovinos de leite. Margem bruta
bottom of page