top of page
TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET
28
O uso de algoritmos de machine learning em redes sociais
Autores: Elis Regina Bolico, Inaê Dickel Martins Herder, Jaine Dessbesell, Luiz Humberto Silva Malheiros, Everton Lutz*
*Autor para correspondência: everton.lutz@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: As redes sociais estão cada vez mais tomando lugar nas nossas vidas. Utilizadas por jovens, adultos e até idosos que se comunicam por meio de aparelhos que cabem na palma da mão. Com apenas um clique é possível trocar informações com povos do outro lado do mundo, unindo públicos com os mesmos interesses, preferências e objetivos. Estamos nos conectando, dividindo informações, sendo monitorados e guiados por um mundo tecnológico. Com isso, a limitação das pessoas a uma exposição seletiva, alimentada pelos algoritmos, intensifica as tendências homofílicas, ou seja, aquelas de só se buscar concordâncias e fugir das discordâncias, tendências, de resto, que já fazem parte do funcionamento do psiquismo humano. Através de pesquisa em sites e artigos de terceiros, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre a influência dos algoritmos de machine learning, com o intuito de demonstrar a influência desta tecnologia nas escolhas e forma de pensar das pessoas. A partir deste estudo, questionamos a utilização dos algoritmos nas redes sociais e seus possíveis efeitos na recomendação de conteúdo aos usuários.
Palavras–chave: Inclusão Digital. eMAG. HTML Semântico
Cibersegurança no Brasil durante o COVID-19
29
Autores:Lucas Wegermann, Eduardo Pomina, Jorandi Bueno Dutra Junior, Christian de Lima Malheiros, Thiago da Silva Weingartner*.
*Autor para correspondência: thiago.weingartner@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O uso da tecnologia nos proporcionou o acesso à informação de forma muito rápida e eficaz, assim muitas pessoas tendem a se adaptar a essa nova forma de aprendizado, e é com ela que podemos aperfeiçoar os nossos conhecimentos. Juntamente com esse acesso a qualquer tipo de informação, também ficamos vulneráveis a todos tipos de vírus e programas maliciosos. O estudo feito para a realização deste artigo é de extrema importância para que todos saibam o perigo por trás da internet, e como isso impacta em nossa sociedade. O tema deste trabalho tem como objetivo geral conscientizar os estudantes do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet sobre os impactos da COVID-19 nos aspectos de cibersegurança, visando o aumento da migração do físico para o digital, em tempos de pandemia do vírus do COVID-19 no Brasil. Tendo por objetivos específicos mostrar índices de ataques durante a pandemia, demonstrar boas práticas de prevenção de incidentes e identificar os principais tipos de ataques ocorridos na internet. Como metodologia, abordaremos esta matéria realizando pesquisas por palavras-chave sobre o assunto visado, e a partir disso, faremos as observações dos levantamentos científicos de livros digitais, artigos e repositórios. Este trabalho tem caráter de estudo e pode servir como base para pesquisas futuras que se restringem a este assunto. Tivemos como resultados e conclusões que a cibersegurança é de extrema importância para manter a funcionalidade de nossas instituições mais importantes e da nossa sociedade, que a cada ano que passa está mais digitalizada e informatizada.
Palavras–chave: Cibersegurança. Ciberdefesa. COVID-19.
Capoeira: A arte de lutar dançando
30
Autores: Luã Boldt do Nascimento, Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento, Jaubert de Castro Menchik*.
*Autor para correspondência: jaubert.menchik@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O referido projeto consiste em ofertar o ensino da Capoeira, enquanto cultura, esporte e lazer para a comunidade panambiense. O objetivo do projeto é criar um ambiente de convivência com integrantes de diferentes faixas etárias para, através do estudo da Capoeira, propiciar o desenvolvimento da saúde e bem-estar dos participantes, aprimorando a qualidade de vida dos mesmos. Como metodologia as aulas possuem um caráter teórico-prático, promovendo o aprendizado através de técnicas tradicionais de ensino como demonstração e execução, além de apreciação de documentários e debates entre alunos, instrutores, professores e mestres de capoeira. Planeja-se a realização de um evento em que os alunos terão a oportunidade de demonstrar os resultados do seu aprendizado à comunidade e a receber sua primeira graduação dentro da capoeira. A partir disso torna-se viável o desenvolvimento de artigos e documentários oriundos da análise de dados qualitativos e quantitativos que estão sendo coletados durante a execução do projeto. Espera-se criar um grupo que se paute na interação harmoniosa, pacífica e justa entre as pessoas.
Palavras–chave: Capoeira. Qualidade de vida. Cultura. Esporte. Lazer
Análise do ensino remoto durante a pandemi
31
Autores: Jonathan dos Santos, Fabiano Heusner, Glauco Schneider, Lucas Wendland, Wesley Baal, Taísa Belzarena Monteiro*
*Autor para correspondência: taisa.monteiro@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Há tempos não presenciávamos uma crise sanitária mundial como da COVID-19, que trouxe grandes desafios para a sociedade. Medidas para contenção do vírus foram necessárias, e o distanciamento social foi o mais impactante nas instituições de ensino, pois estas tiveram que se adaptar abruptamente ao sistema de ensino remoto. Este estudo objetiva levantar questões pertinentes aos desafios da educação durante a pandemia da COVID-19, no Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi, questionando discentes e docentes do curso Superior em Sistemas para Internet, sobre pontos como adaptação, ferramentas utilizadas e práticas no pós-isolamento. Para a construção deste, foram aplicados questionários com perguntas objetivas na plataforma Google Forms. Após análise das respostas coletadas, destaca-se que a maioria dos estudantes tiveram dificuldades de adaptação a nova forma de ensino, e 70% relataram problemas com falta de concentração, porém, quando questionados sobre quais práticas deste período deveriam ser utilizadas também pós-pandemia, grande parte apontou o uso de ferramentas online e um sistema de ensino híbrido. Dos docentes, 66,7% apoiaram a realização de treinamentos sobre técnicas de ministrar aulas online, além de todos respondentes serem favoráveis ao IFFAR possuir um plano de contingência para eventuais calamidades que obriguem o retorno ao ensino remoto. Diante do exposto, constata-se que apesar de todos os avanços tecnológicos, o ensino remoto não trouxe os benefícios necessários para o processo ensino-aprendizagem. Entretanto, é unânime que algumas medidas adotadas na pandemia seriam interessantes se aplicadas no ensino presencial, além de reconhecida a importância de um plano de contingência do IFFAR – Panambi.
Palavras–chave: COVID. Educação. Tecnologia.
Desenvolvimento de software para a nona região tradicionalista
32
Autores: Rosemarie Ribeiro da Silva Jardim, Anderson José Lauer*.
*Autor para correspondência: anderson.lauer@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A Secretaria Central da Nona Região Tradicionalista, atende 22 cidades, tendo como público-alvo, tradicionalistas e associados. A grande maioria dos CTG(s) são associados a Nona Região Tradicionalista, para que possam desenvolver as atividades de forma legalizadas e dentro das normas estabelecidas pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Atualmente todo o controle realizado pela secretaria é de forma manual, como cadastro de tradicionalistas e associados e eventos realizados pela mesma, o que torna o processo lento e muitas vezes com inconsistências. Este projeto tem como objetivo, o desenvolvimento de um software que venha facilitar a organização e o gerenciamento das atividades da Secretaria da Nona Região Tradicionalista, possibilitando aos envolvidos um controle mais eficiente. Para o desenvolvimento desse software, será realizado um levantamento e análise de requisitos para obter as informações necessárias. E as ferramentas para o desenvolvimento serão a linguagem de programação PHP, HTML para construção de páginas na Web e CSS para a estilização das páginas. O software desenvolvido oferecerá a Secretaria da Nona Região Tradicionalista no desenvolvimento de suas atividades, hoje com sede em Panambi, maior agilidade nas suas atividades, assim como facilitará o acesso às informações aos associados e tradicionalistas.
Palavras–chave: Nona Região Tradicionalista. Desenvolvimento. Software.
MYSERVICE
33
Autores:Marcos Henrique Corrêa, Nicolas Lima Morche, Anderson José Lauer*.
*Autor para correspondência: anderson.lauer@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: As tecnologias abrem muitas portas para o futuro, com aplicativos e interações entre humanos e máquinas. Hoje a maioria da população utiliza seus celulares para pesquisar produtos e serviços que melhor atendem as suas necessidades. O presente projeto tem o intuito de apresentar um aplicativo que lista serviços e empresas que atendem 24 horas por dia. O levantamento dos requisitos para o desenvolvimento do sistema foi realizado através de entrevistas com possíveis usuários para identificar quais são as necessidades que acabam surgindo. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do projeto na parte de interface de usuário são bibliotecas como, react-native, material UI para o design, e em segurança como protocolos de criptografia. Voltado para regras de negócio e gerenciamento de rotas idealizado é o Node JS. Para a persistência dos dados será implementado o banco de dados MYSQL. A necessidade em vista é suprir atendimentos 24 horas por dia, podendo ser serviços domésticos, serviços de manutenção ou lazer. Por fim, espera-se como resultado um aplicativo que atenda as necessidades tanto dos clientes como dos prestadores de serviços em relação aos atendimentos 24 horas.
Palavras–chave: Tempo Integral. Aplicativo. Serviços. Tecnologia
bottom of page