top of page
TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
34
Lavagem de carros automatizada: A teoria por trás de sua aplicação usada no seu dia a dia
Autores: Amanda Markus, Rafael Mattos, Marcos Lago, Me. Marco Antônio Ferreira Boaski*
*Autor para correspondência: marco.boaski@iffarroupilha.edu.br
RESUMO:Buscando a constante evolução de processos e de inovação tecnológica, são diversas as possibilidades de procedimentos que ainda carecem de condições automatizadas, entre elas, a lavagem automotiva, surgindo como oportunidade a criação de um sistema automático para tal, considerando tanto condições físicas de sensoriamento como também de programação adequada para a aplicação. Este trabalho procura conhecer a teoria das tecnologias usadas na lavagem dos automóveis e o funcionamento do mesmo. A pesquisa realiza uma revisão sobre as tecnologias existentes e quanto a sua aplicabilidade. Nesse estudo realizado, através de pesquisa exploratória, as tecnologias de lava rápidos, mais comuns são através de rolos que podem prejudicar a tinta do carro, mas ainda há opções que não se utilizam desta técnica, como é o caso do lava rápido que realiza uma lavagem em 360 graus em volta do carro em 6 minutos. Assim que o automóvel acessa o local, os sensores ultrassônicos da entrada percebem sua presença e acionam o processo de lavagem iniciando pelo chassi e os aros, quando terminado se inicia um temporizador para a colocação dos produtos de limpeza, e após se inicia o temporizador para o processo de enxágue. Esse processo se repete nas outras áreas do automóvel e finalizando com a secagem do veículo. Conclui-se que na pesquisa realizada esta lavagem possui muitas vantagens sobre as tradicionais como a melhora do custo-benefício, maior rapidez sem precisar de mão de obra contínua, se utilizando de tecnologia e inovação.
Palavras–chave: Lavagem automatizada. Lava-rápido. Leisuwash
INICIAÇÃO À HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL E A PERCEPÇÃO MUSICAL
35
Autores:Giseli da Silva Pasinato, Vinicius Braga Comaretto*
*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O presente trabalho apresenta-se como uma alternativa, por meio de encontros quinzenais, a apresentar ferramentas que nos fazem perceber como os sons podem nos influenciar positiva e negativamente, traçando uma separação entre som e ruído. Com intuito de promover o acesso à percepção dos sons através da música e, também, à sua história, os objetivos propostos foram: apresentar uma breve história da música, com foco especial na música clássica; diferenciar a música dos demais ruídos que nos chegam diariamente; possibilitar aos participantes uma experiência auditiva de sons musicais compostos nesse período clássico, com a intenção de auxiliar no processo de relaxamento, atenção, concentração e auto-estima; proporcionar dicas de como a música pode nos auxiliar no melhoramento da capacidade cerebral, indicando algumas noções de musicoterapia e abordar a música como terapia em casos de deficiências, propondo exemplo de artistas que enfrentaram a surdez e, mesmo assim, tornaram-se grandes gênios da música. A metodologia prestou-se de 8 (oito) encontros quinzenais, com atividades nas semanas de intervalo dos encontros para a escuta de algumas obras clássicas. Como resultados esperados acreditamos que a compreensão de como a estrutura da linguagem da teoria musical funciona nos leva a entender como os sons podem nos influenciar diariamente, promovendo estados emocionais de desânimo, tristeza, alegria, motivação, permitindo que os interessados acompanhem o processo de criação dos compositores, por meio da sua história, e que, no futuro, eles mesmos aprendam a escolher melhor os sons aos quais colocar-se-ão na disposição de ouvintes.
Palavras–chave: Musicalização. História da música ocidental. Inteligência musical.
Atividades extensionistas de robótica voltadas a rede municipal de Panambi – 2022
36
Autores: Pedro Henrique Marquioro Penedo; Julian Giacomini; Marcelo Bataglin; Gláucio Carlos Libardoni*
*Autor para correspondência:glaucio.libardoni.iffarroupilha.edu.br
RESUMO: No mês de Maio de 2022 o Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi iniciou o projeto de extensão com a utilização da placa GoGo Board que foi construída para tornar mais acessível a ideia de programação a estudantes da educação básica. O projeto tem como objetivo demonstrar aplicações práticas da placa, além de desenvolver os princípios da robótica. Visando uma maior aprendizagem na área da programação para professores da rede municipal foi utilizado um material didático que propõe 10 projetos com uso de Led’s, Motores, Servomotores, sensores de luminosidade, temperatura e umidade, além de display e buzzer. De acordo com o coordenador do projeto observa-se um elevado nível de interatividade entre os participantes com a conclusão dos 10 projetos iniciais até o mês de Agosto. Para o último encontro no mês de Setembro propomos a criação de um carrinho que é guiado por controle remoto com a utilização de um manual elaborado por 2 alunos do terceiro ano do Técnico em Automação. Além disso, temos em andamento um projeto na forma de maquete de uma casa automatizada com a integração dos principais sensores e atuadores do kit da Gogo Board. Dessa maneira, o Campus Panambi se aproxima da comunidade através de atividades de extensão no contexto da robótica educacional.
Palavras–chave: Gogo Board. Panambi. Professores. Rede Municipal.
Pensamento computacional + Arduino com professores e estudantes da Escola Bom Pastor
37
Autores: Álvaro Antônio Hahn; Artur Henrique de Souza; Leandro Veit; Ezequiel Paula dos Santos; Leonardo Saquet; Lucas Stelter; Gláucio Carlos Libardoni*
*Autor para correspondência: glaucio.libardoni.iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Entre os meses de maio a agosto de 2022, 58 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Pastor foram contemplados com ensinamentos teóricos e práticos sobre programação, a partir do uso da placa Arduino. Com o objetivo de desenvolver os princípios de robótica, o projeto “Pensamento Computacional + Arduino para Professores da Educação Básica”; foi realizado em 5 encontros (20h), contando com o apoio dos estudantes Artur de Souza, Álvaro Hahn e Lucas Stelter, do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial, e Leonardo Saquet (1º ano do Técnico em Informática). Ao final do curso, o professor Gláucio destaca o elevado índice de frequência dos participantes durante os encontros, ressaltando que os conteúdos propostos estavam de acordo com os conhecimentos prévios já apresentados pelos estudantes. Todos os envolvidos no projeto (alunos bolsistas e equipe gestora da escola) foram preparados para ministrar o curso, no qual foram desenvolvidos os seguintes projetos: pisca led; adivinha palavras com led; semáforo único; semáforo duplo; sensor de estacionamento por cancela; sensor de temperatura e sensor de luminosidade.
Palavras–chave: Arduino. Bom Pastor. Curso.
Pé na estrada!: Cursos e formas de ingresso no Campus Panamb
38
Autores: Samara Emanuele Pereira Röpke, Justina Franchi Gallina*.
*Autor para correspondência: justina.gallina@iffar.edu.br
RESUMO: Cada Campus do IFFar possui êxito se cumpre com sua função social de ofertar ensino de excelência, a diferentes públicos, nas localidades onde suas unidades se situam. Nesse caso, é fundamental que os cidadãos tomem conhecimento das oportunidades disponíveis, sabendo um pouco mais sobre cada curso, para assim, realizar a escolha mais adequada aos seus objetivos pessoais e profissionais. Desta forma, o projeto “NA ESTRADA!” tem como objetivo divulgar as oportunidades, cursos e processo seletivo do IFFar - Campus Panambi, através de apresentações presenciais, com o auxílio de materiais audiovisuais, panfletos, entre outros, em turmas de 9os anos do Ensino Fundamental e 3os anos do Ensino Médio, nos municípios de Panambi, Pejuçara, Condor, Saldanha Marinho, Bozano e Santa Bárbara do Sul, impactando diretamente mais de 1500 potenciais alunos. A partir das “palestras” descontraídas sobre o Campus Panambi, os (potenciais) candidatos têm menos dúvidas sobre o processo seletivo (prova, cotas), especificações de cada curso (disciplinas, áreas de atuação) e oportunidades (bolsas, auxílios, etc.). Adicionalmente, considera-se que esse tipo de projeto de extensão auxilia no ingresso de alunos informados e motivados com as oportunidades do Campus, e na formação de alunos satisfeitos com sua qualificação e aprendizados adquiridos nos cursos ofertados pela rede IFFar.
Palavras–chave: Divulgação. Cursos. Campus Panambi.
English conversation club
39
Autores:Marco Aurélio Dambros Batista, Miquela Piaia*
*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O projeto de ensino English Conversation Club do Instituto Federal Farroupilha campus Panambi, tem como objetivo ofertar aos estudantes do ensino médio integrado e de igual forma aos alunos cursos superiores, oficinas de conversação em língua inglesa, com encontros semanais, nas quais serão discutidas temáticas diversas, em um ambiente de acentuada prática de oralidade no idioma alvo. Podem participar dos clubes de conversação todos os alunos matriculados no IFFar campus Panambi que buscam praticar e aprimorar seus conhecimentos no idioma, e como ministrantes temos alunos bolsistas, professores de língua inglesa da instituição, colaboradores externos, professores de outras instituições de ensino, e também intercambistas. Com o aporte teórico utilizamos autores como Paiva (2010), (STREET, 2014) e Almeida Filho (2015). Nesse sentido, espera-se que o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa seja enriquecido, potenciando a competência linguística de todos os participantes, tendo em vista a importância dessa língua estrangeira nas esferas acadêmicas e profissionais.
Palavras–chave: Prática de oralidade. Conversa. Diversidade de temáticas.
bottom of page