top of page
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO PROEJA
37
Edificações sustentáveis e inteligentes
Autores: Eduarda Jordana Weimer Dos Anjos, Karina Breunnig, Rita Pavani Dalla Valle, Josiane Pillar Hinning*.
*Autor para correspondência: josiane.hinning@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O presente trabalho foi desenvolvido de forma coletiva, pelas alunas do 2º ano do curso Técnico em Edificações – PROEJA. Os temas de pesquisa que eram de cada uma eram: Iluminação automática; Uso de vidro reciclado; Telhado vivo. Tendo em mente que os melhores projetos da atualidade são desenvolvidos com saberem complementares, é que foi tomada a decisão de integrar as três pesquisas. O objetivo principal foi pesquisar a temática das edificações inteligentes e sustentáveis e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de um quiosque no IFFAR - Campus Panambi. Após estudar as técnicas construtivas, foi desenvolvida uma maquete do quiosque para execução futura em escala real. A temática das edificações inteligentes e sustentáveis é uma preocupação de âmbito global. No artigo Sustentabilidade nas edificações e no espaço urbano, temos uma ideia da importância do assunto: “[…] muitos governos estão considerando a sustentabilidade como um tema central, para direcionar o seu desenvolvimento, produzindo leis e incentivos para edificações que sejam projetadas considerando variáveis que as deixem mais sustentáveis” (GOULART, s.d., p.2). Além disso, a construção de um quiosque para interação entre alunos, professores e servidores será um benefício para o Campus.
Palavras–chave: Edificações. Sustentabilidade. Automação.
Mulheres na construção civil
38
Autores:Suzane Aparecida Briato da Silva, Lisiane Goetttems, Vinícius Edilberto Prinstrop, Denizard Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho tem como tema a atuação de mulheres na construção civil e como objetivos a busca de evidências de sua presença e as consequências decorrentes disso, tais como: a percepção da mulher sobre si mesma a respeito de um ambiente ocupado tradicionalmente por homens, a maneira como o homem vê suas colegas de trabalho e as dificuldades e potencialidades da mulher nesta ocupação. A partir do relato de profissionais da construção civil observou-se um aumento no número de profissionais mulheres na área e a necessidade de aprofundar as pesquisas a respeito do tema. Para tal, utilizou-se da pesquisa qualitativa, com o emprego de questionários, entrevistas e observações enviadas por celular para profissionais da construção civil, sendo a maioria mulheres. A análise e interpretação das respostas recebidas mostrou que, de modo geral, há desconfiança por parte dos operários de que as mulheres não são capazes de cumprir sua função tão bem quanto os homens; por outro lado, há também a percepção de que a presença das mulheres influencia positivamente em aspectos como a organização do canteiro de obras e no aspecto comportamental geral.
Palavras–chave: Mulheres. Construção civil. Mulheres. Empoderamento.
Investigação do subsolo através de sondagens geotécnicas
40
Autores: Laísa de Oliveira Monteiro, Denizard Paulo Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Para se iniciar o projeto de uma edificação, uma das primeiras etapas consistem no conhecimento da topografia do terreno e na investigação do subsolo em que será assentada a obra, de forma que, além do projeto de arquitetura, as fundações e demais projetos complementares possam ser elaborados e, posteriormente, executados. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo o estudo dos diferentes métodos de sondagens dos terrenos, a saber: poços, sondagens a trado, sondagens a percussão com SPT (Standard Penetration Test), sondagens rotativas, sondagens mistas, ensaio de cone (CPT), e ensaio pressiométrico (PMT). Constatada a variedade de métodos de prospecção do subsolo, os procedimentos metodológicos consistiram em aprofundar o estudo do SPT (Standard Penetration Test), que é o método de sondagem mais utilizado tanto no Brasil como no resto do mundo. No decorrer deste trabalho, foram constatadas as dificuldades de encontrar empresas que atuam no ramo das sondagens, na região de Panambi. Porém, uma empresa de Cruz Alta, que atua na prospecção geotécnica, disponibilizou-se a apoiar a pesquisa, com informações a respeito do SPT. Os resultados obtidos dão conta de que a investigação do subsolo é etapa fundamental para que a edificação seja projetada, executada e apresente requisitos de segurança, economia, durabilidade e bom desempenho.
Palavras–chave: Armazenagem de grãos. Construção civil. Concreto armado.
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES SUBSEQUENTE
39
A importância da construção civil em uma unidade de armazenamento de grãos
Autores: Cátia Lara Oliveira, Fabiane van Ass Malheiros, Denizard Paulo Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Uma Unidade de Armazenamento de Grãos é um local destinado para recebimento, limpeza e conservação de grãos durante a safra, para posteriormente realizar a venda. Ela é basicamente formada por: Tombador, Moega, Máquina de Limpeza, Silo Pulmão, Secador, Silos de Armazenagem, Silos de Expedição, bem como sistemas auxiliares como túnel, poço de elevador, sistemas para transporte de grãos, entre outros. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância que a construção civil exerce no desenvolvimento de obras de Armazenamento de Grãos, sendo responsável pela construção das bases dos equipamentos, os túneis, os poços de elevadores entre outros, utilizando na grande maioria das vezes concreto armado. Para desenvolvimento deste trabalho será utilizado pesquisa com profissionais que atuam na área, através de aplicação de questionário, bem como confecção de uma maquete, visitas técnicas em obras e pesquisa na internet. Este trabalho se encontra em desenvolvimento, o mesmo está sendo elaborado para apresentação da Prática Profissional Integrada (PPI), sendo a conclusão prevista para dez/2023. Atualmente não se encontra um acervo de material didático que aborde este assunto para pesquisa, neste contexto espera-se com este trabalho demonstrar a execução e também as particularidades de cada fase desta obra voltada para área agrícola e a importância que a parte civil exerce sobre ela, para que outros profissionais também possam agregar conhecimento. A parte civil sendo bem projetada e executada fará a diferença no contexto da obra
Palavras–chave: Armazenagem de grãos. Construção civil. Concreto armado.
Comparativo de custos e produtividade dos sistemas construtivos em alvenaria convencional e alvenaria estrutural
41
Autores: Edinaldo Rocha Silva Sobrinho e Denizard Paulo Carva
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho consiste na prática profissional integrada PPI, no curso Técnico em Edificações, em um estudo comparativo de custo e produtividade dos sistemas construtivos em alvenaria convencional e alvenaria estrutural. Visando o grande crescimento da construção civil, que tem grande importância para a economia nacional. Pretendendo gerir melhor os gastos das construções, tem se investido cada vez mais em um planejamento prévio, para prever gastos, tempo de obra e alguns contratempos que podem ocorrer durante o processo construtivo. Quando relacionado ao conceito de racionalização na construção, que é o menor desperdício e um aumento de produtividade. Com a ideia de planejamento prévio e racionalização em mente, esses dois sistemas construtivos geram diferentes gastos em relação a mão de obra, matérias e resíduos. Este trabalho será realizado em uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, em livros, artigos e na realização de uma pesquisa de campo para um levantamento de custos e qualificação de mão de obra. Entre os modelos construtivos, será feito uma análise para definir cada um deles, buscando um maior conhecimento sobre os sistemas construtivos, expor suas vantagens econômicas e produtivas.
Palavras–chave: Alvenaria. Produtividade. Economia.
Concreto pré-moldado: Processos executivos e análise de mercado
42
Autores: Guilherme Betti de Oliveira; Denizard Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho visa ao estudo do concreto pré-moldado, seus processos executivos e análise de mercado. A demanda de obras no mercado da construção civil vem cada vez mais exigindo métodos alternativos, que possibilitam uma construção mais econômica e rápida. O uso do concreto pré-moldado apresenta duas diretrizes. Uma aponta para a industrialização da construção, e a outra para a racionalização da execução de estruturas de concreto. São moldados e curados na fábrica, transportados para o canteiro de obras e montados. Neste trabalho vamos estudar os elementos estruturais de concreto prémoldado, seus processos executivos e análise de mercado. Pesquisar os elementos estruturais das edificações com placas de concreto pré-moldado. Identificar os principais elementos das estruturas de concreto pré-moldado de acordo com a sua finalidade. O trabalho será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, artigos na área, sites, e também estudos de casos. Com este trabalho se pretende ganhar um conhecimento na área das edificações, não só das placas de concreto pré-moldado, mas também na área profissional que já atuo de hidráulicas. No fim pretendo apresentar meu trabalho desenvolvendo uma amostra em maquete.
Palavras–chave: Pré-moldados. Construção civil. Concreto.
Investigação do subsolo através de sondagens geotécnicas
43
Autores: Laísa de Oliveira Monteiro, Denizard Paulo Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Para se iniciar o projeto de uma edificação, uma das primeiras etapas consistem no conhecimento da topografia do terreno e na investigação do subsolo em que será assentada a obra, de forma que, além do projeto de arquitetura, as fundações e demais projetos complementares possam ser elaborados e, posteriormente, executados. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo o estudo dos diferentes métodos de sondagens dos terrenos, a saber: poços, sondagens a trado, sondagens a percussão com SPT (Standard Penetration Test), sondagens rotativas, sondagens mistas, ensaio de cone (CPT), e ensaio pressiométrico (PMT). Constatada a variedade de métodos de prospecção do subsolo, os procedimentos metodológicos consistiram em aprofundar o estudo do SPT (Standard Penetration Test), que é o método de sondagem mais utilizado tanto no Brasil como no resto do mundo. No decorrer deste trabalho, foram constatadas as dificuldades de encontrar empresas que atuam no ramo das sondagens, na região de Panambi. Porém, uma empresa de Cruz Alta, que atua na prospecção geotécnica, disponibilizou-se a apoiar a pesquisa, com informações a respeito do SPT. Os resultados obtidos dão conta de que a investigação do subsolo é etapa fundamental para que a edificação seja projetada, executada e apresente requisitos de segurança, economia, durabilidade e bom desempenho.
Palavras–chave: Armazenagem de grãos. Construção civil. Concreto armado.
Comparativo de custos e produtividade dos sistemas construtivos em alvenaria convencional e alvenaria estrutural
44
Autores: Edinaldo Rocha Silva Sobrinho e Denizard Paulo Carva
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho consiste na prática profissional integrada PPI, no curso Técnico em Edificações, em um estudo comparativo de custo e produtividade dos sistemas construtivos em alvenaria convencional e alvenaria estrutural. Visando o grande crescimento da construção civil, que tem grande importância para a economia nacional. Pretendendo gerir melhor os gastos das construções, tem se investido cada vez mais em um planejamento prévio, para prever gastos, tempo de obra e alguns contratempos que podem ocorrer durante o processo construtivo. Quando relacionado ao conceito de racionalização na construção, que é o menor desperdício e um aumento de produtividade. Com a ideia de planejamento prévio e racionalização em mente, esses dois sistemas construtivos geram diferentes gastos em relação a mão de obra, matérias e resíduos. Este trabalho será realizado em uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, em livros, artigos e na realização de uma pesquisa de campo para um levantamento de custos e qualificação de mão de obra. Entre os modelos construtivos, será feito uma análise para definir cada um deles, buscando um maior conhecimento sobre os sistemas construtivos, expor suas vantagens econômicas e produtivas.
Palavras–chave: Alvenaria. Produtividade. Economia.
Concreto pré-moldado: Processos executivos e análise de mercado
45
Autores: Guilherme Betti de Oliveira; Denizard Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho visa ao estudo do concreto pré-moldado, seus processos executivos e análise de mercado. A demanda de obras no mercado da construção civil vem cada vez mais exigindo métodos alternativos, que possibilitam uma construção mais econômica e rápida. O uso do concreto pré-moldado apresenta duas diretrizes. Uma aponta para a industrialização da construção, e a outra para a racionalização da execução de estruturas de concreto. São moldados e curados na fábrica, transportados para o canteiro de obras e montados. Neste trabalho vamos estudar os elementos estruturais de concreto prémoldado, seus processos executivos e análise de mercado. Pesquisar os elementos estruturais das edificações com placas de concreto pré-moldado. Identificar os principais elementos das estruturas de concreto pré-moldado de acordo com a sua finalidade. O trabalho será desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, artigos na área, sites, e também estudos de casos. Com este trabalho se pretende ganhar um conhecimento na área das edificações, não só das placas de concreto pré-moldado, mas também na área profissional que já atuo de hidráulicas. No fim pretendo apresentar meu trabalho desenvolvendo uma amostra em maquete.
Palavras–chave: Pré-moldados. Construção civil. Concreto.
Light steel frame como alternativa ao sistema construtivo convencional
46
Autores: Franciele Berg, Fabiane van Ass Malheiros*.
*Autor para correspondência: fabiane.malheiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho, faz parte das práticas profissionais integradas (PPI) do curso técnico emEdificações e, tem como objetivo, fazer a comparação do sistema do Construtivo Convencional com o sistema de Construção no Light Steel Frame (LSF), que é um estilo de construção auto portante em aço galvanizado. Objetivando ainda identificar as manifestações patológicas mais recorrentes no método convencional e apresentar o LSF como uma alternativa para a redução de patologias. Analisar a importância da viabilidade econômica deste sistema (LSF) considerando aplicabilidade, verificar se é vantajosa a utilização do Ligth Steel Frame como o método construtivo avaliando as tecnologias empregadas. Identificar o tempo de construção de cada um dos sistemas construtivos em estudo. Avaliar se há mão de obra especializada, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Este estudo será realizado através de pesquisas como artigos, bibliografias, estudo de projetos já executados e visitas nestas obras, assim como apontar as experiências e expectativas dos profissionais. Com os conhecimentos adquiridos durante a elaboração desse trabalho, pretende-se a execução de uma maquete demonstrando a técnica construtiva.
Palavras–chave: Construção ligth steel frame. Construção civil. Tecnologias construtivas.
Telhado verde empregado nas edificaçõe
47
Autores: Eliane de Andrade Vieira Oribes, Fabiane vans as malheiros, Josiane Hinnig*.
*Autor para correspondência: josiane.hinning@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este trabalho consiste na prática profissional integrada (ppi) do curso técnico em edificações e tem como objetivo estudar o uso do telhado verde nas edificações, bem como as condições de conforto térmico e de sustentabilidade. Trazendo a consciência da importância no meio ambiente, tendo meios possíveis da natureza com menos agressão na construção civil, para ter mais qualidade de vida. Esse estudo será desenvolvido através de pesquisas em sites, livros e profissionais da área, buscando mais informações, fazendo visitas técnicas. Assim, pretende-se desenvolver o telhado verde num projeto integrado com a turma do PROEJA, onde será desenvolvido uma maquete utilizando -se materiais sustentáveis como garrafas de vidro na parede e madeira, para proporcionar às pessoas uma oportunidade de conhecer novas técnicas sustentáveis. pretende-se assim, que as futuras gerações cuidem e preservem o meio ambiente. Sabendo-se que através do telhado verde pode-se colaborar com o ecossistema, além de ser inovador também diminui a poluição, principalmente nas grandes metrópoles onde tem grande fluxo de geradores poluentes no ar como indústrias e automóveis, causados pelo homem, por isso a importância desse estudo e sua eficácia na sociedade.
Palavras–chave: Telhado Verde. Conforto térmico. Sustentabilidade.
bottom of page