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TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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Curso preparatório para o ENEM

Autores: Ana Luiza Springer, Miquela Piaia*

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares para entrada em seus cursos de graduação. Sabendo que a prova é composta por muitas questões de diversas áreas do conhecimento, é preciso se preparar para o Enem e conseguir um bom desempenho tanto nas questões objetivas, quanto na redação. Pensando em colaborar com a preparação dos candidatos, o projeto de extensão Preparatório para o Enem visa subsidiar a aprendizagem de estudantes concluintes e egressos do ensino médio de escolas públicas. A iniciativa extensionista está focada em todas as áreas do Exame: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O projeto oferta aulas presenciais e síncronas de todas as disciplinas, além de materiais de apoio e simulados. As vagas para as aulas foram preenchidas rapidamente, o que mostra o interesse dos alunos pelo curso preparatório. Espera-se, através desse projeto, colaborar na aprovação e ingresso de alunos da rede pública no ensino superior. Assim, através do estímulo aos estudantes a seguirem a trajetória acadêmica após a conclusão do Ensino Médio, compartilhamos conhecimento e impulsionamos sonhos.

Palavras–chave: Enem. Projeto de Extensão. Acesso ao Ensino Superior.

Mundo virtual: Panorama da literatura sobre o metaverso

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Autores:Sara Becker Da Silva, Ana Luiza Springer, Emilly Sloczynski Jerke, Gustavo Rodrigues Kunz, Yasmin Eduarda Ferreira, Everton Lutz, Kauana Martins Bonfada Perini*

*Autor para correspondência kauana.perini@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O presente estudo faz parte do trabalho da Prática Profissional Integrada (PPI), do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, campus Panambi, do ano de 2022. E tem por objetivo analisar os estudos sobre os efeitos do Metaverso na sociedade, que apresentam foco no funcionamento da tecnologia, nas possibilidades e nos desafios. A empresa conhecida por Facebook e que hoje se chama Meta, referência ao metaverso, apresentou um projeto ambicioso com grandes mudanças. Ou seja, a criação de mundos imersivos e virtuais. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica que consistiu na coleta de informações por meio de textos que têm como foco de pesquisa o Metaverso, e na sequência esses textos foram submetidos à análise de conteúdo, método para investigação textual. O conceito do Metaverso instiga a imaginação das pessoas e com isso as teorias e as suposições sobre essa tecnologia nascem a cada semana, embora ela não exista plenamente. A importância desse estudo é justamente para oferecer ao coletivo informações sobre como essa nova tecnologia irá interagir na sociedade, suas contribuições estão articuladas com informações concretas e relevantes sobre o assunto. A partir da coleta dos materiais foi possível construir uma compreensão de como a tecnologia do Metaverso está fundamentada e estruturada, bem como a forma em que está sendo desenvolvida. Além disso, os resultados indicaram os benefícios e os malefícios dessa tecnologia, que em alguns momentos interferem nas questões de saúde mental dos usuários, precisando que esses indivíduos (re)aprendam a viver no mundo real.

Palavras–chave: Tecnologia. Metaverso. Inovação. Criação.

Projeto de extensão: Academia e Futebol IFFar Campus Panambi

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Autores: Leonardo Nunes da Rosa, Gabriel Sarturi Lauer e Jaubert Menchink*

*Autor para correspondência: jaubert.menchik@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto se caracteriza com o propósito de organizar a implantação do núcleo do Programa Academia & Futebol, no campus Panambi. Este programa busca garantir o acesso à prática do futsal, bem como fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre essa modalidade, ao possibilitar o exercício de regência de atividades em um ambiente apropriado para fins pedagógicos, a implantação do Núcleo do Programa Academia & Futebol desenvolvido através do IFFar apresenta a Instituição como possibilidade de uma futura inserção aos participantes do projeto no âmbito de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, instigando-os a prolongarem seu itinerário formativo com bases sólidas na formação cidadã. O Núcleo Panambi atende a cerca de 150 estudantes da rede pública de ensino, preferencialmente em vulnerabilidade social, e é dividida em 4 turmas de 37 alunos, sendo três do naipe masculino e uma do naipe feminino na faixa etária de 06 a 12 anos de idade. São desenvolvidas duas aulas semanais para cada turma com duas horas de duração e divididas em 3 dias da semana. As atividades são desenvolvidas no ginásio Poliesportivo do IFFar - Campus Panambi

Palavras–chave: Futebol. Adolescência. Infância. Lazer. Recreação.

Relatos de experiência conhecendo as profissões

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Autores: Rafaela Zamberlan Nunes, Rogéria Madaloz*.

*Autor para correspondência: rogeria.madaloz@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Projeto de Ensino “Conhecendo as Profissões” foi criado por Rogéria Madaloz, assistente social no IFFar Campus Panambi, com os seguintes objetivos: mostrar aos alunos o perfil das diversas profissões no mundo do trabalho e suas contribuições para a sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal; apresentar as ofertas de cursos superiores no Campus para despertar nos alunos a possibilidade de seguir os estudos na instituição; preparar os alunos do ensino médio para uma escolha consciente da futura profissão, promovendo a interação entre eles e profissionais do mercado de trabalho que compartilham suas experiências e tiram dúvidas. Sobre a metodologia, resultados e discussão: foi aplicado um formulário via Google Forms aos alunos de 3° ano; com os resultados foi feita uma lista com as profissões de interesse dos alunos e um cronograma de apresentação dessas profissões (com encontros semanais nas quartas às 15h); foi criado o Instagram (@conhecendoasprofissoes_iffar) para melhor divulgação; as inscrições e o grupo de whatsapp foram fechados; e estão sendo concluídos os convites aos profissionais. O primeiro encontro do projeto aconteceu no dia 17/08 no Campus Panambi, com uma roda de conversa com psicólogas sobre o tema "Como lidar de uma forma saudável com o futuro" e o próximo será no dia 24 de agosto. Concluindo, obtevese uma excelente experiência no primeiro encontro e espera-se que continue assim, com os alunos engajados nas propostas semanais e que o projeto alcance seus objetivos de contribuir para a formação pessoal e profissional dos discentes do IFFar Campus Panambi

Palavras–chave: Profissões. Escolha. Faculdade.

Multiletramentos no ensino de língua inglesa através de temáticas sociais

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Autores: Luiza Souza Graminho da Silva, Eduardo Augusto Carlsson, Miquela Piaia*

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A Base Nacional Curricular Comum (BNCC - 2018) orienta o desenvolvimento de competências e habilidades que valorizam a cultura digital e o protagonismo discente, conferindo assim aos estudantes um papel mais ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Aliando o que preconizam os documentos normativos da educação, especificamente na área de linguagens e suas tecnologias, com o letramento multimodal crítico, construiu-se uma proposta de prática de ensino para a promoção de multiletramentos para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFFar Campus Panambi-RS. Essa proposta visou tornar as aulas de língua inglesa mais significativas para os alunos, transformando-as em experiências colaborativas e ativas de aprendizagem, a partir da temática desigualdade de gênero. Como base para desenvolver as fases do projeto utilizamos a Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelos pesquisadores do The New London Group (2000), cuja abordagem envolve quatro aspectos principais: prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformada. O projeto possibilitou situações de ensino-aprendizagem significativas, reflexivas e transformadoras, aliando diferentes modos semióticos e múltiplas linguagens, conferindo aos alunos um papel mais ativo no seu próprio processo de aprendizagem em aulas que também puderam desenvolver suas habilidades de listening, reading, writing e speaking em língua inglesa.

Palavras–chave: Língua Inglesa. Multiletramentos. Temáticas sociais.

Proposta de desenvolvimento de software para a gestão e manejo na apicultura

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Autores: Peterson Dickel, Fernando Fürstenau, Natanael Pacheco Camilo, Taísa Belzarena Monteiro*

*Autor para correspondência: taisa.monteiro@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A apicultura é uma atividade minuciosa, onde a manutenção das caixas é fundamental para a saúde da colmeia, ajudando a produzir mais e aumentar gradativamente a população da caixa, além de trazer bons lucros ao empreendedor. O presente estudo tem como objetivo a criação de um software de gestão de um apiário, conforme demandas levantadas com o stakeholder, trazendo subsídios para a tomada de decisão mais assertiva na propriedade, bem como melhor gerenciar o tempo para as tarefas mais relevantes e urgentes, melhorando os processos e diminuindo a margem para erros e inconformidades de tabelas manuais. Inicialmente foi feita reunião com o gestor de um apiário de pequeno porte de Panambi – RS, onde, informalmente, foram elencadas ideias e necessidades, e assim, extraídos os requisitos do sistema, como o cadastro de usuários, colmeias, abelhas rainhas, espécies de abelhas e caixas, e o monitoramento e ações a serem realizadas para o manejo da propriedade. Após, elaborou-se a modelagem de banco de dados utilizando o Sistema Gerenciador de Banco de Dados MySQL, e o desenvolvimento do software na linguagem de programação PHP escrita no Visual Studio Code. Assim que implementado o software em um apiário, espera-se que este otimize a gestão do manejo de apiários, em relação ao controle e fluxo das atividades, mapeando tarefas, evitando custos indevidos, agilizando o processo de consulta de tarefas realizadas, eliminando o controle manual, e centralizando a gestão do apiário em uma ferramenta, desde aquisição e divisão das colmeias, até suas especificações, manutenções e toda a produção.

Palavras–chave: Abelhas. Tecnologia. Gestão. PHP. MySQL.

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