top of page

TÉCNICO EM AGRICULTURA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

29

Qualificação dos produtores de kässchmier de Panambi: Empreendedorismo rural e preservação cultural

Autores: Pegi Teixeira Bairros, Maria Elisa Ullmann Santos, Adriano Napp Pedroso, Julia Pereira Fontes, Leticia Floriano Gomes, Luiz Afonso Pacheco de Oliveira, Maiara Thaís Tolfo*

*Autor para correspondência: maiara.tolfo@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O IF MAIS EMPREENDEDOR é uma ação do IF SUL DE MINAS com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC/MG para projetos de apoio ao micro e pequenos empreendedores brasileiros. O programa oferece aos estudantes e empreendedores apoio técnico, capacitação, mentoria e acesso a redes de colaboração, aproximando-os do mercado e colaborando a transformar suas ideias em projetos viáveis e negócios sustentáveis. Diante disso, objetiva-se neste resumo apresentar o projeto, no qual, consistiu oferecer apoio aos produtores de Kässchimier do município de PanambiRS, auxiliando os produtores rurais na qualificação do negócio e preconizando-se a preservação cultural deste alimento típico da culinária alemã. A metodologia utilizada foi a PDCA – Plan, Do, Check, Act. A proposta iniciou através da identificação do problema na propriedade rural, por meio de questionários realizados pelos bolsistas envolvidos, na sequência construiu-se o plano de ação, no qual resultou na elaboração de cadernos com planilhas financeiras, tabelas de inseminação e artes de identificação dos produtos, os quais, foram entregues, posteriormente, em um encontro oficial na instituição de ensino. Por fim, conclui-se que, apesar de resultados parciais, o projeto auxiliou no desenvolvimento dos envolvidos, na capacitação dos produtores e têm incentivado a preservação cultural, bem como vêm profissionalizando os bolsistas envolvidos.

Palavras–chave: Empreendedorismo. Preservação Cultural. Kässchmier. Panambi.

Estratégias de estudo e gestão do tempo

30

Autores:Laila Löbell, Lisangela Bringhenti da Rosa, Roberto Basílio Leal, Seris de Oliveira Matos Pegoraro, Patrícia Mallmann Schneiders*

*Autor para correspondência: patricia.schneiders@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho refere-se ao Projeto Estratégias de Estudo e Gestão do Tempo proposto pelos servidores do Setor de Assessoria Pedagógica (SAP) do IFFar – Campus Panambi, com a participação de uma estudante bolsista e visa contemplar turmas de 1º ano dos Cursos Técnicos Integrados por tratar de alunos que estão ingressando na instituição e no ensino médio técnico, o qual apresenta rotinas e cargas horárias diferentes daquela que a maioria vivenciava no ensino fundamental. As demais turmas do Campus são atendidas conforme demanda das Coordenações dos Cursos. Os temas trabalhados nas oficinas abordam discussões relacionadas a estratégias de estudo e gestão do tempo. O objetivo do trabalho é auxiliar os alunos a escolherem estratégias mais adequadas de estudo para uma melhor aprendizagem dos conteúdos e otimização do tempo, os quais são fatores preponderantes para um bom desempenho escolar. Para o desenvolvimento do Projeto, confeccionou-se material didático, tais como: slides, vídeos e tabelas para a organização dos horários de estudos semanais e calendário mensal para a turma. Durante a aplicação das oficinas os alunos preencheram um questionário sobre seus hábitos de estudo e foram entregues materiais para auxílio na gestão/organização do tempo e de tarefas. As informações dos questionários serão tabuladas para análise de estudo. Ao final do trabalho espera-se que o Projeto proporcione a reavaliação dos métodos de estudo utilizados pelos alunos e a redução dos índices de transferências, evasão e retenção que, por vezes, acontecem devido à dificuldade de organização e a utilização de metodologias inadequadas de estudo.

Palavras–chave: Estudo. Metodologia. Organização. Gestão. Tempo.

bottom of page