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TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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Atividades extensionistas de robótica na rede municipal de Panambi - 2023

Autores: Evelin Clara Wegner, Lorenzo Bruno Watthier da Silva, Gláucio Carlos Libardoni, Julian Cezar Giacomini*

*Autor para correspondência: julian.giacomini@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A partir do ano de 2020, o IFFar Panambi e a Secretaria Municipal de Educação de Panambi vem elaborando um material didático de apoio para a utilização do kit da GoGo Board, que está disponível nas escolas do município. Este kit tem como finalidade proporcionar noções de robótica aos alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais. Neste sentido, o presente projeto de extensão tem como objetivo aprimorar o material didático existente, expandindo a quantidade de atividades. Além disso, pretende-se organizar uma competição de robótica a ser realizada no mês de outubro/2023, envolvendo os alunos destas escolas. A metodologia consistiu na reprodução das 11 atividades do material para então produzir novos experimentos. Portanto, foram elaborados 3 novos projetos: 1- Controle das saídas com o teclado matricial, 2-Monitoramento da turbidez da água e 3- Tabuada digital. No projeto 1, foi utilizado o teclado matricial para controlar 3 saídas (servo motor, motor dc e LED). No projeto 2, utilizando-se do sensor de turbidez da água, produziu-se um sistema que indica quando a água está limpa e quando está suja. No projeto 3, também com o teclado matricial, foi criado uma tabuada digital, que apresenta os valores e resultados no display conforme os dados digitados pelo usuário. O intuito para o segundo semestre de 2023 é a gravação de vídeo aulas para dar suporte aos professores e alunos da rede municipal. Além disso, pretende-se organizar as atividades referentes à competição de robótica.

Palavras–chave: Robótica. GoGo Board. Educação. Extensão.

Assistente para iluminação de casas inteligentes

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Autores: Helena de Almeida Martins, Laura Datsch de Oliveira, Evelin Clara Wegner, Ivan Paulo Canal*

*Autor para correspondência: ivan.canal@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Assistente residencial é uma maneira de tornar ambientes inteligentes, realizando tarefas como ligar ou desligar a lâmpada de um cômodo ou um equipamento. O presente projeto, desenvolvido por alunas do 2º ano do Curso Técnico em Automação Industrial, busca melhorar o cotidiano das pessoas, automatizando tarefas domésticas por meio de um sistema de iluminação controlado por comando de voz e arduino, sem depender de assistentes comerciais virtuais, como Siri, Alexa ou Google. Devido ao custo desses assistentes virtuais, que variam de R$200,00 a R$2.000,00, muitas pessoas não têm acesso a ela, desse modo o projeto propõe uma solução alternativa. Inicialmente foram feitas pesquisas teóricas sobre os principais equipamentos utilizados, em seguida reunido os materiais e posteriormente começado os testes. Em primeira análise, foi verificado que a comunicação entre arduino e sensor de voz ainda não foi aperfeiçoada e em função disso, não se pode afirmar que atuará da forma esperada, entretanto, os testes ainda estão em desenvolvimento buscando configurar o sistema por comando de voz.

Palavras–chave: Assistente Residencial. Sistema de Iluminação. Automação.

Automação nos processos de reciclagem - Sistema de separação de resíduos

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Autores: Julio César Machado do Nascimento, Bruno Henrique Lambrecht Chicatte, Juliano Rodrigues Padilha, Gustavo Rodrigo Kerkhoff Assmann*

*Autor para correspondência: gustavo.assmann@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A conscientização da população sobre os impactos negativos do lixo no meio ambiente é crucial para evitar poluição, contaminação e acidentes. Para enfrentar tais desafios, o projeto em desenvolvimento propõe a criação de um sistema automatizado para a seleção de materiais recicláveis, visando garantir eficiência e segurança na separação dos resíduos, com o intuito de mitigar danos ambientais e sociais. O sistema utiliza sensores (capacitivos, indutivos e ópticos) para detectar os materiais recicláveis (metal, plástico, papel e vidro) e uma esteira acionada por um controlador lógico programável. A programação desenvolvida utiliza a linguagem Ladder conforme a Norma IEC 61131-3, visa uma operação precisa e eficiente, minimizando erros na seleção dos materiais. Atuadores pneumáticos são empregados no sistema para executar o deslocamento do material até seu destino de descarte. O projeto também prioriza a segurança do operador, uma vez que a máquina realiza todos os procedimentos de separação dos detritos sem intervenção humana, o que reduz o risco de contaminação ou acidentes, sendo ele responsável unicamente por despejar o lixo no local designado e acionar o equipamento. A implementação deste sistema contribui para a redução da poluição e uma gestão mais responsável dos resíduos,além de evitar possíveis acidentes de trabalho no local. O presente projeto está em pleno desenvolvimento como Prática Profissional Integrada do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial, sendo que a análise dos resultados finais e a avaliação da eficácia do sistema serão realizados em etapas futuras.

Palavras–chave: Reciclagem. Automação em processos de resíduos. Esteira movimentadora. Atuadores pneumáticos. Instrumentação.

Desenvolvimento de atividades científicas e técnicas em laboratórios de automação e IF Maker: Bancada de controlador lógico programável

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Autores: Djulia Bottega Schwickert, Karoline Scheffer de Lima, Maiquel Diego Braun, Marco Antônio Ferreira Boaski, Ivan Paulo Canal*

*Autor para correspondência: ivan.canal@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O presente trabalho engloba parte de um projeto de ensino composto pela realização de atividades científicas e técnicas nos laboratórios de Automação Industrial do Campus Panambi. As atividades são coordenadas e orientadas pelos professores da área, assim como supervisionadas por estudantes do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, integrando os alunos do ensino superior e técnico. Nos laboratórios estão disponíveis as seguintes bancadas e equipamentos: Bancada de acionamento de motores, sensores industriais, controlador lógico programável (CLP), bancadas de eletrônica, bancadas de montagem de circuitos elétricos, pneumáticos e hidráulicos, sistemas fotovoltaicos, motores monofásicos e trifásicos. Este trabalho tem como objetivo a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP) da bancada de CLP, passando pelo estudo técnico-científico das características e funcionamento do controlador e dos componentes auxiliares de manobra, sinalização e conexão. O POP é um documento técnico estruturado que descreve o componente e detalha os procedimentos para a operação do equipamento e da bancada. Nestes procedimentos também foram incluídas instruções para a manutenção básica dos equipamentos. Além disso, foram realizados testes práticos de funcionamento da bancada, identificando a existência de problemas e necessidade de reparo, contribuindo com a organização dos componentes e bancadas. Este projeto de ensino proporciona um maior aprofundamento nos conhecimentos vivenciados durante o curso, realizando um protagonismo por parte dos estudantes incrementando suas habilidades, outro ponto relevante é a integração entre o curso técnico e superior de maneira somativa, resultando também na qualificação dos laboratórios institucionais.

Palavras–chave: Laboratórios. Automação. CLP. Procedimento Operacional Padrão. Ensino verticalizado.

Desenvolvimento de atividades científicas e técnicas em laboratórios de automação e IF Maker: Bancada de sensores industriais

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Autores: Artur Henrique Winkelmann de Souza, Danton Daniel Wendland Amorim, Tális Piovesan, Vinícius Almeida Mainardi, Ivan Paulo Canal*

*Autor para correspondência: ivan.canal@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho apresenta a realização de atividades científicas e técnicas no laboratório de Automação Industrial do Campus Panambi. As atividades são coordenadas e orientadas pelos docentes da área de Automação Industrial, integrando os alunos do ensino superior e técnico. As atividades de supervisão são desenvolvidas por estudantes do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, de maneira integrada com os alunos do curso Técnico. O laboratório de Automação Industrial contém bancadas de Quadros de Comandos e Acionamentos, Sensores Industriais, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), Eletrônica, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos e Energias Renováveis. Neste trabalho, apresenta-se a elaboração do Procedimento Operacional Padrão (POP) para a bancada de Sensores, passando pelo estudo técnico-científico das características e funcionamento de cada componente envolvido. Ainda, o POP caracteriza-se como um documento técnico estruturado que descreve os componentes e detalha os procedimentos para a operação de equipamentos e bancadas. O POP da bancada de Sensores constitui-se pela descrição dos componentes: sensores indutivos, capacitivos, ultrassônicos, fotoelétricos difuso e de barreira, encoder, chave de fim de curso, botoeiras, sinalizadores, seletores, potenciômetros e fonte de alimentação. Também realizou-se o estudo da operação prática da bancada, inspeção de componentes e calibração de sensores ultrassônicos seguindo as informações do fabricante, além de identificar rotinas sobre a manutenção dos componentes. Portanto, o trabalho proporcionou qualificar os laboratórios através da elaboração do POP da bancada, contribuindo com as atividades de ensino dos cursos, fomentando a integração de alunos do curso técnico integrado e superior, além de proporcionar aos bolsistas aprofundar os seus conhecimentos técnicos.

Palavras–chave: Laboratório. Automação. Sensores. Procedimento operacional padrão. Ensino verticalizado.

Em busca do equilíbrio no meio ambiente: Refletindo sobre a revitalização dos rios

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Autores: João Victor Rios Feller, Ericson Flores*

*Autor para correspondência: ericson.flores@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Vivemos um momento de intensa poluição ambiental, a qual atinge os rios de maneira excedente. É muito importante lembrar que rios poluídos acabam com toda vida aquática, flora e fauna, além de tornar a água inapropriada para consumo causando doenças. Com a revitalização dos rios, a sociedade em geral se beneficia, inclusive com a diminuição das enchentes, oportunizando a qualidade de vida da população. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico e instiga a fomentar possibilidades de “limpar” os rios. A técnica da flotação, patenteada por um brasileiro, pode ser utilizada em rios menores. Essa técnica faz a separação físico-química da sujeira a partir de substâncias despejadas na água, como polieletrólito e sulfato de alumínio, que faz subir uma espuma de sujeira que é possível retirar depois. A dragagem é um procedimento de escavação que ajuda a retirar os sedimentos (terra, areia, rochas, lixo, plásticos, etc.) do fundo dos rios, lagos, portos, oceano e lagoas industriais por meio de diversos métodos e tecnologias. O gradeamento, é quando grades de metal são inseridas na parte rasa do rio, retendo materiais grosseiros, como os papéis, as garrafas plásticas e os pedaços de vidro que são levados com a chuva. Técnicas nucleares, um radioisótopo, podem ser utilizadas para fazer o mapeamento do trajeto e da quantidade de poluentes presentes na terra e na água, e com isso fazer os biomas voltarem ao local em que já estiveram, com uma reinserção das espécies após o avanço da revitalização da área.

Palavras–chave: Meio ambiente. Revitalização. Rios.

Fábrica de histórias – Para ler, ouvir, encantar e refletir

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Autores: Gabrieli Luísa Gehrke, Ana Luíza Springer, Isabel Blauth, Júlia M. Noll, Lívia B. Tonel, Tainá B. Breitenbach, Miquela Piaia*

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Os alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Farroupilha estiveram envolvidos, nos últimos anos, na produção de histórias infantis bilíngues. As dez histórias infantis bilíngues, totalmente produzidas pelos estudantes, incluindo escrita em língua portuguesa e língua inglesa, ilustrações, edições gráficas e adaptação para versão eletrônica são as obras utilizadas na sexta edição do projeto de extensão Fábrica de Histórias: para ler, ouvir, encantar e refletir, para promoção e incentivo à leitura de alunos da comunidade interna e externa, bem como instrumento de ensino que poderá ser utilizado por pais e educadores para fomentar práticas de leitura, escrita e oralidade nos lares, escolas, bibliotecas, entre outros. Através das temáticas bullying, amizade, coragem, diversidade, empatia, solidariedade, entre outras, as histórias chegam até a comunidade escolar, através de livros físicos, contações e representações teatrais, e atividade pedagógicas, para despertar o interesse e a imaginação de seus leitores, e auxiliar os educadores na construção de conhecimento reflexivo, dialógico e formativo.

Palavras–chave: Histórias infantis. Leitura. Contação de histórias. Ensino reflexivo.

Desenvolvimento de atividades científicas e técnicas no IF Maker: Scanner 3D

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Autores: Diullian Miotto, Vinicius Ludwig Vargas Oliveira, Pablo Henrique Strücker Sarturi, Maiquel Diego Braun, Ivan Paulo Canal*

*Autor para correspondência: ivan.canal@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho de ensino é realizado no IF Maker do Campus Panambi e consiste na execução de atividades científicas e técnicas. As atividades são coordenadas e orientadas pelos professores da área de Automação, com a participação conjunta de alunos do ensino superior e técnico. Os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial desempenham um papel de supervisão, trabalhando em conjunto com os alunos do curso Técnico. O laboratório conta com: impressoras e canetas 3D, máquina CNC de corte e gravação a laser, máquina para recorte de papéis e um Scanner 3D. O objetivo dos estudos foi desenvolver um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o Scanner, fornecendo um ferramental padronizado que oriente a digitalização tridimensional com qualidade. O Scanner EinScan-SE, produzido pela empresa Shining 3D, é uma ferramenta de digitalização tridimensional utilizada em aplicações científicas, como: automação, medicina, indústria e outros. Utilizando a tecnologia de luz estruturada, é capaz de capturar com precisão a geometria de objetos sólidos, resultando em modelos 3D detalhados. Sua alta resolução e facilidade de uso o tornam um recurso valioso para adquirir rapidamente dados tridimensionais precisos, contribuindo de forma significativa para estudos e análises científicas. O estudo possibilitou qualificar o IF Maker através da elaboração do POP do Scanner, auxiliando nas atividades de ensino dos curso, sendo um guia para novos usuários, integrando os alunos do curso técnico e superior, além de instigar aos bolsistas o aprofundamento de seus conhecimentos técnicos.

Palavras–chave: Cultura maker. Procedimento operacional padrão. Scanner 3D.

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