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TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET
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A gamificação como estratégia de engajamento dos alunos 1º ano técnico integrado
Autores: Luis Henrique Hoffmann Brasil, Sirlei Rigodanzo*
*Autor para correspondência: sirlei.rigodanzo@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Vivemos um mundo líquido, volátil, atravessado pelas tecnologias digitais e a inovação. Nesse universo está a escola que com suas dinâmicas de aprendizagem tenta se alinhar a esse novo mundo contemporâneo, repleto de jovens alunos sedentos por conhecimentos, desafios e imersão. Nesse sentido, é preciso olhar para a escola, aqui em especial o IFFAR Campus Panambi e seus cursos integrados de ensino médio, e pensar estratégias que possam envolver os alunos e aumentar engajamento em suas atividades escolares, proporcionando maior interatividade e trabalho em equipe. Assim, surge o projeto de trazer a gamificação como mais uma estratégia de ensino, focando em atividades lúdicas para desenvolver várias capacidades, explorar e refletir sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporando, ao mesmo tempo, questionamentos sobre regras e papéis sociais. Metodologicamente o projeto irá explorar as regras do jogo, muito porque a gamificação na medida em que os elementos utilizados nos jogos levam o estudante a sair de um estado de receptor passivo do conhecimento para um ambiente em que seja estimulado a interagir, discutir, criar e até mesmo ensinar sobre o objeto. Dessa forma, o resultado esperado é aumentar o nível de engajamento.
Palavras–chave: Tecnologias. Jogos. Kahoot. Aprendizagem.
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