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TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
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Na estrada! Cursos e formas de ingresso no campus Panambi
Autores: Luiza Victoria de Oliveira Paula, Bruna Malheiros Pena, Ana Lucia Moreira Mohr, Sandro Borba Possebon*
*Autor para correspondência: sandro.possebon@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Cada Campus do IFFar possui êxito se cumpre com sua função social de ofertar ensino de excelência a diferentes públicos nas localidades e para além de onde suas unidades atuam. Assim, o projeto visa realizar a divulgação in loco em turmas de 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e 3ºs anos do Ensino Médio nas diferentes instituições de ensino de Panambi e região, pois só assim se pode sanar dúvidas e realizar diálogos entre os estudantes e o IFFar - campus Panambi. A metodologia utilizada está voltada para a produção de materiais audiovisuais e impressos que visam apresentar os cursos e as formas de ingresso nos cursos ofertados pelo IFFar - campus Panambi, através do Processo Seletivo; agendamento e visitação nas escolas. Além do envolvimento de uma bolsista o projeto conta com a colaboração de Técnicos em Assuntos Educacionais, estagiária do setor da ASCOM e coordenadores dos cursos, além de servidores que se sentem motivados. Os resultados alcançados serão: ampliação do número de pessoas que conhecem os cursos ofertados no Campus Panambi e as formas de ingresso; redução na escolha inadequada do curso por parte dos candidatos; desenvolvimento de noções básicas sobre produção de imagens (áudio e vídeo) para a estudante bolsista, assim como capacitá-la para realizar apresentações diante de distintos públicos. Após a implantação do projeto espera-se que haja uma procura maior por parte de estudantes da região nos cursos ofertados no campus Panambi. Deste modo, concluímos que o projeto tem repercutido positivamente no município e região.
Palavras–chave: Divulgação de cursos. Perfil do egresso. Formas de ingresso..
Apólogo: Uma proposta ficcional entre a literatura e a área técnica
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Autores:Emilly Betânia Sloczynski Jerke, Carla Luciane Klos Schöninger*
*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O ensino de línguas e literatura está alicerçado nas práticas de letramento, que envolvem a criação de significados concebidos historicamente, socialmente e culturalmente. A abordagem da recepção e produção textual no ensino técnico pode ser direcionada às áreas de conhecimento específicas. O projeto de pesquisa “Mosaico de textos: Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras”, do Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi, objetiva desenvolver práticas voltadas às produções textuais nos modos lírico, narrativo e dramático, aliando isso ao uso de tecnologias para fins didáticos. Entre os teóricos que compõem o arsenal teórico sobre Letramento estão COSSON (2011), DIONÍSIO (2006), GREIMAS E COURTÉS (2008), KERN (2000). Além da pesquisa de caráter bibliográfico, no decorrer do primeiro semestre de 2023 estudou-se o gênero textual apólogo, alguns exemplos e características. A partir disso, propôs- se a produção textual desse gênero, tendo como personagens elementos, objetos, artefatos, instrumentos e dispositivos das devidas áreas técnicas. Quatro turmas de ensino médio do 2º ano desenvolveram a atividade: Técnico em Química (28 alunos), Técnico em Informática (33 alunos), Técnico em Automação Industrial (28 alunos) e curso Técnico em Agricultura (33 alunos). O trabalho fez parte das avaliações semestrais e, como resultado, externou a criatividade e os conhecimentos científicos das áreas de química, automação industrial, informática e agricultura. Portanto, a leitura e a produção textual de diferentes gêneros permite ao estudante estabelecimento de correlações entre o contexto social, a literatura e o ambiente acadêmico, ampliando o conhecimento literário, assim criando e recriando significados
Palavras–chave: Letramento. Apólogo. Literatura. Área técnica.
Musicando com o IFFar
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Autores: Victor Gabriel Scholten de Oliveira, Vinicius Braga Comaretto*
*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O projeto tem como objetivo reunir alunos dos cursos integrados que já praticam algum instrumento musical e possuem disponibilidade para ensaiar e executar obras musicais. O intuito é realizar apresentações artísticas dentro e fora do campus, contribuindo para a divulgação da imagem do IFFar na comunidade externa. A fundamentação teórica destaca a música como arte dos sons, combinados de acordo com variações de altura e duração, proporcionando uma experiência estética. Além disso, explora a dualidade de se executar música por meio de talento natural ou desenvolvimento técnico, abordando também a relação entre o gosto musical e a personalidade. A metodologia do projeto inclui a seleção de bolsistas, inscrições de alunos com prática em instrumentos musicais e ensaios semanais no campus. As músicas escolhidas priorizarão um senso estético apurado. Os participantes terão oportunidades de se apresentar em eventos culturais internos e externos, representando o IFFar. Os objetivos gerais do projeto são criar um grupo de alunos músicos, realizar ensaios semanais e efetuar apresentações musicais em atividades culturais internas e externas do IFFar. Espera-se que os participantes aprimorem suas habilidades musicais, como concentração, raciocínio e percepção, e adquiram mais cultura. Além disso, o projeto busca contribuir para a imagem e divulgação positiva do instituto no meio externo.
Palavras–chave: Música. Prática musical. Atividades artísticas.
Dia mundial da saúde: Ações de promoção à saúde no campus
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Autores: Julia Ribeiro, Alisson Rogério Relly, Angela Schwarz Seiryu Rocha, Patricia Mallmann Schneiders, Raquel de Wallau, Rogeria Fatima Madaloz, Caroline Sissy Tronco*
*Autor para correspondência: caroline.tronco@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Em 1946, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional, a OMS criou em 1948, o Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril. No dia 15 de abril de 2023, foram desenvolvidas ações alusivas ao Dia Mundial da Saúde no Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Panambi. Na ocasião, a comunidade externa junto da comunidade acadêmica foi convidada a participar de atividades que visam repensar sua saúde, por meio de oficinas de Primeiros Socorros, Yoga, Defesa Pessoal, Dança e Trilha ecológica. Além dessas, aconteceram ações permanentes, tais como: avaliação de saúde, orientações odontológicas, avaliação nutricional, prevenção contra a dengue, aromaterapia, teste de capacidade pulmonar, doação de sangue e vacinação contra a gripe. As ações realizadas, contaram com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Corpo de Bombeiros, da Sociedade Hospitalar Panambi, do Programa Mais Saúde Mental, da Liga de Combate ao Câncer, do Hemocentro de Cruz Alta, entre outros. As ações, oficinas e parcerias realizadas contribuíram para o estreitamento das relações entre o IFFar e a comunidade externa, além de proporcionar um momento de reflexão sobre saúde no seu sentido mais amplo.
Palavras–chave: Saúde. Educação em saúde. Promoção da saúde.
Saúde no IFFar: Prevenção como foco de cuidado
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Autores: Amanda Matos, Solange Ester Koehler, Valdecir Schenkel, Vinicius Braga Comaretto, Versieri Oliveira de Almeida, Lázaro Santos Souza, Caroline Sissy Tronco*
*Autor para correspondência: caroline.tronco@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Anualmente a Organização Mundial da Saúde promove um dia para se repensar a saúde integral, o Dia Mundial da Saúde, que no ano de 2023 teve como tema “Saúde para Todos”. O Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde, Hemocentro Regional, Sociedade Hospitalar Panambi, entre outros promoveu uma ação alusiva a este dia. O relato tem por objetivo descrever como se desenvolveram as atividades realizadas no evento. O evento ocorreu no dia 15 de abril de 2023 nas instalações IFFar. As ações foram organizadas em duas modalidades, oficinas temáticas: 1) Primeiros Socorros, contando com a participação de cerca de 45 pessoas, 2) Yoga (25 pessoas), 3) Defesa Pessoal (35 pessoas), 4) Dança (25 pessoas), 5) Trilha Ecológica (15 pessoas). E ações permanentes. Foram realizadas cerca de 150 avaliações de saúde, com verificação de pressão arterial e teste de glicose. 100 avaliações nutricionais. 50 avaliações para prevenção do câncer de boca. 80 testes de capacidade pulmonar. 40 coletas de sangue para doação. 65 vacinas da gripe para os grupos prioritários. Além de orientações sobre aromaterapia, prevenção do câncer de mama e saúde mental. Além de atividades de recreação para as crianças. Durante o dia do evento, circularam pelo campus aproximadamente 1000 pessoas em busca de orientações de saúde e prevenção de doenças. A avaliação do evento foi positiva por parte dos organizadores e pode ser referendada por feedbacks positivos de participantes.
Palavras–chave: MSaúde. Educação em saúde. Prevenção.
English for kids: Language learning adventure
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Autores: Ana Luiza Springer, Gabrieli Luísa Gehrke, Isabel Blauth, Júlia Meireles Noll, Lívia Brondani Tonel, Taína Barboza Breitenbach, Miquela Piaia*
*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Muitos estudos afirmam que quanto mais cedo se inicia o ensino de línguas estrangeiras, mais efetiva e melhor é a consolidação da aprendizagem, mas no Brasil, a oferta de uma segunda língua acontece, na grande maioria, apenas em escolas privadas, o que limita consideravelmente o acesso ao ensino de idiomas. Na tentativa de transformar essa realidade desenvolvemos o projeto de extensão “English for kids: language learning adventure”, o referido projeto é oferecido a crianças que estão cursando o ensino fundamental I, oriundas das escolas públicas municipais e estaduais da cidade de Panambi-RS, através do Instituto Federal Farroupilha. O projeto busca fundamentar e estimular o aprendizado da língua estrangeira através de atividades que abordam variados assuntos que são de interesse dos aprendizes, relacionados, portanto, com sua faixa etária. O método comunicativo, utilizado no desenvolvimento desse projeto, visa que o aluno utilize a língua para se comunicar em situações reais de interação social. Os resultados esperados são a inserção das crianças em uma nova realidade ao despertar o interesse e curiosidade em relação ao idioma, possibilitando, assim, crescimento pessoal e intelectual. Dessa forma, buscamos enriquecer a compreensão cultural e linguística e prepará-los, desde cedo, para um mundo globalizado, cuja língua da contemporaneidade é a língua inglesa.
Palavras–chave: Língua inglesa. Crianças. Escolas públicas
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