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TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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Programa Academia e Futebol - Núcleo Panambi 2023

Autores: Pedro Henrique de Pellegrin Martins, Cícero Mattos da Motta, Bruna Pires da Rosa, Taciane da Silva Guterres e Maria Elisa Ullmann dos Santos*

*Autor para correspondência: maria.santos@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Programa Academia e Futebol foi desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Futebol vinculada ao Ministério dos Esportes e busca garantir a prática do futsal, bem como possibilitar a disseminação e multiplicação de conhecimentos sobre essa modalidade. O Programa desenvolvido no IFFar Campus Panambi proporciona aos atletas participantes a oportunidade de conhecer os demais espaços da instituição, para assim, alcançar-se um dos propósitos do projeto, que é a possibilidade de uma futura inserção dos mesmos no âmbito de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Em seu segundo ano de atividades, o Núcleo Panambi atende atualmente 120 atletas, estudantes da rede pública e privada de ensino, e está dividido em 4 turmas de 30 alunos, destes três do naipe masculino (90 meninos) e uma do naipe feminino (30 meninas), na faixa etária de 07 a 13 anos de idade. As atividades são desenvolvidas no turno da noite e ministradas por uma profissional de Educação Física, uma acadêmica da mesma área, ambas vinculadas ao Programa externo e mais dois bolsistas vinculados ao projeto de extensão do IFFar, são divididas em 2 dias da semana e acontecem no ginásio poliesportivo do IFFar Campus Panambi. Por fim, espera-se promover a prática do futsal e viabilizar competições e ações integrativas entre os participantes do Núcleo e as escolinhas de futsal localizadas em Panambi a fim de consolidar parcerias institucionais entre o IFFar, a Secretaria de Educação e entidades relacionadas ao futebol como possibilidade de desenvolvimento humano e social.

Palavras–chave: Esporte. Futebol. Infância. Adolescência. Inclusão.

Alfabetização científica: Descobrindo mini cientistas

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Autores:Bianca de Oliveira, Josiana Rita Bazzana, Aline Machado Zancanaro*

*Autor para correspondência: aline.machado@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O presente trabalho a ser apresentado na Mostra Científica é o projeto de extensão do ano 2023 do IFFAR Campus Panambi Mini Cientistas, de coordenação da Professora Aline M. Zancanaro. O desenvolvimento desse projeto de extensão proporciona aos alunos de pequena idade um contato inicial com a ciência. Propomos um primeiro olhar para a ciência, com novas descobertas cientificas através do lúdico, utilizando para isso metodologias ativas em educação, auxiliando o processo de alfabetização científica, apresentando a ciência para as crianças de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Durante o projeto, são realizadas oficinas de ciências nos laboratórios de química, biologia e física do IFFAR Campus Panambi, onde existem alunos bolsistas e voluntários que participam auxiliando na experimentação no laboratório de química e física e também nas explicações da parte de animais taxidermizados e vida dos animais no laboratório de biologia. O processo de avaliar o projeto se dá através de desenhos, onde as crianças desenham aquilo que mais gostaram da atividade, dessa forma podemos avaliar se houve aprendizagem e se temos ou não que alterar nossas práticas.

Palavras–chave: Ciência. Cientistas. Crianças. Educação.

Língua portuguesa como ferramenta de inclusão para venezuelanos: Extensão que transforma a vida dos imigrantes

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Autores: Lívia Klein, Bryan Ferreira dos Santos, Camila Ribeiro Cabral, Eduarda Schierenbeck Horst, Maria Elisa Ullmann dos Santos, Sofia Suero do Nascimento, Rudião Wisniewski*

*Autor para correspondência: rudiao.wisniewski@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Com a crise da Venezuela, o fluxo de seus cidadãos para o Brasil cresceu muito nos últimos anos. O município de Panambi, devido ao grande número de empresas do setor metal-mecânico, os tem recebido e empregado. O IFFAR - Campus Panambi, desde 2021, tem realizado atividades para promover a inclusão desses sujeitos. A principal delas é a realização de cursos de extensão, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa, para conhecerem a dimensão cultural e social do Brasil, com inclusão digital, bem como formação profissional, por meio de cursos on-line gratuitos. O projeto se desenvolve a partir da aprovação no Programa Institucional de Inclusão Social do IFFAR (PIISF), o que permite o pagamento de lanche aos alunos. Ocorre em parceria com a SMEC e a UAB, toda segunda-feira à noite. Este ano, a parceria tripartite permitiu também a realização de aula de português para os filhos dos venezuelanos que realizam o curso, além de português como terceira língua para imigrantes surdos. A participação contribui com o aprendizado da língua, promovendo o convívio pelo qual as relações interculturais se constituem em um ambiente comprometido com a formação humana e cidadã, pois o IFFAR é uma instituição pública e inclusiva. Conclui-se que o projeto tem transformado vidas, pois quem o frequenta tem conseguido melhores oportunidades de emprego e as crianças e alunos surdos, que iniciaram este ano, já têm relatado melhoria no desenvolvimento de suas atividades cotidianas e das relações interpessoais.

Palavras–chave: Inclusão, Venezuelanos, Língua portuguesa.

Ciranda intergeracional: Um encontro de histórias e de saberes

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Autores: Camilly Zanetti Mantovani, Emilly Schüler de Lima, Jean Lucas Dill, Angela Schwarz Seiryu Rocha, Maria Elisa Ullmann dos Santos, Camila Ines Ribeiro Cabral*

*Autor para correspondência: camila.ribeiro@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Ao longo do tempo, o ser humano acumula experiência de vida, sentimentos e conhecimentos, sendo benéfico o convívio entre diferentes gerações para indivíduos de todas as idades. Porém essa atividade é muitas vezes deixada na teoria e não aplicada por parte da sociedade. O projeto Ciranda intergeracional: Um encontro de histórias e de saberes tem como objetivo proporcionar encontros de estudantes do ensino médio com moradores de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), incentivando o compartilhamento de saberes, cultura e histórias de vida. O projeto é desenvolvido em duas ILPIs do município de Panambi, através do encontro de estudantes e servidores do IFFar e residentes das instituições, onde são desenvolvidas atividades visando proporcionar ativação motora e cognitiva dos idosos através de música, atividades físicas, dinâmicas, contação de histórias e roda de conversa. Os idosos são estimulados a lembrar e contar vivências de sua infância e juventude, e os estudantes a conhecer realidades e valores de outra geração. Sendo assim, espera-se proporcionar o compartilhamento de saberes através de encontros entre diferentes gerações, possibilitando a troca de experiências e vivências afetivas, auxiliando na diminuição de conflitos que tenham origem nas diferenças de valores e costumes entre as gerações. O compartilhamento de saberes e o convívio de diferentes gerações pode tornar seres humanos mais tolerantes, com respeito e diálogo, construindo uma sociedade mais justa, sem preconceitos e estimulando uma melhor qualidade de vida a todos. É nesses momentos que as novas gerações conhecem o passado, aprendem o presente e projetam o futuro.

Palavras–chave: Relações intergeracionais. Envelhecimento. Compartilhamento de saberes.

Deutsch mit spaß (Alemão com diversão)

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Autores: Jean Lucas Dill, Carla Luciane Klos Schöninger*

*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O ensino de línguas estrangeiras é um tema relevante e desafiador no Brasil. Diversos estudos enfatizam que o aprendizado precoce é mais efetivo, mas, infelizmente, a oferta de uma segunda língua é predominantemente restrita a escolas privadas, limitando o acesso para muitos alunos. Para abordar essa questão, foi desenvolvido o projeto de extensão "Alemão para crianças da comunidade", com o objetivo de oportunizar o aprendizado do idioma para 15 crianças do ensino fundamental I, oriundas de escolas públicas em Panambi-RS, através do Instituto Federal Farroupilha. O projeto conta com um bolsista e quatro voluntárias. A cidade de Panambi é de colonização alemã, deste modo o idioma e a cultura estão muito presentes no cotidiano da comunidade. O projeto adota o método comunicativo, priorizando a utilização da língua em situações reais de interação social, buscando, assim, estimular e consolidar o aprendizado de forma significativa. As atividades são planejadas considerando os interesses dos alunos (brincadeiras, músicas, histórias e o contato com objetos provindos da Alemanha), tornando o processo mais envolvente e eficaz. Durante as aulas, as crianças mostraramse interessadas pela língua alemã, além de também terem uma certa facilidade no aprendizado dela. Além disso, esta iniciativa visa romper barreiras socioeconômicas, garantindo que o acesso ao ensino de línguas seja ampliado para todos, independentemente da classe social, o que representa um passo importante na busca por uma educação mais inclusiva e igualitária. Essa experiência certamente contribuirá para o desenvolvimento acadêmico e pessoal ao longo da vida dos participantes.

Palavras–chave: Língua alemã. Crianças. Educação pública.

Toxicologia no uso de cigarros eletrônicos

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Autores: Raíssa Natália Oliveira, Bianca Braitenbach Moura, Gabriel Gottlieb Zimmermann Reiner, Gabriela Santos Barcellos, Martina Seerig Araujo, Jenifer Heuert Konrad, Aline Machado Zancanaro*

*Autor para correspondência: aline.machado@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O trabalho aborda o uso cada vez mais comum dos dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como cigarros eletrônicos, por jovens e adultos. O objetivo consiste em avaliar o conhecimento da comunidade a respeito da temática e repassar a visão científica de malefícios à saúde humana. O trabalho foi desenvolvido para que pudéssemos analisar quais os principais riscos que os cigarros eletrônicos podem causar a nós seres humanos, e com isso mostrar a sociedade a importância de utilizar o dispositivo com sabedoria, por conter grandes quantidades de nicotina. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de um questionário para avaliar o conhecimento dos entrevistados sobre o tema e a desmontagem de alguns dispositivos para visualização dos componentes. Os resultados indicam que muitas pessoas ainda estão desinformadas sobre os malefícios causados pelo cigarro eletrônico e que informações falsas são disseminadas informalmente. A maioria dos entrevistados afirmou conhecer os riscos do cigarro eletrônico, mas apenas uma pequena parcela disse não conhecer ou conviver com usuários. Aqueles que utilizam os dispositivos o fazem principalmente em festas, influenciados por amigos ou conhecidos. Diante dos achados, conclui-se que campanhas de conscientização são essenciais, principalmente direcionadas aos jovens, que se mostraram ser o público mais consumidor. É fundamental alertar sobre os riscos que esses dispositivos podem acarretar na saúde.

Palavras–chave: Toxicologia. Cigarro. Eletrônico. Nicotina.

Música e percepções sonoras

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Autores: Luiza Paula Marques Kehl, Vinicius Braga Comaretto*.

*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto busca criar um espaço de encontro para discutir como a música pode afetar os indivíduos. Ele tem como propósito promover a cultura, a interatividade e a inclusão social dentro do ambiente escolar. O projeto se concentrará na interpretação dos sentimentos presentes nas composições musicais, buscando compreender o que levou os artistas a criá-las, especialmente os músicos que possuíam alguma deficiência ou transtorno psicológico e como a música os auxiliou. A fundamentação teórica destaca o impacto da música nas emoções, comportamentos e até na saúde, estimulando várias áreas do cérebro. A musicoterapia é abordada como uma forma de reabilitação motora e tratamento para casos de ansiedade e depressão. O projeto não oferecerá sessões de musicoterapia, mas compartilhará músicas terapêuticas e permitirá que cada participante relate suas experiências e os efeitos da música no cérebro e nas emoções humanas. A metodologia inclui a divulgação do projeto, inscrição de participantes e realização de sete encontros presenciais. O projeto pretende promover uma experiência auditiva de sons musicais, auxiliar no relaxamento, atenção, concentração e autoestima dos participantes, além de estimular a capacidade interativa e de comunicação. Os resultados esperados incluem a promoção da reinserção social, melhoria da coordenação motora e capacidade intelectual, desenvolvimento de outros saberes escolares e a compreensão da estrutura da linguagem musical.

Palavras–chave: Música. Educação musical. Percepção sonora.

As musas visitam a terceira idade

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Autores: Giovana Zanuzo Marcon, Vinicius Braga Comaretto*

*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto selecionará alunos do IFFar campus Panambi que praticam algum instrumento musical e realizará ensaios para que o grupo possa se apresentar em asilos locais da cidade de Panambi-RS. Os asilos carecem de atividades culturais, tornando-se um público frequentemente esquecido e carente de interações sociais. A música tem o poder de alterar estados de ânimo e proporcionar diversos benefícios cognitivos e emocionais. Além disso, é uma forma de expressão artística que estimula a criatividade e a autoexpressão. A metodologia do projeto envolverá a seleção de bolsistas, inscrições de alunos com prática em instrumentos musicais, realização de ensaios semanais no horário de almoço no campus e, posteriormente, apresentações nos asilos da região. O repertório será escolhido de forma a se conectar com a faixa etária dos idosos. Os objetivos gerais são reunir alunos músicos, promover ensaios regulares e realizar apresentações nos asilos locais. Espera-se que os participantes desenvolvam habilidades musicais e melhorem a concentração, o raciocínio, a percepção, o equilíbrio e o relaxamento, além de fortalecer a motivação e adquirir cultura. O projeto também visa melhorar a imagem do IFFar na comunidade local e aproximar os jovens dos idosos, proporcionando momentos de prazer e descontração para os residentes dos asilos. Referências bibliográficas importantes são utilizadas para embasar a proposta. Com esse projeto, espera-se impactar positivamente tanto os alunos participantes quanto os idosos dos asilos, proporcionando benefícios emocionais e culturais para ambas as partes.

Palavras–chave: Música. Idosos. Apresentações culturais.

Creamina: Chocolate enriquecido com proteína e creatina

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Autores: Emilly Schüler de Lima, Bryan Ferreira dos Santos, Giulia Carolina Bernardi Libardi, Thaís Fetter Severo, Larissa de Lima Alves*

*Autor para correspondência: larissa.alves@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Com a influência das mídias sobre a idealização de um corpo perfeito, há uma maior busca por suplementação alimentar, visando o aprimoramento da saúde e obtenção de maior disposição. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um chocolate 70% cacau enriquecido com albumina e creatina, respeitando a dose diária recomendada de cada suplemento. As amostras foram analisadas experimentalmente com relação ao teor de proteína e umidade e com relação a aceitação sensorial e intenção de compra. O chocolate foi elaborado a partir de chocolate comercial (70% cacau) derretido, acrescido de albumina e creatina, de modo que o produto final contivesse 5 g de proteína e 1 g de creatina por porção de 25 g. As análises laboratoriais demonstraram que o chocolate suplementado apresentou 14,53 g% a mais de proteína em comparação com o convencional (sem suplementos), usado como matéria-prima. O teor de umidade teve aumento de 1,18 % comparativamente ao chocolate sem suplementação, em decorrência da elevada higroscopicidade dos suplementos adicionados. O teste de aceitação demonstrou que 95,7% dos participantes são possíveis consumidores deste produto, se lançado ao mercado. Deste modo, os resultados obtidos concluem que foi possível desenvolver um chocolate enriquecido com proteína e creatina e que o público aceita a nova forma de ingestão de suplementos alimentares sugerida por essa pesquisa.

Palavras–chave: Suplementação. Albumina. Sensorial.

Produção de polímero de celulose a partir de casca de arroz

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Autores: Luiza Couto Pereira, Eleandro Augusto Mantovani de Amorim, Camilly Zanetti Mantovani, Luana Wagner Pitthan, Letícia Camily Kuff, Felipe Ketzer, Larissa de Lima Alves*

*Autor para correspondência: larissa.alves@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A casca representa o maior volume entre os subprodutos obtidos durante o beneficiamento do arroz, sendo composta por aproximadamente 50% de celulose. A celulose e suas modificações têm sido amplamente utilizadas em vários setores industriais, como de alimentos, farmacêutico, químico e de nanotecnologia, sendo relevante a descoberta de novas fontes desta matéria-prima. Esta pesquisa teve como objetivo obter o polímero triacetato de celulose a partir de casca de arroz, como Prática Profissional Integrada do curso Técnico em Química Integrado. Em laboratório, a casca de arroz foi tratada por hidrólise alcalina em autoclave e na sequência por hidrólise ácida em condensador de refluxo. O resíduo das hidrólises foi seco em estufa e purificado por reação com ácido acético glacial e ácido sulfúrico, seguido de secagem em estufa, resultando em um polímero branco. A proposta pode contribuir para a preservação do meio ambiente, pois aproveita o um resíduo do arroz, recurso gerado em grandes quantidades e de baixo custo, substituindo os polímeros produzidos a partir do petróleo, matéria-prima não renovável, diferentemente da casca de arroz, recurso que pode ser renovado a cada colheita.

Palavras–chave: Casca. Arroz. Acetato de celulose. Biopolímero.

Extração do óleo essencial do orégano e teste de atividade antimicrobiana

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Autores: Julia Pereira Fontes, Luiza Paula Marques Kehl, Luiz Eduardo Batista Serquivitio, Julia Oliveira Portela, Laura Zientarski da Silva, Rudião Rafael Wisniewski, Daniela Alves Oriques*

*Autor para correspondência: daniela.oriques@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O orégano possui um sabor e odor muito característicos, além de ter um alto potencial antioxidante e antimicrobiano, os quais derivam-se dos fenóis timol e carvacrol, ambos muito presentes na composição de determinados óleos essenciais. Estes vêm sendo cada vez mais utilizados como remédios e antibióticos naturais, se tornando comumente recomendados por especialistas da saúde. Desse modo, o projeto tem como objetivo realizar a extração do óleo essencial de orégano, em sua máxima concentração, e analisar todas as suas propriedades como: cor, consistência, odor, e consequentemente, o seu potencial antimicrobiano. A extração do óleo, realizada pelo método de Soxhlet, apresenta o processo consecutivo de fervura do álcool etílico, evaporação e condensação do mesmo, processo este que requer cerca de seis horas, resultando na extração do óleo essencial de orégano bruto, que possui distintas propriedades, sendo uma delas o potencial antimicrobiano. Tendo como continuação serão realizados testes com os microorganismos Staphylococcus, Penicillium, Rhizopus, Aspergillus, e outros, para constatar se o caráter antimicrobiano está realmente presente nesta planta.

Palavras–chave: Orégano. Óleo. Extração. Antimicrobiano

Produção de biogás a partir de um resíduo orgânico

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Autores: Nicolas Brizolla Severo, Luís Antônio Zardin, Rafael dos Santos Meggiolaro, Felipe Ketzer*

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho tem por objetivo encontrar uma solução para a obtenção mais fácil de biogás metano através da utilização de resíduos sólidos, destacando a importância dessa fonte de energia renovável e sustentável. O biogás será obtido por meio da decomposição anaeróbica da matéria orgânica presente em resíduos de alimentos. O processo ocorrerá em um biodigestor caseiro desenvolvido pelos autores, onde as bactérias decompõem a matéria orgânica na ausência de oxigênio, liberando gases como metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). Esse método de produção é capaz de gerar energia limpa e também contribui para um gerenciamento responsável dos resíduos orgânicos, convertendo um problema em uma solução ambientalmente amigável. Como resultados, o sistema gerou biogás em quantidade suficiente para manter uma chama piloto acesa, indicando que a decomposição produziu metano na proporção mínima necessária. O metano é o principal componente do biogás e possui um alto valor energético, podendo ser utilizado para geração de eletricidade, calor e como combustível para veículos. Essa prática promove a diversificação da matriz energética, o que é essencial para um futuro mais sustentável. Em conclusão, a produção de biogás a partir de resíduos sólidos oferece uma série de vantagens tanto em termos ambientais quanto energéticos, sendo essencial para avançar em direção a um futuro mais limpo e renovável, auxiliando na mitigação das mudanças climáticas e na preservação do meio ambiente. A promoção e o incentivo a essa abordagem, ainda que em pequena escala, são fundamentais para impulsionar a adoção de fontes de energia sustentáveis.

Palavras–chave: Biometano. Bioenergia. Resíduos sólidos.

Polímero biodegradável de amido de milho modificado com coroa do abacaxi (ananas comosus)

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Autores: Andrieli Mara da Costa Silva, Eduarda Moraes Baldo, Emily De Fatima Silva Sampaio, Gabrielle Sally Rambo, Guilherme Schuster Moi, Gerson Azulim Muller, Lucilene Losch de Oliveira*

*Autor para correspondência: lucilene.oliveira@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Desde sua criação no final do século XIX, o plástico faz parte da vida cotidiana das pessoas. Sabendo que os plásticos comuns, produzidos a partir da destilação do petróleo, estão sendo responsáveis por graves impactos ambientais, pois apresentam lenta degradação, esse trabalho tem como objetivo produzir um biopolímero de amido de milho modificado a partir das fibras da coroa do abacaxi como uma alternativa de substituição ao uso de polímeros petroquímicos. Para preparar o biopolímero foram extraídas e previamente tratadas as fibras da coroa do abacaxi, misturando-as a uma massa gelatinosa do biopolímero de amido de milho, glicerol, água destilada e ácido acético. O biopolímero modificado com fibras da coroa do abacaxi apresentou maior resistência mecânica após três dias em relação ao biopolímero obtido a partir do amido de milho contendo o glicerol como plastificante. A fim de verificar o tempo de biodegradabilidade, foi realizado três diferentes tratamentos em quintuplicada: (a) biopolímero mantido sobre a superfície da terra; (b) biopolímero mantido sob a terra; (c) biopolímero submerso em água, durante o período de 28 dias. O biopolímero apresentou maior dureza após adição das fibras da coroa, com maior degradabilidade na presença de água (65,34% de degradação), enquanto que quando mantido sobre a superfície da terra consumiu maior período de tempo (48,72% de degradação). Por fim, a adição das fibras da coroa do abacaxi possibilitam a produção de um biopolímero de maior resistência mecânica, apresentando uma melhoria no seu processamento industrial, além de não causar impactos ao meio ambiente.

Palavras–chave: Biopolímero. Sustentabilidade. Amido de milho.

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