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TÉCNICO EM AGRICULTURA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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As musas visitam a terceira idade - 2ª edição

Autores: Samuel Ruviaro Correa; Vinicius Braga Comaretto*.

*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto selecionou alunos do campus que tocam algum instrumento musical e está realizando ensaios para apresentações em asilos de Panambi-RS. O público alvo é carente de atividades culturais e frequentemente se sente esquecido. O projeto foi concebido para aproveitar o tempo livre dos alunos no campus e proporcionar atividades culturais aos idosos, que frequentemente solicitam tais eventos para se distrair e relembrar sua juventude. A música, considerada alimento para a alma, tem o potencial de melhorar o ânimo e a qualidade de vida dos idosos. O projeto visa também promover habilidades cognitivas e emocionais nos alunos, como desenvolvimento da linguagem, coordenação motora, memória, concentração, criatividade, auto expressão, trabalho em equipe e resolução de problemas. Os ensaios estão ocorrendo semanalmente e as músicas selecionadas são as que possuem relevância para a faixa etária dos idosos. Espera-se que o projeto aproxime os jovens dos idosos, melhorando a percepção mútua e proporcionando momentos de alegria e descontração para os moradores dos asilos, além de promover a imagem do IFFar na comunidade local.

Palavras–chave: Música. Idosos. Apresentações culturais.

Atividades extensionistas de robótica na rede municipal de Panambi - 2024

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Autores: Lorenzo Bruno Watthier da Silva; Breno; Gláucio Carlos Libardoni; Marcelo Bataglin; Maiquel Diego Braun; Julian Cezar Giacomini*

*Autor para correspondência: julian.giacomini@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este projeto de extensão começou em 2019 com a criação de uma apostila para auxiliar o uso dos kits de robótica Gogo Board nas escolas municipais de Panambi. Em 2024, o foco é realizar a 2ª competição de robótica para alunos do 6° ao 9° ano das escolas do município, inspirada na edição do ano passado, que obteve resultados positivos. Os alunos continuam a utilizar a apostila, atualizada até 2023. Para esta competição, prevista para setembro, foram realizadas diversas preparações, incluindo a capacitação dos professores e a elaboração de vídeo aulas instrutivas para auxiliar na montagem e programação dos carrinhos. A pista e os acessórios dos carrinhos, com partes produzidas em impressoras 3D no IF Maker, foram desenvolvidos para o evento. A competição conta com um software para sua organização e um edital regulador. O empenho na organização tem sido significativo, e espera-se que o evento proporcione um excelente desempenho dos alunos, além de estimular o aprendizado em robótica, promover boas práticas, diversão e envolvimento da comunidade, oferecendo uma experiência educativa enriquecedora.

Palavras–chave: Competição. Robótica. Gogo Board. Apostila. Capacitação

Desenvolvimento de protótipo de jogo eletrônico: Genius

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Autores: Theylor Alexander da Silva de Leon, Marco Antônio Ferreira Boaski, Marcelo Bataglin, Julian Cezar Giacomini*

*Autor para correspondência: julian.giacomini@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este projeto de ensino possui como objetivo o desenvolvimento de um protótipo do jogo Genius. Este jogo é inspirado no mesmo comercializado pela Estrela. Trata-se de um jogo intuitivo, onde o participante visualiza uma sequência de cores e tenta replicá-la. Se acertar a sequência, ele passa de nível, aumentando a dificuldade. As três melhores pontuações ficam gravadas no protótipo. O projeto envolve alunos do 2º ano do curso técnico integrado em Automação Industrial, e objetiva aplicar os conhecimentos das disciplinas de Eletrônica, Sistemas Microcontrolados e Desenho Técnico II. Além disso, pretende-se utilizar este projeto para dar suporte na divulgação dos cursos. O protótipo possui dimensões de 30x50 cm, com seis botões relativos à sequência a ser seguida, além de dois botões para iniciar o jogo e um display para informar o jogador. São realizados encontros quinzenais e os integrantes foram separados em três áreas: programação, elétrica e mecânica. Como resultados parciais tem-se o projeto mecânico da estrutura da caixa, bem como também encontra-se finalizado o projeto da parte eletrônica. A programação do microcontrolador ainda está em desenvolvimento. A estrutura mecânica do protótipo foi desenvolvida com o auxílio do laboratório IFMaker, através do corte das chapas de MDF com a máquina de corte à laser. Para a finalização do projeto resta a confecção da caixa, a compra dos componentes eletrônicos, e a montagem em si, integrando todos os elementos com a programação do Arduino. Neste sentido, o projeto vem sendo executado satisfatoriamente, integrando os conceitos das disciplinas em um projeto multidisciplinar.

Palavras–chave:
Eletrônica. Genius. Programação.

Estude como uma garota: vozes femininas que ecoam na escola

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Autores: Evelin Clara Wegner, Isabel Blauth, Júlia Meireles Noll, Tainá Barboza Breitenbach, Miquela Piaia*

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: As normativas atuais que regem a educação orientam o desenvolvimento de competências e habilidades que valorizam a cultura digital e o protagonismo discente, assim, conferindo aos estudantes um papel ativo no seu próprio processo de aprendizagem. Aliado ao que é preconizado, construiu-se uma proposta de prática de ensino para a promoção de letramento multimodal crítico para alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do IFFar campus Panambi-RS, a qual visou tornar as aulas de língua portuguesa e língua inglesa mais significativas para os alunos, transformando-as em experiências colaborativas e ativas de aprendizagem, promovendo ações educacionais relacionadas ao empoderamento e protagonismo femininos em uma perspectiva crítica. Como base para o desenvolvimento das fases do projeto utilizamos a Pedagogia dos Multiletramentos, proposta pelos pesquisadores do The New London Group (2000), cuja abordagem envolve quatro aspectos principais: prática situada, instrução aberta, enquadramento crítico e prática transformada. O projeto possibilitou situações de ensino-aprendizagem significativas, reflexivas e transformadoras, aliando diferentes modos semióticos e múltiplas linguagens. A jornada rumo à igualdade nas relações de gênero continua sendo complexa e extensa, mas deve avançar apesar dos obstáculos e de estruturas patriarcais que muitas vezes atuam de forma incisiva e até violenta. Para todas que enfrentam formas de repressão feminina, para todos que reconhecem os fatores repressivos como desqualificadores da condição humana, e para aqueles que ainda não compreendem, a educação pavimenta o caminho para uma nova posição social, mais humana, humanista e humanizadora.

Palavras–chave: Letramento crítico. Empoderamento feminino. Multimodalidade.

Instrumentalização musical - Violão para iniciante

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Autores: Luis Paulo Hermes Antoniolli; Vinicius Braga Comaretto*.

*Autor para correspondência:vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto visa oferecer aulas de música instrumental, especificamente violão, para promover o desenvolvimento cultural e educacional de alunos internos e do público externo interessado. O objetivo é proporcionar aprendizado e expressão artística, estimulando o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos participantes. A música instrumental enriquece culturalmente, desenvolve habilidades cognitivas, coordenação motora, disciplina e trabalho em equipe. O projeto busca preencher a lacuna de acesso a aulas de música devido a restrições financeiras ou falta de oportunidades, oferecendo aulas acessíveis e de qualidade. Estudos mostram que aprender um instrumento contribui para a memória, concentração, habilidades matemáticas, linguagem, autoconfiança e criatividade, além de proporcionar expressão emocional e promover interação social. A metodologia inclui a seleção de participantes via formulário eletrônico, escolha de violões (próprios ou disponibilizados pelo campus), aulas individuais e em grupo, com conteúdo cobrindo notação musical e acordes. Serão organizadas apresentações internas e externas para os alunos compartilharem seu progresso. O objetivo é fornecer educação musical de qualidade, enriquecer a compreensão cultural, facilitar o acesso à educação musical, estimular a expressão artística e desenvolver competências cognitivas. Espera-se que os participantes saiam com maiores habilidades musicais, melhor compreensão da música e desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Palavras–chave: Instrumentação musical. Música. Aula.

Oportunidades que transformam: os caminhos para o IFFar - Campus Panambi

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Autores: João Victor Rios Feller, Justina Franchi Gallina*

*Autor para correspondência: justina.gallina@iffar.edu.br

RESUMO: O projeto de extensão “Na Estrada” oferece informação e orientação por meio de intervenções dentro e fora da sala de aula. Seu objetivo é divulgar os cursos e as formas de ingresso no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas em 10 municípios da região. Também visa produzir material impresso e digital para divulgação do Processo Seletivo. O projeto apresenta a estrutura de um Instituto Federal e os benefícios de cursar um técnico ou graduação, despertando o interesse de novos estudantes em ingressarem no IFFar. Demonstra que a educação capacita as pessoas com habilidades para melhorar suas vidas e contribuir positivamente para a sociedade. Além disso, aborda informações sobre reserva de vagas e especificidades de cada curso oferecido no Campus, orientando e esclarecendo dúvidas. A participação ativa do estudante extensionista, proveniente de outro município, permite o compartilhamento de sua experiência, apresentando o IFFar e motivando futuros candidatos, mostrando que as oportunidades transformam vidas. Como resultados esperados, serão produzidos materiais digitais e compartilhadas informações sobre a instituição para cerca de 1.200 estudantes de mais de 30 escolas, ampliando o número de pessoas que conhecem o IFFar, os cursos ofertados no Campus Panambi e as formas de ingresso na instituição.

Palavras–chave: Educação. Oportunidades. Orientação. Cursos Técnicos. Graduação.

Vozes femininas na literatura

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Autores: Laura Datsch De Oliveira, Lavínia Maroso Pause, Miquela Piaia, Laura Beatriz da Silva Spanivello; Carla Luciane Klôs Schöninger*

*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto Literaturas pelo mundo, em sua primeira edição, objetivou contemplar manifestações literárias de distintos períodos, envolvendo Literaturas produzidas em diferentes países. Foram promovidos saraus de Literaturas de língua portuguesa, de língua alemã e de língua inglesa. A metodologia envolve a leitura, estudo e análise de textos literários no contexto escolar, os quais são divulgados por meio de saraus literários, contemplando apresentações artísticas e culturais em diferentes idiomas: declamações de poemas, encenações, vídeos, exibições musicais, performances, exposições de obras, entre outras. Para a segunda edição 2024, a ênfase está sendo dada aos textos de autoria feminina, primeiramente autoras negras e no segundo momento mulheres na literatura. O público-alvo integra alunos do ensino médio dos diferentes cursos: Técnico em Agricultura, Técnico em Química, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Informática e Técnico em Edificações, bem como docentes, servidores técnicos em assuntos educacionais, convidados e audiência externa. Neste sentido, o projeto tem trazido contribuições para a formação leitora e está agregando conhecimentos literários e culturais.

Palavras–chave: Literaturas. Saraus. Cultura. Leitura.

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