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TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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A representação de personagens literários através da inteligência artificial: um mosaico de textos e imagens

Autores: Isabelly Paola Lacerda; Carla Luciane Klos Schöninger*

*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de pesquisa “Mosaico de textos” aborda os estudos literários em práticas didáticas no ensino de língua portuguesa e línguas estrangeiras. A proposta contempla a leitura de textos de diferentes gêneros, análise e produção em distintos formatos, o que envolve a multimodalidade e o uso de múltiplos recursos semióticos. Dessa forma, objetiva-se desenvolver produções textuais em verso e prosa e fazer uso de recursos tecnológicos complementando a significação textual. Neste trabalho, a abordagem contempla a leitura de obras clássicas e contemporâneas da literatura, nas turmas de 2º ano dos cursos: Técnico em Informática: (leitura de Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus); Técnico em Química (Hibisco Roxo, de Chimamanda Adichie), Técnico em Agricultura e Técnico em Automação Industrial (escolha de diferentes clássicos da literatura brasileira). No decorrer das aulas de Língua Portuguesa e Literatura, esses 120 alunos foram orientados a produzir um ensaio literário acerca da obra lida, enfatizando características físicas, psicológicas e descrevendo percepções pessoais acerca de um personagem e da obra completa, em seus aspectos culturais, sociais e linguísticos. A partir deste desse estudo, fizeram uso de inteligência artificial (Canva, DemoCreator, PicArt, entre outros aplicativos) para gerar uma imagem do personagem escolhido e cenário correspondente. As produções vêm sendo analisadas, considerando aspectos linguísticos, construção textual e aptidão analítica. Os resultados têm destacado o potencial dos alunos, proveniente da liberdade criativa, contribuindo na sua formação qualitativa. Portanto, o projeto é de extrema relevância para a formação de leitores, para o desenvolvimento da escrita e das habilidades tecnológicas.

Palavras–chave: Letramento literário. Multimodalidade. IA. Análise textual. Produção textual.

Clube de Leitura Os Peregrinos

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Autores: Lais Mello Bergmann; Vinicius Braga Comaretto

*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto Clube de Leitura Os Peregrinos teve como objetivo apresentar um método de estudo e de leitura para os participantes, por meio das técnicas propostas por Mortimer Jerome Adler e Charles Van Doren em seu livro "Como Ler Livros, How to Read a Book: The Classic Guide to Intelligent Reading". Deste modo, foram realizadas leituras de livros de literatura clássica ficcional ao decorrer do ano de 2024. Ocorreram encontros semanais para que o grupo de leitura pudesse compartilhar as experiências com as leituras individuais realizadas. As obras literárias foram selecionadas em concordância ao nível e preferência dos participantes, tendo o intuito de que, com a leitura, os alunos do IFFar campus Panambi pudessem aprimorar suas habilidades de leitura e expressão de ideias por meio do exercício da imaginação. Como resultado, esperou-se que os alunos pudessem melhorar a sua leitura sobre assuntos gerais, também sendo incentivados a lerem obras que tivessem um caráter mais complexo e que conseguissem ter uma melhor elocução de ideias e sentimentos. Assim, o Clube de Leitura Os Peregrinos não apenas visou cultivar o hábito da leitura aos seus participantes, mas também fortalecer a capacidade de análise crítica e visionária dos participantes, transformando cada livro proposto pelo projeto em uma jornada de autoconhecimento e crescimento intelectual, preparando-os para enfrentar os desafios futuros com confiança e oratória.

Palavras–chave: Literatura. Clube de leitura. Ensino

Confecção de iscas para a captura de abelhas sem ferrão (ASFs)

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Autores: Calebe Farias Zambon, Lucas Wingert Sima, Felipe Muller da Silva, Fernando Lima da Rosa, Gabriel Gonçalves,Ana Lucia Moreira Mohr*.

*Autor para correspondência: ana.mohr@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: As abelhas são os seres vivos responsáveis pela manutenção da maior parte da biodiversidade de flora existente, através do processo da polinização. A sociedade, no geral, ao falar de abelhas, conhece as espécies melíferas (Apis mellifera), também conhecidas como abelhas de ferrão. No entanto, a grande maioria desconhece a existência das abelhas sem ferrão (ASFs). Destas são contabilizadas em mais de 350 espécies somente no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul se tem registro de 24 espécies, entre elas destacam-se: a Jataí ( Tetragonisca angustula) e as mirins ( Plebeia droriana e Plebleia emerina).São geralmente muito mansas e de fácil manejo, não havendo necessidade da utilização de roupas ou equipamentos especiais. Uma das formas de aquisição de abelhas sem ferrão é a instalação de iscas de captura de preferência na mata nativa, no período da primavera até o início do verão, por ser o período em que as abelhas têm maior atividade.Objetivo do trabalho é a confecção de iscas para captura de ASFs. Foram utilizadas uma garrafa pet de 2 litros, na qual foi envolvida com folhas de jornal e recoberta com lona preta. Foi encaixado na garrafa pet um gargalo feito de uma garrafa pet de 600 ml. Após a confecção das iscas elas são impregnadas com uma loção atrativa composta de própolis e cera de ASFs. Espera-se com a captura de enxames e posterior transferência para caixas racionais que se contribua com a preservação das espécies nativas das abelhas sem ferrão.

Palavras–chave: Meliponário. Iscas. Atrativo

English Connect

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Autores: Isabel Blauth, Eduardo Oliveira Scarlee, Júlia Meireles Noll, Tainá Barboza Breitenbach, Miquela Piaia*.

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de extensão English Connect oferece cursos de língua estrangeira gratuitos e de qualidade a estudantes, servidores do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e membros da comunidade externa. Utilizando abordagens comunicativas e interculturais, o projeto inclui aulas semanais baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (CEFR). Essa estrutura padroniza e melhora o ensino e a avaliação de línguas, facilitando a mobilidade acadêmica e profissional. Os módulos do projeto utilizam diversas estratégias de ensino, como role-playing, debates sobre temas atuais e outros. Essas atividades são elaboradas para promover a comunicação real em contextos autênticos, visando ao desenvolvimento de competências linguísticas, habilidades interacionais e compreensão cultural. A metodologia do projeto prevê uma carga horária total de 40 horas por módulo, com seleção de alunos por meio de edital institucional amplamente divulgado. As aulas são ministradas por professores da área de Letras do IFFar e contam com a participação de intercambistas. Além disso, alunos bolsistas com comprovado nível de proficiência auxiliam no planejamento e execução das aulas, oferecendo atendimento extraclasse e suporte contínuo. Os resultados parciais do projeto indicam um aumento significativo na proficiência linguística dos participantes, além de maior engajamento e interesse nas aulas. Observa-se uma evolução nas habilidades de listening, writing, speaking e reading, bem como melhorias na confiança e autonomia dos alunos. O projeto não só melhora as habilidades linguísticas, mas também contribui para a formação de indivíduos mais preparados para interagir em um mundo globalizado, ampliando seus horizontes culturais e profissionais.

Palavras–chave: Língua estrangeira. Cultura. Globalização.

English Debate Club

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Autores: Tainá Barboza Breitenbach, Júlia Meireles Noll, Isabel Blauth, Eduardo Oliveira Scarlee, Miquela Piaia*.

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de ensino English Debate Club tem como objetivo ofertar à comunidade acadêmica do IFFar campus Panambi oficinas de conversação em língua inglesa, com encontros semanais, que ocorrem todas as quintas-feiras, ao meio-dia, nos quais são discutidas temáticas diversas, em um ambiente de acentuada prática de oralidade no idioma alvo. A partir da abordagem comunicativa, planejamos atividades interativas, tais como: jogos, dramatizações, diálogos, bate-papo e questionários; de maneira a incentivar a produção do conhecimento linguístico, bem como promover a interação discursiva entre os participantes. Como ministrantes temos alunos bolsistas, professores de língua inglesa da instituição, colaboradores externos, professores de outras instituições de ensino e também intercambistas. Entre as razões para a relevância deste projeto que envolve práticas de conversação, e que também estimula o pensamento crítico e a comunicação, estão as dificuldades apresentadas pela população em atividades que envolvem essas habilidades, principalmente no contexto escolar. Desse modo, vê-se a necessidade de incentivarmos a prática da oralidade no ensino da língua inglesa. Assim, espera-se que o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa seja enriquecido, potencializando as competências linguística de todos os participantes, tendo em vista a importância dessa língua estrangeira nas esferas acadêmicas e profissionais e também que auxilie no desenvolvimento das capacidades fonéticas dos participantes e promova maior interação social entre indivíduos que buscam uma comunicação coerente e eficaz.

Palavras–chave: Clube-de-Conversação. Língua inglesa. Oralidade. Debates

Fluent Future: Improving English Skills

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Autores: Eduardo Oliveira Scarlee, Isabel Blauth, Júlia Meireles Noll, Tainá Barboza Breitenbach, Miquela Piaia

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de ensino Fluent Future: Improving English Skills tem o objetivo de auxiliar estudantes que apresentam dificuldades na língua inglesa ou que têm interesse pelo idioma, visando melhorar seus desempenhos acadêmicos e aprimorar as quatro habilidades de comunicação: reading, writing, listening e speaking. Por ser a língua global da contemporaneidade e um dos idiomas mais falados no mundo, dominar o inglês não é mais apenas um diferencial na vida acadêmica e profissional, mas um requisito fundamental. O domínio do inglês pode ampliar oportunidades no ambiente escolar, expandir conhecimentos linguísticos e culturais e, no mundo do trabalho, possibilitar melhores oportunidades, remunerações e experiências. Durante os encontros, são oferecidas atividades complementares que ocorrem às terças-feiras à tarde e às sextas-feiras ao meio-dia, com duração aproximada de duas horas. A monitoria é disponibilizada tanto para os estudantes convocados pelos professores da disciplina quanto para aqueles que têm interesse em aprender e se dedicar mais ao idioma. Os alunos também podem recorrer ao monitor para receber auxílio nas atividades passadas em aula, sempre que necessário. Como resultado, esperamos que os participantes apresentem uma evolução significativa nos conteúdos trabalhados e desenvolvam um maior interesse pelo estudo da língua inglesa.

Palavras–chave: Monitoria. Língua Inglesa. Capacitação Linguística.

¿Hablas portugués? Inclusão de venezuelanos por meio de aulas de língua portuguesa

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Autores: Sara Tomazi Pereira, Rudião Rafael Wisniewski.

*Autor para correspondência: rudiao.wisniewski@iffar.edu.br

RESUMO: O município de Panambi, devido ao grande número de empresas do setor metalmecânico, o que proporciona grande quantidade de empregos, tem recebido muitos imigrantes venezuelanos. O IFFAR - Campus Panambi, desde 2021, tem realizado atividades para promover a inclusão desses sujeitos. A principal delas é a realização de cursos de extensão, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa, para conhecerem a dimensão cultural e social do Brasil, com inclusão digital, bem como formação profissional, por meio de cursos on-line gratuitos. Este projeto se desenvolve a partir da aprovação no Programa Institucional de Inclusão Social do IFFAR (PIISF), o que permite o pagamento de lanche aos alunos. Ocorre em parceria com a SMEC e a UAB, toda quarta-feira à noite. No ano de 2023, a parceria tripartite permitiu também a realização de aula de português para os filhos dos venezuelanos que realizam o curso, além de português como terceira língua (por meio de LIBRAS) para imigrantes surdos. O projeto tem transformado vidas, pois quem o frequenta tem conseguido melhores oportunidades de emprego e as crianças e alunos surdos têm relatado melhoria no desenvolvimento de suas atividades cotidianas e das relações interpessoais, seja na escola, no trabalho ou na sociedade.

Palavras–chave:
Venezuelanos, Língua portuguesa, Inclusão.

English Debate Club

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Autores: Tainá Barboza Breitenbach, Júlia Meireles Noll, Isabel Blauth, Eduardo Oliveira Scarlee, Miquela Piaia*.

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de ensino English Debate Club tem como objetivo ofertar à comunidade acadêmica do IFFar campus Panambi oficinas de conversação em língua inglesa, com encontros semanais, que ocorrem todas as quintas-feiras, ao meio-dia, nos quais são discutidas temáticas diversas, em um ambiente de acentuada prática de oralidade no idioma alvo. A partir da abordagem comunicativa, planejamos atividades interativas, tais como: jogos, dramatizações, diálogos, bate-papo e questionários; de maneira a incentivar a produção do conhecimento linguístico, bem como promover a interação discursiva entre os participantes. Como ministrantes temos alunos bolsistas, professores de língua inglesa da instituição, colaboradores externos, professores de outras instituições de ensino e também intercambistas. Entre as razões para a relevância deste projeto que envolve práticas de conversação, e que também estimula o pensamento crítico e a comunicação, estão as dificuldades apresentadas pela população em atividades que envolvem essas habilidades, principalmente no contexto escolar. Desse modo, vê-se a necessidade de incentivarmos a prática da oralidade no ensino da língua inglesa. Assim, espera-se que o processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa seja enriquecido, potencializando as competências linguística de todos os participantes, tendo em vista a importância dessa língua estrangeira nas esferas acadêmicas e profissionais e também que auxilie no desenvolvimento das capacidades fonéticas dos participantes e promova maior interação social entre indivíduos que buscam uma comunicação coerente e eficaz.

Palavras–chave: Clube-de-Conversação. Língua inglesa. Oralidade. Debates

Fluent Future: Improving English Skills

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Autores: Eduardo Oliveira Scarlee, Isabel Blauth, Júlia Meireles Noll, Tainá Barboza Breitenbach, Miquela Piaia

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto de ensino Fluent Future: Improving English Skills tem o objetivo de auxiliar estudantes que apresentam dificuldades na língua inglesa ou que têm interesse pelo idioma, visando melhorar seus desempenhos acadêmicos e aprimorar as quatro habilidades de comunicação: reading, writing, listening e speaking. Por ser a língua global da contemporaneidade e um dos idiomas mais falados no mundo, dominar o inglês não é mais apenas um diferencial na vida acadêmica e profissional, mas um requisito fundamental. O domínio do inglês pode ampliar oportunidades no ambiente escolar, expandir conhecimentos linguísticos e culturais e, no mundo do trabalho, possibilitar melhores oportunidades, remunerações e experiências. Durante os encontros, são oferecidas atividades complementares que ocorrem às terças-feiras à tarde e às sextas-feiras ao meio-dia, com duração aproximada de duas horas. A monitoria é disponibilizada tanto para os estudantes convocados pelos professores da disciplina quanto para aqueles que têm interesse em aprender e se dedicar mais ao idioma. Os alunos também podem recorrer ao monitor para receber auxílio nas atividades passadas em aula, sempre que necessário. Como resultado, esperamos que os participantes apresentem uma evolução significativa nos conteúdos trabalhados e desenvolvam um maior interesse pelo estudo da língua inglesa.

Palavras–chave: Monitoria. Língua Inglesa. Capacitação Linguística.

¿Hablas portugués? Inclusão de venezuelanos por meio de aulas de língua portuguesa

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Autores: Sara Tomazi Pereira, Rudião Rafael Wisniewski.

*Autor para correspondência: rudiao.wisniewski@iffar.edu.br

RESUMO: O município de Panambi, devido ao grande número de empresas do setor metalmecânico, o que proporciona grande quantidade de empregos, tem recebido muitos imigrantes venezuelanos. O IFFAR - Campus Panambi, desde 2021, tem realizado atividades para promover a inclusão desses sujeitos. A principal delas é a realização de cursos de extensão, com o objetivo de auxiliar na aprendizagem da língua portuguesa, para conhecerem a dimensão cultural e social do Brasil, com inclusão digital, bem como formação profissional, por meio de cursos on-line gratuitos. Este projeto se desenvolve a partir da aprovação no Programa Institucional de Inclusão Social do IFFAR (PIISF), o que permite o pagamento de lanche aos alunos. Ocorre em parceria com a SMEC e a UAB, toda quarta-feira à noite. No ano de 2023, a parceria tripartite permitiu também a realização de aula de português para os filhos dos venezuelanos que realizam o curso, além de português como terceira língua (por meio de LIBRAS) para imigrantes surdos. O projeto tem transformado vidas, pois quem o frequenta tem conseguido melhores oportunidades de emprego e as crianças e alunos surdos têm relatado melhoria no desenvolvimento de suas atividades cotidianas e das relações interpessoais, seja na escola, no trabalho ou na sociedade.

Palavras–chave:
Venezuelanos, Língua portuguesa, Inclusão.

Informática na educação básica: como a tecnologia pode auxiliar no despertar para o ensino profissionalizante

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Autores: Luciano Sartori, Kaue Silva Magalhães, Júlia Meireles Noll, Ana Clara Rodrigues Dantas, Rosana Wagner*.

*Autor para correspondência: rosana.wagner@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A inteligência artificial, os mundos virtuais e as tecnologias emergentes surgem em meio às necessidades de formação atualmente. O despertar para atuar em mundos tão distintos e ao mesmo tempo tão voláteis sinaliza a necessidade de formação em cursos profissionalizantes que podem ter seu início ainda no ensino básico. Por compreender a importância dos jovens terem a oportunidade de formação mais aprofundada, para além do simples uso de um aparelho de celular, surge o projeto piloto com iniciação ao raciocínio lógico, que tem como objetivo introduzir recursos tecnológicos para alunos do ensino básico do 9º anos de escolas públicas, bem como despertar o interesse dos alunos beneficiados com o projeto pela área da informática, apresentando conceitos básicos de software e hardware. Neste projeto de extensão foram ministradas aulas semanais para estudantes de nono ano de escolas públicas municipais. Como resultado desta ação, tem-se a apresentação de forma geral da área da informática, culminando no despertar de interesse desses jovens pela área.

Palavras–chave: Informática na educação básica. Inovação. Ensino profissionalizante.

Musicando com o IFFar - 2ª Edição

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Autores: Felipe Gabriel Schuler; Vinicius Braga Comaretto*.

*Autor para correspondência: vinicius.comaretto@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O projeto visa reunir alunos dos cursos integrados que já praticam algum instrumento musical e tem disponibilidade para participar de ensaios semanais. O objetivo é formar grupos para apresentações artísticas dentro e fora do campus, promovendo a imagem do IFFar na comunidade local. A iniciativa cria um espaço de prática musical orientada e de divulgação da instituição em atividades culturais externas. O projeto começa com a seleção de bolsistas e a abertura de inscrições para alunos com prática musical. Há ensaios semanais ocorrendo no campus e a curadoria do repertório é realizada pelo coordenador, priorizando músicas com senso estético mais elaborado. Os alunos participarão de eventos culturais internos e externos, utilizando materiais disponíveis no campus e outros adquiridos por meio de edital de fomento. Espera-se que os participantes melhorem suas habilidades musicais e que o projeto promova a imagem do IFFar na comunidade. Os benefícios incluem melhor concentração, raciocínio, percepção, equilíbrio, relaxamento, motivação e aquisição de cultura, além de fortalecer a presença da instituição em eventos externos.
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Palavras–chave: Música. Prática musical. Atividades artísticas.

Os Malefícios do Bullying na Sociedade Escolar

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Autores: Kauã Antônio dos Santos Fernandes, Bruno Henrique Siqueira Russel, Gabriel Carvalho Linn, Jorge Alberto Lago Fonseca*


*Autor para correspondência: jorge.fonseca@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O presente trabalho dedica-se a estudar os padrões de ocorrência do bullying, apontando seus efeitos e malefícios. A formação de professores e equipes escolares para a identificação e o manejo de situações de bullying, a criação de canais de denúncia eficazes e a promoção de atividades que fortaleçam os vínculos entre os alunos são estratégias que podem transformar as escolas em espaços mais seguros e justos. Embora o termo “bullying” tenha se popularizado nas últimas décadas, as práticas de agressão e intimidação entre pessoas são tão antigas quanto a própria humanidade. As cicatrizes deixadas pelo bullying podem perdurar por toda a vida, afetando não apenas a saúde mental das vítimas, mas também seu desempenho escolar, suas relações interpessoais e sua autoestima. Com os dados apresentados, é perceptível que, independentemente da região de ocorrência, o bullying possui padrões. Por exemplo, geralmente, a vítima é ameaçada, o que, de certa forma, acarreta dificuldades no processo de denúncia, por mais simples que pareça ser. Ademais, a maioria dos agressores pratica o bullying em momentos onde não há significativa presença de adultos responsáveis; portanto, para a diminuição dessas práticas agressivas, seria de suma importância a maior presença de adultos em ambientes escolares nos momentos de recreação. Além do aumento do cuidado na observação das crianças, é necessário que os alunos tenham maior conhecimento sobre formas de defesa, de denúncia e que entendam o porquê da prática do bullying ser algo errado, assim como as consequências que isso pode causar
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Palavras–chave: Bullying. Escola. Conscientização

Produção de própolis de abelhas sem ferrão (ASFs)

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Autores: Adriano Napp Pedroso, Elisa Betsi Kersting de Oliveira, Isadora Mareth Wentzel, Isadora Trentini, Samuel Vinícios Prante, Suellen Quadros Borges de Almeida, Ana Lucia Moreira Mohr*.

*Autor para correspondência: ana.mohr@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: As abelhas nativas sem ferrão (ASFs) ocorrem nas regiões tropicais e subtropicais, sendo o Brasil o país de maior ocorrência natural, chegando atualmente a mais de 350 espécies catalogadas. No Rio Grande do Sul tem 24 espécies catalogadas, destacando-se a abelha sem ferrão, Jataí (Tetragonisca angustula). O mel e a própolis produzidos pelas ASFs possuem características físico-químicas diferentes dos produzidos pelas abelhas com ferrão, resultando num mel de sabor mais suave e com menor teor de açúcar. As ASFs coletam as resinas produzidas pelas plantas e adicionam enzimas específicas, cera e pólen para produzir a própolis. Atualmente a própolis é utilizada na indústria de alimentos, higiene bucal e cosméticos. O objetivo do trabalho é a produção de própolis obtido da abelha Jataí (Tetragonisca angustula). No preparo da própolis foram pesados 300 g de própolis de jataí e adicionado 700ml de álcool de cereais, homogeneizados e colocados em infusão em vidro âmbar por 45 dias. Após a infusão foi coada e envasada. Na produção da própolis para se ter um bom rendimento, é necessário se fazer a coleta da própolis em várias caixas de abelhas, diante disso, o meliponicultor para ter eficiência na produção precisa investir no aumento da quantidade de caixas de ASFs no meliponário. Devido ao seu potencial uso pelas suas propriedades funcionais, existe um interesse crescente na comercialização da própolis, para sua utilização em cosméticos e outros produtos.
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Palavras–chave: Meliponicultura. Própolis. Produção.

Projeto de extensão: de olho no céu

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Autores: Daniel de Oliveira Santos, Kailane Luiza Junges dos Santos, Roger Borcheidt Wildner, Gabrielle Sally Rambo, Lavínia Maroso Pause, Kerulen Rutiele Ribeiro Ruviaro.

*Autor para correspondência: kerulen.ruviaro@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo levar conhecimento básico de Astronomia aos alunos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Panambi. Objetivou também estender o aprendizado a uma instituição pública de ensino, com a participação de duas turmas de quarto ano, totalizando 52 alunos, da Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, que recebeu a visita da coordenadora e sua equipe, com equipamentos de observação espacial, ensinando astronomia para crianças. A comunidade local foi alcançada de forma física e virtual, através da divulgação oral e pelas redes sociais, sendo feita ampla divulgação do projeto e suas atividades desenvolvidas até o presente momento. Os encontros ocorrem presencialmente no Campus, seguindo um cronograma estipulado previamente, contando com observações e aulas teóricas ministradas pela coordenadora, o bolsista e os voluntários. Foi destinado tempo da coordenadora e dos demais envolvidos para o estudo dos manuais e tutoriais para entender o funcionamento do telescópio Celestron CPC 800 GPS (XLT). Os envolvidos no projeto fizeram pesquisas e elaboração de material para ser utilizado nas aulas teóricas e práticas. “De Olho no Céu" teve início em abril e se estenderá até outubro/2024. Como o projeto encontrase em andamento, pode-se afirmar que já houve progressos significativos, como o funcionamento do telescópio e seu uso frequente, fato que contribuiu para as observações. Assim, ainda há ações a serem desenvolvidas e assuntos a aprofundar durante os encontros. A partir de agora, as ações continuarão com enfoque em abordar os conteúdos ainda não analisados, mas sobretudo, continuar levando o conhecimento à comunidade.
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Palavras–chave: Projeto de Extensão. Ensino de Astronomia. Observação Astronômica. Telescópio.

Projeto Gurias do Futsal: Formação e Integração no IFFarroupilha Campus Panambi

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Autores: Natalia Lasch Brust, Aline Beatriz Germano Silveira

*Autor para correspondência: aline.silveira@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Com o aumento da demanda e do interesse pelo futsal entre mulheres e meninas, surgiu a necessidade de preencher a lacuna existente na oferta de escolinhas de base para meninas de 10 a 14 anos em Panambi. O projeto de extensão “Garotas do Futsal – Categoria de Base” visa oferecer um espaço para a prática do futsal para meninas de 14 a 15 anos, alunas de escolas públicas, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas, além de promover a inclusão e a socialização. Além disso, o projeto busca envolver as meninas em atividades de lazer no contraturno escolar. O projeto está sendo desenvolvido no ginásio de esportes do IFFarroupilha – Campus Panambi, com atividades semanais de duas horas cada. Atende 15 meninas de diferentes escolas e bairros, promovendo o aprimoramento das técnicas de futsal e o trabalho em equipe. Além dos treinos, as meninas participaram de uma copinha de integração, o que foi especialmente importante para fortalecer os vínculos entre elas e ampliar sua experiência esportiva. Desde o início dos treinos, observou-se uma melhoria na socialização e na colaboração entre as participantes. O projeto também fortalece o vínculo com a comunidade local e permite que as participantes conheçam melhor o campus do IFFarroupilha. Em conclusão, o projeto não só promove a prática esportiva e a igualdade de gênero, mas também oferece às participantes a oportunidade de conhecer a instituição. Se desejarem, elas podem participar do processo seletivo e vir a se tornar alunas do IFFarroupilha, continuando seu desenvolvimento acadêmico e esportivo..
Palavras–chave: Futsal Feminino. Formação de Jovens. Inclusão no Esporte.

Saúde no Campus: Promoção da saúde e bem-estar

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Autores: Kaue Silva Magalhães, Solange Ester Koehler, Justina Franchi Gallina, Vinicius Braga Comaretto, Versieri Oliveira de Almeida, Raquel de Wallau, Caroline Sissy Tronco*.

*Autor para correspondência: caroline.tronco@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O evento “Saúde no Campus: Promoção da saúde e bem-estar” ocorreu no dia 06 de abril de 2024, no Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi, alusivo ao Dia Mundial da Saúde. O foco do evento foram práticas destinadas a promover a saúde e o bem-estar dos visitantes presentes. As ações foram organizadas em duas modalidades, as oficinas tiveram como temáticas: Primeiros Socorros, Yoga, Defesa Pessoal, Dança, Trilha Ecológica e Teatro. A outra modalidade de ações ocorreu de forma permanente, durante todo o evento. Dentre elas, foram realizadas 300 avaliações de saúde, nas quais foram aferidos os sinais vitais dos participantes (frequência, cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial), além do Hemoglicoteste. 100 avaliações nutricionais, composta por verificação de peso, altura e cálculo de Índice de Massa Corpórea. 50 avaliações para prevenção do câncer de boca. 80 testes de capacidade pulmonar. 45 doações de sangue destinadas ao Hemocentro de Cruz Alta. Foram aplicadas 65 vacinas da gripe para os grupos prioritários. 70 testes rápidos para o HIV, Hepatite B e C e Sífilis. E, ainda, 50 aplicações de auriculoterapia. Foram oferecidas informações sobre a prática da aromaterapia, orientações para a prevenção ao vírus da dengue, bem como o spa de mãos. Durante o evento, em torno de mil pessoas circularam pela instituição. O evento teve o auxílio de quinze organizações da cidade de Panambi, RS e região. Com base nas avaliações dos participantes, o evento foi reconhecido pelo público de forma positiva, cumprindo o seu objetivo principal de promover a saúde para a comunidade.

Palavras–chave: Saúde. Educação em Saúde. Prevenção.

Sistema Para Registrar as Informações de Atendimento e Acompanhamento de Crianças e Adolescentes para o Conselho Tutelar de Panambi

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Autores: Gabriel Carvalho Linn, Tainá Barboza Breitenbach, Júlia Meireles Noll, Natália Lasch Brust, Kauã Antônio dos Santos Fernandes, Miquela Piaia*.

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Conselho Tutelar, um órgão permanente e autônomo, não-jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, trabalha com dados sensíveis e sigilosos no que diz respeito ao bemestar dos jovens menores. Contudo, os atuais sistemas não suprem todas as suas necessidades, fazendo com que essas informações sejam armazenadas em documentos físicos. Há uma recorrente reclamação do serviço social do município de Panambi sobre a falta de organização digital que viabilize a permanência dos dados em ambiente seguro e ágil para acesso dos mesmos, automatizando o processo de busca das informações. Com o intuito de facilitar o trabalho dos conselheiros e garantir a seguridade dessas informações, será desenvolvido um sistema para registrá-las. No ano de 2023, realizamos entrevistas com os conselheiros, as quais nos possibilitaram conhecer a rotina do trabalho realizado e ter acesso aos formulários e outros materiais que os mesmos utilizam nas diversas atividades desenvolvidas. Na oportunidade, durante o diálogo estabelecido, os conselheiros expressaram suas sugestões e a interface do software que esperavam que o sistema contivesse. Com isso, o grupo desenvolveu o diagrama de Caso de Uso e os protótipos das telas, que, neste ano, estão sendo construídas no software Php Storm, nas linguagens HTML, CSS e Php. Além disso, desenvolvemos o Banco de Dados do Sistema utilizando o software MySQL Workbench. Sendo assim, demonstra-se a sua a inovação e benefícios ao órgão envolvido bem como à sociedade.

Palavras–chave: Sistema. Organização de Informações. Conselho Tutelar de Panambi.

Vozes em cena: literatura e teatro como ferramentas de inclusão e expressão social

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Autores: Júlia Meireles Noll, Tainá Barboza Breitenbach Eduardo, Isabela Blauth Eduardo Oliveira Scarlee, Miquela Piaia*.

*Autor para correspondência: miquela.piaia@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Tendo em vista que o teatro e a literatura podem ser utilizados como um instrumentos de formação e cidadania, por meio da articulação de conhecimentos teóricos e práticos, o projeto de extensão Vozes em cena: literatura e teatro como ferramentas de inclusão e expressão social visa produzir histórias e ofertar oficinas teatrais, as quais possibilitam o desenvolvimento de habilidades diversificadas aos participantes, como o espírito de equipe, a comunicação, o pensamento crítico e reflexivo, e principalmente interação e participação social. O projeto é realizado junto às instituições vinculadas às políticas públicas municipais que atendem crianças e adolescentes, idosos e demais indivíduos, com a participação de discentes e servidores do IFFar campus Panambi e comunidade externa. Durante as oficinas, os participantes atuam nos segmentos de produção criativa, contrarregragem e atuação. O projeto busca unir o conhecimento teatral à realidade local, construindo laços mais fortes entre o IFFar e a comunidade. Durante o ano, o grupo teatral fará apresentações para o público com base em livros bilíngues que são desenvolvidos pelos alunos da instituição, obras estas que abordam temáticas como amizade, empatia, solidariedade, diversidade, entre outras. As histórias chegam até a comunidade escolar através de livros físicos, representações teatrais, e atividades pedagógicas, para despertar o interesse e a imaginação de seus leitores, e auxiliar os educadores na construção de conhecimento reflexivo, dialógico e formativo.

Palavras–chave: Literatura. Teatro. Inclusão social.

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