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BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
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Projeto de Extensão: Experimentação em Química
Autores: Dara Daiane Wendland Amorim, Anna Maria Deobald, Aline Machado Zancanaro, Lucilene Losch de Oliveira, Samile Martel Rhoden*.
*Autor para correspondência: samile.martel@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Os princípios das Ciências Exatas e da Terra destacam a experimentação como a principal abordagem para conhecer, medir e descobrir verdades sobre os objetos de estudo, sendo fundamental no Ensino de Ciências e frequentemente debatida por especialistas. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o ensino de Química no ensino médio deve permitir aos alunos entender os processos químicos e construir um conhecimento científico relacionado às aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas. Porém, o ensino de Química muitas vezes não proporciona aos alunos uma compreensão adequada dos conceitos e suas aplicações, restringindo-se a uma abordagem teórica, diminuindo o interesse dos alunos e dificultando a conexão entre o conteúdo escolar e a vida cotidiana. Assim, a experimentação em Química oferece uma perspectiva diferenciada no desenvolvimento intelectual dos alunos, através de atividades práticas que contextualizam fenômenos cotidianos, tornando o ensino mais significativo. Este trabalho pretende realizar uma abordagem prática em turmas de terceiros anos do ensino médio de escolas de nosso município, onde serão realizados experimentos relacionados diretamente a conceitos trabalhados no ensino médio. Os experimentos, simples e acessíveis, serão realizados em laboratórios escolares ou nas salas de aula, visando facilitar a compreensão e motivar os alunos. Cada escola participante receberá uma cartilha com a descrição de alguns experimentos e dos principais conceitos relacionados, além de um kit laboratorial para aquelas que não tiverem reagentes suficientes para continuarem as práticas experimentais.
Palavras–chave: Ensino. Experimentação. Química. Motivação.
Produção de biocombustíveis: biodiesel a partir de óleo de soja usado
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Autores: Dalnei Nunes Paz, Vitória Borges Spaniol, Elias Alexander Krammes Salybi, FelipeKetzer*.
*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Biocombustíveis, como o biodiesel, são alternativas promissoras para reduzir a poluição atmosférica, mantendo o ciclo do carbono apenas na atmosfera e se alinhando à busca por fontes renováveis de energia. Neste trabalho, o biodiesel foi obtido a partir de uma rota de catálise ácida; tradicionalmente, o biodiesel é obtido por transesterificação alcalina, onde triglicerídeos de fontes oleaginosas reagem com álcool, formando ésteres e glicerol. O óleo de soja usado na fabricação foi convertido com metanol e catalisadores como ácido sulfúrico, cloreto de amônio e cloreto de alumínio. Esse biodiesel produzido apresentou menor viscosidade e densidade que o óleo de soja, sendo que, a partir dessas informações, é possível concluir que houve a formação de ésteres metílicos associados ao biodiesel. A pesquisa confirmou que a catálise ácida é uma via eficiente para a conversão de matérias primas ácidas, pois converte tanto os triglicerídeos por transesterificação quanto os ácidos graxos livres por esterificação. A implementação de biocombustíveis como substitutos sustentáveis reduz emissões de gases de efeito estufa e mitiga os efeitos das mudanças climáticas. Conscientizar sobre os benefícios dos biocombustíveis é essencial para impulsionar a adoção dessasfontes renováveis. Este trabalho busca analisar a viabilidade da produção de biodiesel a partir de óleo de soja residual, utilizando catálise ácida. A crescente preocupação ambiental com a poluição gerada pelo uso de combustíveis derivados do petróleo foi tomada como motivação inicial desta pesquisa.
Palavras–chave: Combustíveis. Transesterificação. Catálise.
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