top of page
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
79
Análise do desenvolvimento histórico e a evolução das edificações do campus Panambi
Autores: Ana Luiza Bonfada Bellé, Bruna Vitória de Abreu da Silva, Nátalia de Miguel Schmidt, Emely Lima Tente, Josiane Hinning*.
*Autor para correspondência: Josiane.hinning@iffaroupilha.edu.br
RESUMO: O objetivo geral deste projeto é estudar o Plano Diretor do Campus do IFFAR, analisando suas condições ambientais e a relação entre os espaços construídos. Para isso, estabelecemos objetivos específicos como resgatar a história e memória do local, identificar áreas de preservação e técnicas construtivas, além de explorar novas edificações. A metodologia inclui pesquisa teórica sobre o Plano Diretor da cidade de Panambi e do Campus, assim como a história da região. Realizaremos entrevistas com figuras importantes, como o primeiro diretor, Adriano Saquet, para entender melhor o passado do Campus. Também pesquisaremos no Museu e Arquivo Histórico de Panambi sobre a área antes da instalação do IFFAR. Como parte da concretização do trabalho, elaboraremos uma maquete geral do Campus no laboratório IFFMaker e criaremos uma linha do tempo que retrata a evolução histórica até os dias atuais. Essa abordagem proporcionará uma visão abrangente da trajetória e desenvolvimento do Campus. O projeto é um trabalho de PPI, desenvolvido ao longo de 3 anos, com atividades adicionais dependendo do andamento do trabalho.
Palavras–chave: Plano Diretor. Campus IFFAR. História. Preservação. Maquete.
Análise do espaço edificado,seus materiais e suastécnicas construtivas
80
Autores: Roberta Iora Curti, Isabela de Oliveira, Lucas Wagner Pereira, Joane Peccini Oliveira, Denizard Carvalho*
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Em emergências como alagamentos causados por ventos climáticos extremos, infraestrutura e tecnologia são cruciais. Comunicação eficiente, monitoramento contínuo, uso de energia alternativa e logística ágil são vitais para respostas e recuperação. Investirnessas áreas aumentam a capacidade de enfrentar crises e salvar vidas. Nossos objetivosconsistem em avaliar a infraestrutura e a tecnologia de residências para situações de emergências, identificando pontos de melhorias, estudar os eventos climáticos. O estudo da topografia, estudar recuperação e reconstrução e o mapeamento de áreas não aptas a construir algumas edificações. Ao desenvolver um trabalho acadêmico, é essencial definir a pesquisa que guiará o estudo. A pesquisa bibliográfica visa aprimorar e atualizar o conhecimento por meio da investigação de obras publicadas, como livros, revistas e artigos científicos. Começa com a revisão da literatura existente, ajudando na delimitação do tema e contextualização do problema. A pesquisa bibliográfica depende do levantamento de fontes confiáveis e requer uma leitura exploratória, seletiva e crítica dasobras consultadas. Os resultados esperados desse estudo incluem uma resposta mais rápida a situações de emergências, uma redução significativa das perdas humanas e materiais, o fortalecimento da resiliência comunitária por meio da implementação da infraestrutura. Inovações são essenciais em emergências, superar desafios sendo financeiros ou regulamentares requer muita colaboração. Algumas pesquisas futuras devemmelhorar a gestão emergencial.
Palavras–chave: Inovação. Emergência. Infraestrutura. Tecnologia. Logística ágil.
Cores e o que elas influenciam na construção civil
81
Autores: Isabela Brunhauser Wendland, Laura Morais Frees, Amanda Dallabrida Zillmer, Karoline Woyciechowsky Schumann, Fabiane Van Ass Malheiros*.
*Autor para correspondência: fabiane.malheiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A presente Prática Profissional Integrada refere-se a uma pesquisa sobre as cores na construção civil, em ambientes públicos (como hospitais ou bibliotecas) ou privados (construções residenciais). Através de estudos e pesquisas dissertaremos sobre o que as cores podem agir no emocional, e como elas modificam a percepção em um determinado ambiente. Este trabalho tem como objetivo geral pesquisar sobre as sensações que as cores podem transmitir e influenciar na construção civil. Além de, apresentar o que as cores transmitem no nosso emocional, entender como as cores modificam a percepção no ambiente, pesquisar sobre o significado das cores na sinalização por cor, estudar o uso das cores em ambientes variados e compreender como as iluminações afetam a percepção das cores. A metodologia será através de uma pesquisa bibliográfica que tem a finalidade de aprimoramento e atualização do conhecimento, através de uma investigação científica de obras já publicadas, seja livros, revistas, artigos científicos. Se inicia por meio de uma revisão da literatura de obras já existentes, no intuito de auxiliar o pesquisador na delimitação do tema e na contextualização do objeto problema. Através deste trabalho buscamos aprimorar nossa visão sobre como as cores podem ser usadas nas edificações e como elas influenciam na nossa percepção e no nosso emocional, procurando a forma mais indicada para obter os melhores resultados, deixando o ambiente harmônico, seguindo as propostas do cliente e o que o espaço necessita, com o objetivo de não haver arrependimentos.
Palavras–chave: Cores. Construção civil. Edificações.
Do Presente ao Futuro: a Evolução da Automação Residencial
82
Autores: Fernanda Litz, Amábile Segatto, Carolina Vargas, Denizard Paulo Carvalho*
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Automação residencial é um conjunto de tecnologias com a capacidade de programar eventos e tornar automático o funcionamento de diversos equipamentos residenciais. Domótica é a automatização e o controle aplicados à residência, realizada mediante o uso de equipamentos que dispõem da capacidade de seguir instruções de um programa estabelecido pelo usuário. O objetivo geral é conceitualizar e explicar o uso das tecnologias de automação dentro das residências, garantindo conforto, segurança e eficiência. Espera-se, ainda, estudar a influência das tecnologias no trabalho humano, demonstrar os tipos de otimização e praticidade presentes na automação residencial, e desenvolver uma time-line da evolução da automação aplicada às residências. O trabalho utilizará como metodologia a pesquisa bibliográfica do tema em estudo, assim como pesquisas de casos específicos. O potencial que as tecnologias de automação residencial podem oferecer, como facilidade e mais praticidade aos moradores através do controle e do gerenciamento remoto da residência podem contribuir para que o ser humano tenha mais qualidade de vida. Além da praticidade, a automação residencial pode colaborar para a economia e para ações sustentáveis. Neste trabalho, espera-se aprofundar o estudo e demonstrar a eficiência de sistemas automatizados que contenham apelo pela sustentabilidade e economia de energia, em prol do meio ambiente e que tragam bem-estar ao ser humano.
Palavras–chave: Domótica. Tecnologia. Automação.
Fundações e suas tecnologias
83
Autores: Emanueli Spanemberg Silveira e Stefanie Dahmer Reinke, Fabiane Malheiros*
*Autor para correspondência: fabiane.malheiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A proposta desta Prática Profissional Integrada é adquirir conhecimento mais avançado sobre as fundações, como tal os solos, normas, suas inovações entre outros. E poder compartilhar sobre a importância na área da construção civil.As Fundações são um componente estrutural que é destinado a suportar as cargas da estrutura, sendo o que sustenta todo o edifício, por isso é de extrema importância o conhecimento sobre. Devem ter resistência adequada para suportar todas as dependências que a obra irá necessitar. Em função disso, devemos ter conhecimento sobre os solos, para garantir uma boa fundação. Os nossos objetivos são: entender como surgiram as fundações, analisar a relação entre os tipos de solos e as fundações, descobrir como as fundações evoluíram tecnologicamente (desenvolvendo uma linha do tempo), saber como as inovações tecnológicas podem auxiliar nas fundações e estudar um determinado tipo de fundação e com este estudo produzir uma maquete. Encontramos várias modalidades de pesquisa, sendo uma delas a pesquisa bibliográfica que será norteadora do presente trabalho, expondo todas as etapas que devem ser seguidas na sua realização. A partir da pesquisa bibliográfica será elaborado um projeto para a construção de uma maquete onde serão pensados os materiais e métodos para sua construção.
Palavras–chave: Inovação. Tecnologia. Fundações. Edificações.
História da construção e técnicas construtivas da Represa Hoover (Estados Unidos)
84
Autores: Henrique Paraginski Follmer, Geronimo Simon Fockink, Joaquim Dietrich Cequinatto, Denizard Paulo Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O presente trabalho, irá desenvolver uma pesquisa bibliográfica, além da realização de uma maquete, com o objetivo de ter um completo entendimento sobre a engenharia e técnicas construtivas da Represa Hoover. A construção desta obra foi realizada entre os anos de 1931 a 1935 e está localizada no Rio Colorado, entre os estados de Colorado e Arizona, nos EUA, sendo um grande marco na história da engenharia, surpreendendo a todos com as técnicas de construções inovadoras utilizadas no processo de sua construção. Destaca-se também os impactos ambientais e impactos à sociedade que ocorreram devido a realização desta obra em estudo. Construída num modelo de arco- gravidade, o processo de construção da represa fez uso de 2,85 milhões de metros cúbicos de concreto, além de mais de 850 mil para a construção de obras auxiliares, a usina e demais anexos. Este trabalho encontra-se em andamento, pois é realizado no primeiro ano do Curso Técnico em Edificações, sendo que para considerações parciais da pesquisa, destacamos que já foi realizada a primeira Banca de PPI, que foi favorável ao tema proposto, bem como a metodologia em andamento.
Palavras–chave: Represa. Construção. Engenharia.
O concreto nas edificações
85
Autores: Matheus Pinheiro Matschinske; Suani Kaiper Burgel; Vanessa Moresco; Sirlei Rigodanzo, Fabiane Van Ass Malheiros*.
*Autor para correspondência: fabiane.malheiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Neste estudo, abordaremos o concreto, pois, o mesmo é um material construtivo crucial para o desenvolvimento de uma obra (principalmente de grande porte), servindo como um pilar fundamental para garantir a durabilidade, sustentação, segurança e sucesso de uma edificação. Temos como objetivo geral apresentar o concreto como material de construção e sua origem, suas transformações, conhecer seus tipos e novas técnicas no nosso contexto atual. Temos como objetivos específicos estudar a aplicação e a evolução do concreto armado nas edificações,seu impacto no mundo arquitetônico e na construção civil, pesquisar edificações de arquitetos influentes, desenvolver no futuro uma maquete utilizando concreto, para entender como se é utilizado nos espaços edificados e executar a demonstração de um Slump Test conforme a norma NBR NM 67 “Concreto- Determinação da consistência pelo abatimento do tronco do cone”. Nosso grupo espera aprender e dominar o conhecimento sobre o concreto, compreendendo como este material está evoluindo e sendo cada vez mais reconhecido nos dias de hoje. Pois como futuros profissionais na área desejamos ampliar nosso conhecimento sobre o assunto.
Palavras–chave: Concreto. Edificações. Construção civil. Oscar Niemeyer.
Produção de meliprodutos a partir da utilização de cera e própolis obtidos das abelhas sem ferrão do meliponário do IFFar/Campus Panambi
86
Autores: Carol Bergoli Valente, Carolina Rabello Vargas, Nicoli Antonietta Amaral Schmitz, Laura Fernanda Wegener, Amabile Sofia Segatto, Ana Lucia Moreira Mohr*.
*Autor para correspondência: ana.mohr@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: As abelhas sem ferrão (ASFs) além de contribuírem com a biodiversidade do planeta através da polinização, também produzem mel, cera, própolis, entre outros produtos. A utilização desses produtos pelo homem na indústria alimentícia e cosmética constituem os meliprodutos. A partir do manejo das ASFs do Meliponário do IFFar – Campus Panambi, foram extraídos cera e própolis das caixas de jatai (Tetragonisca angustula) com o intuito de se produzir meliprodutos. A cera é produzida a partir da secreção de células cerigenas que se encontram no abdômen das abelhas e através da coleta de resinas das árvores, as ASFs produzem a própolis. O trabalho tem como objetivos, a produção de bálsamo labial e vela ecológica a partir da cera e própolis produzidos pelas ASFs do Meliponário. Para produção do bálsamo labial, foram utilizados 10 ml de extrato de própolis de jatai e 100 gramas de manteiga de cacau que foram derretidos em banho-maria e envasados. Para elaboração da vela ecológica, foram utilizados 100 g de cera mista ( Apis Mellifera e ASF), derretida em banho maria, adicionado óleo essencial, e envasado em um frasco de vidro com pavio. Os resultados dos produtos elaborados foram bons, mas pretende-se melhorar ainda mais a metodologia, utilizando em preparações posteriores, outras matérias primas obtidas das ASFs. Espera-se que a partir de oficinas destinadas aos meliponicultores do município se consigam aprimorar e qualificar os conhecimentos de cada um no que diz respeito a produção de meliprodutos.
Palavras–chave: Meliponário. Própolis. Cera.
Steel Frame e as novas tecnologias na construção civil
87
Autores: Guilherme Libardi Goi, Leticia Schneider, Milena Goller Perkoski, Sirlei Rigodanzo, Fabiane Van Ass Malheiros*.
*Autor para correspondência: fabiane.malheiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Em nosso tema pretendemos trabalhar, pesquisar e estudar as novas tendências tecnológicas e elaboradas no Steel Frame, como as matérias utilizados, instalações, modelos, resistência e durabilidade. Procuraremos traçar uma linha do tempo das técnicas até o escolhido Steel Frame, estudar como são pensadas as execuções e concepções do material. Serão pesquisados referenciais, com especialistas e também estudantes no assunto. Pesquisaremos sobre o Steel Frame, para entender e aplicar o método de construção moderno, eficaz e sustentável, seguindo as demandas atuais de redução de impactos ambientais e diminuir recursos. Tudo o que se precisa saber para projetar ambientes residenciais ou comerciais com o devido sistema, garante uma arquitetura sustentável. O aço galvanizado, propõe rapidez e agilidade na execução da obra o que o faz ser mais interessante. Por conta disto, arquitetos afinados com as tendências atuais de mercado, nas novas tecnologias da sustentabilidade vem buscando alternativas como essa para ajudar na preservação do meio ambiente. Espera-se com esse trabalho, que pesquisas haja uma compreensão aprofundada de como as novas tendências tecnológicas estão moldando o futuro da arquitetura.
.
Palavras–chave: Steel Frame. Construção Civil. Técnicas Construtivas
Uso da IA na construção civil
88
Autores: Dionata dos Santos Vilharva, João Hempe Schaffazick, Mateus da Silva e Walter Adrian Ferraz Alves, Denizard Carvalho*.
*Autor para correspondência: denizard.carvalho@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A IA tem uma gigantesca capacidade de criação e está ganhando cada vez mais espaço no meio digital, vemos isso em vários aplicativos do dia a dia, por exemplo o Instagram, que usa IA para personalizar nosso feed de notícias, sugerir amigos, entre outros, claro que ela não se limita a isso, seu horizonte de conhecimento e possibilidades é muito grande, pensando nisso, nosso projeto tem como principal objetivo demonstrar o uso da IA nas obras, que pode ajudar desde a criação de esboços até a execução do projeto, aumentando a segurança e eficiência, assim facilitando nossas vidas. Após muitas pesquisas, nosso grupo já tem uma idéia de como funciona uma Inteligência Artificial e também como ela atua na Construção Civil, percebemos que, ela ainda não tem a capacidade de planejar e executar um projeto sozinha, porém já pode ser usada para o auxílio de tais atividades, acreditamos também que daqui a alguns anos, a IA vai evoluir ao ponto de automatizar muitas coisas incluindo a construção, design de casas, prever possíveis falhas, etc.
.
Palavras–chave: Bullying. Escola. Conscientização
bottom of page
