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TÉCNICO EM QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

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Ação do suco gástrico: medicamentos e doenças relacionadas

Autores: Iara Lopes Borba de Oliveira, Ana Carolina Pasqualetto Berg, Samile Martel Rhoden*.

*Autor para correspondência: samile.martel@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho, resultado da Prática Profissional Integrada de alunos do 1º ano do curso Técnico em Química do IFFar campus Panambi, teve como principal objetivo uma pesquisa teórica detalhada sobre o estômago, reações dos medicamentos em contato com o suco gástrico e o desenvolvimento de doenças relacionadas, além da realização de experimentos que permitam uma melhor compreensão sobre estes assuntos. O suco gástrico é composto por ácido clorídrico e pepsinogênio, sendo este ácido responsável pela ativação do mesmo, transformando-o em pepsina, a enzima ativada, que realiza a quebra das proteínas. Nesta pesquisa descrevemos e realizamos alguns experimentos que ajudam no esclarecimento desses tópicos, onde um deles demonstra de uma forma simples e didática a ação e a atuação do ácido clorídrico no estômago, a proteção da mucosa gástrica nas paredes dele, através de um experimento com carne, vaselina e ácido clorídrico. Já o segundo experimento demonstrou a atuação de um antiácido em nosso organismo, onde replicamos a ação do mesmo, em uma reação de neutralização com o ácido presente no estômago. A partir destes estudos, tanto teórico quanto prático, foi possível compreender melhor alguns aspectos sobre o estômago, suco gástrico, seu pH, que está entre 1,5 e 2, sua função e composição. Além disso, compreendemos que com a diminuição da formação da mucosa e o aumento da produção de suco gástrico, ocorre a proliferação da bactéria H-pylori, responsável pela inflamação da mucosa, ocasionando, assim, a gastrite, podendo, após um certo tempo, causar uma úlcera gástrica.

Palavras–chave: Experimentações. Suco gástrico. Ácido Clorídrico. Estômago.

ACECIÊNCIA: Ciência acessível

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Autores: Mariha Vitória Borth, Rafaelle Ribeiro Gonçalves*.

*Autor para correspondência: rafaelle.goncalves@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Essa desigualdade se reflete na restrição de acesso a serviços básicos como saúde, educação e cultura, pela parcela mais pobre da população, o que acarreta o recebimento de informações restritas em relação aos benefícios da ciência para o desenvolvimento da sociedade e para inúmeras ações cotidianas. Esta proposta teve por objetivo desenvolver atividades de divulgação científica e tecnológica, através de realização de seminários, produção de materiais e execução de experimentos realizados nas escolas da rede pública municipal e estadual do município de Panambi. Os temas abordados foram de interesse social-acadêmico-científico, definidos mediante pesquisa de demanda e cuidadosamente abordados de forma didática a partir de exemplos do cotidiano. Atrelado ao objetivo de divulgação científica e popularização da ciência, destaca-se também o viés relacionado ao estímulo de jovens às carreiras científicas. Neste contexto, cabe ressaltar o baixo número de mulheres em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (do inglês: Science, Technology, Engineering e Mathematics - STEM). Em vista disso, a abordagem relacionada à inserção de jovens meninas em áreas “predominantemente masculinas” é uma ação que, também, foi estimulada.

Palavras–chave: Ciência. Divulgação científica. Carreiras científicas.

Aproveitamento de resíduos têxteis na produção de produtos madeireiros

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Autores: Eduarda Moraes Baldo, Andrieli Mara da Costa Silva, Guilherme Schuster Moi, Laura Spanivello, Felipe Ketzer.

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A indústria têxtil é globalmente significativa, fabricando uma variedade de produtos, como roupas, panos para limpeza, forros de cama, entre outros. O mercado têxtil é o segundo maior setor na indústria global de bens e consumo, perdendo apenas para a indústria automotiva. Entretanto, os resíduos das atividades da indústria têxtil causam sérios prejuízos ambientais, como o aumento do índice de desmatamento para se obter lenha, com o objetivo de ser fonte de energia para aquecer as caldeiras de tingimento, e poluição da água e do ar. Estima-se que, apenas no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de retalho são produzidas por ano, dos quais 80% são descartados nos lixões do país. Neste contexto, este trabalho propõe a incorporação do poliéster em uma estrutura de madeira recomposta. Para tanto, foi realizado um tratamento termoquímico do poliéster, seguido de um processo de agregação mecânica com resíduos de serragem e cola vegetal orgânica. Como resultado de uma prensagem em molde, obteve-se a estrutura de madeira recomposta, a qual pode ser utilizada para diversas finalidades, como confecção de móveis, estruturas da construção civil, embalagens entre outros

Palavras–chave: Reciclagem Termoquímica. Poliéster. Serragem.

Atividade fotocatalítica em filmes de carbono polimérico vítreo depositado sobre substrato de silício e dopado com partículas de nitrato de prata

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Autores: Gabrielle Sally Rambo1 ; Lucilene Lösch de Oliveira

*Autor para correspondência: lucilene.oliveira@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Com os crescentes avanços tecnológicos, o desenvolvimento de materiais mais resistentes e eficientes tem agregado diretamente em um maior custo benefício, impactando positivamente indústrias e a vida em sociedade, uma vez que a melhora em suas propriedades, também os tornam mais fáceis de manipular e otimizam seu rendimento de produção. Entre estes avanços, surgem os chamados materiais carbonosos. Seu processamento tem sido considerado como uma tecnologia de ponta, tendo em vista que o mesmo é capaz de alterar a estrutura do material, possibilitando com que os produtos obtidos encontrem maior espaço para sua aplicação em diferentes áreas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver materiais carbonosos a base de resina polimérica p-cresolformaldeído, dopada com partículas de nitrato de prata e depositada sob a forma de um filme fino, utilizando a técnica de spin coating em substrato de silício. Sob aquecimento, a vácuo, a 700 °C, o filme fino será processado a carbono vítreo. Por fim, esses materiais serão avaliados para uso em fotocatálise do Etinilestradiol.

Palavras–chave: Materiais carbonosos. Substrato de silício. Filmes finos. Resina. Fotocatálise.

Biochar: alternativa sustentável para o resíduo de malte

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Autores: Caroline Graeff, Jean Lucas Dill 1, Luany Camille Pollon Sorensen 2, Marina Josephine Bayer 3, Scheila Ribeiro Hollas 4, Gerson Azulim Müller 5, Felipe Ketzer*

*Autor para correspondência: felipe.ketzer@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Os agrotóxicos possibilitam uma série de impactos ambientais, como, por exemplo, desequilíbrio ecológico, redução da fertilidade do solo e poluição de corpos hídricos. Há, portanto, a necessidade de tratar a água contaminada para reduzir ou eliminar seus efeitos. A adsorção é uma técnica segura e eficaz para a remoção de poluentes de águas contaminadas. Neste contexto, o presente trabalho propõe a utilização de resíduos de processamento de malte de microcervejarias para a produção de biochar e sua aplicação na remoção de herbicida 2,4-D de águas residuais. O biochar é, basicamente, carvão vegetal, um composto sólido rico em carbono que possui elevada capacidade de adsorção. Foram realizados ensaios cinéticos em laboratório e verificou-se que a 20 °C o bioadsorvente retirou 83,54% de herbicida da água, o que corresponde à remoção de, aproximadamente, 84,37 miligramas de 2,4-D para cada grama de biochar. Desta forma, foi possível observar que a taxa de adsorção é maior em 20 °C do que em 25 °C, indicando um provável comportamento exotérmico do fenômeno de adsorção. Estes resultados demonstram grande potencial de utilização de resíduo de malte como precursor de biochar e inserção no tratamento de água. Além disso, o bioadsorvente está inserido no âmbito de sustentabilidade e economia circular, uma vez que permite a valorização de um resíduo industrial.

Palavras–chave: Agrotóxicos. Adsorção. Bioadsorvente.

Deutsch Lernen: ensino de alemão para crianças como forma de preservação da herança local

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Autores: Jean Lucas Dill, Carla Luciane Klos Schöninger*

*Autor para correspondência: carla.schoninger@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O ensino de línguas estrangeiras é um tema relevante e desafiador no Brasil. Diversos estudos enfatizam que o aprendizado precoce é mais efetivo, mas, infelizmente, a oferta de uma segunda língua é predominantemente restrita às escolas privadas, limitando o acesso para muitos alunos. Para abordar essa questão, foi desenvolvido o projeto de extensão "Deutsch mit Spass: alemão para crianças da comunidade", visando oportunizar o aprendizado do idioma para 15 crianças do ensino fundamental, oriundas de escolas públicas em Panambi–RS, através do Instituto Federal Farroupilha. A cidade de Panambi é de colonização alemã, deste modo o idioma e a cultura estão muito presentes no cotidiano da comunidade. O método adotado no decorrer das aulas enfatizou a comunicação, com a utilização da língua em situações reais de interação social. Os interesses dos alunos foram priorizados por meio de brincadeiras, músicas, histórias e do contato com objetos provindos da Alemanha, tornando o processo mais envolvente e eficaz. Durante as aulas, as crianças mostraram-se interessadas pela língua alemã, além de terem certa facilidade no aprendizado dela. Essa iniciativa visou romper barreiras socioeconômicas, garantindo que o acesso ao ensino de línguas fosse ampliado, independentemente da classe social. Neste sentido, a ação representa um passo importante na busca por uma educação mais inclusiva e igualitária, além de aproximar e/ou reaproximar os participantes da cultura alemã vivenciada na própria comunidade. Em comemoração aos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil e 125 anos em Panambi, o projeto também celebrou a herança cultural germânica, valorizando a rica história e influência que moldaram a cidade.

Palavras–chave: Aulas de língua alemã. 200 anos de Imigração Alemã no Brasil. Crianças. da comunidade; cultura.

Elaboração de materiais adaptados para estudantes com deficiência

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Autores: Ana Carolina Pasqualetto Berg, Daniela Medeiros*

*Autor para correspondência: daniela.medeiros@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A inclusão escolar é um processo que visa a inclusão e a permanência dos estudantes com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar, abrangendo não só pessoas com deficiência como também pessoas com transtornos específicos de aprendizagem. Sendo essas necessidades físicas, intelectuais, sociais, emocionais e/ou sensoriais. No cenário da educação inclusiva, entende-se a flexibilização ou adaptação como resposta educativa, dada pela escola a fim de atender as necessidades pedagógicas de um aluno ou de um grupo de alunos, dentro de sala de aula, fazendo adequações no currículo às necessidades do aluno. Ter esse apoio pedagógico é importantíssimo no processo de aprendizagem (LOPES, 2008). Destacamos que os materiais didáticos devem ser adaptados de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, explorando novos ambientes e utilizando novos métodos de ensino (RUSSO, 2023). Percebendo a carência no ajuste de materiais para discentes com necessidades específicas, e para melhoria desta conjuntura, proporcionamos o auxílio a professores e técnicos, na adaptação de materiais didáticos, através de um projeto de ensino, ainda em andamento, realizado no Instituto Federal Farroupilha campus Panambi, intitulado “Elaboração de materiais adaptados para estudantes com deficiência”, discorrendo as adaptações necessárias dos materiais produzidos, para além das flexibilizações em sala de aula. Através de pesquisas, materiais complementares e referências curriculares de cada aluno, adequamos o melhor material, que irá atender às expectativas, efetivando um espaço acadêmico inclusivo.

Palavras–chave: Adaptação. Deficiência. Inclusão.

Enologia: produção de goma gelatinosa à base de vinho

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Autores: Bianca Braitenbach Moura, Gabriel Gottlieb Zimmermann Reiner, Martina Seerig Araújo, Raíssa Natália Oliveira, Carla Luciane Klos Schöninger, Anna Maria Deobald*

*Autor para correspondência: anna.deobald@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este projeto de Prática Profissional Integrada investiga os benefícios dos polifenóis, substâncias amplamente encontradas na uva roxa e no vinho tinto, por suas propriedades antioxidantes, antialérgicas e anti-inflamatórias. Entre eles, o resveratrol se destaca, presente em maior quantidade no vinho tinto e reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Esses compostos são associados à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2, além de possuírem efeitos rejuvenescedores ao combater os radicais livres. Diante dos efeitos nocivos do álcool, o estudo propõe uma alternativa para usufruir dos benefícios dos polifenóis sem ingerir álcool. Assim, foi desenvolvida uma goma de vinho com goma guar e vitamina C. Esta goma oferece vantagens à saúde, incluindo resveratrol com efeito antioxidante, ágar-ágar como fonte natural de colágeno e vitamina C, essencial para a proteção celular. Foram criadas três versões da goma: uma com vinho tinto seco para reduzir o açúcar, outra com vinho tinto suave para um sabor mais adocicado sem afetar os níveis de glicose, e uma com suco de uva integral para crianças, sem álcool. Diversos testes foram realizados para encontrar a proporção ideal dos ingredientes, resultando em uma goma de vinho agradável e eficaz. O projeto foi bem-sucedido e alcançou seus objetivos.

Palavras–chave:  Goma. Vinho. Polifenóis. Uva.

Desenvolvimento e avaliação de frozen yogurt proteico com sabores típicos do Rio Grande do Sul

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Autores: Aksana Abigail Weber Rossi1 ; Cíntya Clemente 1 ; Gabrielle Sally Rambo 1 ; Lavínia Schallenberger Scheffler 1 ; Myllena Zanuzo da Silva 1 ; Larissa de Lima Alves2,*

*Autor para correspondência: larissa.alves@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: As proteínas são essenciais na alimentação humana, uma vez que são um dos principais componentes funcionais e estrutural das células do organismo. Apesar disso, o consumo de proteínas é constantemente subestimado devido tanto à falta de informação sobre a relevância do seu consumo, como pelo elevado custo de suas fontes. Esse fato pode acarretar na disfunção de algumas funcionalidades orgânicas do corpo humano, contribuindo para o aparecimento de doenças como obesidade. Sendo assim,desenvolveu-se o presente trabalho, com o objetivo de enriquecer nutricionalmente frozen yogurt, por meio do acréscimo de proteínas compostas de aminoácidos essenciais oriundos de suplementos proteicos alimentares, como whey protein e leite em pó enriquecido em proteínas. Além do enriquecimento protéico, testou-se sabores diferentes para o produto, focando em sabores característicos da região sul do país, como sagu de vinho, erva mate, entre outros. A análise do teor de proteínas (realizada através do método de Kjeldhal) da base do frozen yogurt enriquecido com proteínas em comparação com a base comum (sem enriquecimento) demonstrou um aumento significativo de cerca de 8%. O produto final adquirido com a pesquisa permite uma suplementação descomplicada paliativa de proteínas, sendo atraente para crianças e idosos pelo sabor,textura e fácil ingestão, que contribui para atingir o consumo de proteínas recomendada diariamente, de 1 a 2 g/kg/dia, tornando-se uma opção viável e agradável ao público
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Palavras–chave: Carência nutricional. Cultura. Organismo. Proteína. Ultraprocessados.

Monitoria: as linguagens da química

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Autores: Scheila Ribeiro Hollas, Andrieli Mara da Costa Silva 1, Lucilene Lösch de Oliveira*.

*Autor para correspondência: %20lucilene.oliveira@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A Química, por ser considerada uma ciência consideravelmente jovem e pouco valorizada, na qual muitas vezes, por apenas receber informações que não impactam diretamente na vida do aluno, torna-se desinteressante para o mesmo. Em cenários como esse, a monitoria de química possui como objetivo atuar como mediador, ao proporcionar uma aprendizagem mais satisfatória, auxiliando os alunos a compreender os conteúdos de Química Básica em uma linguagem simplificada, melhorando assim a performance dos estudantes nas avaliações. O projeto foi executado com mediação da professora Lucilene Lösch de Oliveira durante as terças e quartas-feiras, no contraturno das aulas, com resolução de exercícios e dúvidas. Os alunos que frequentaram as monitorias apresentaram maiores dúvidas nos conteúdos que envolvem cálculos, como “Soluções e seu preparo”, na qual foi possível observar que os mesmo se faziam presentes principalmente em dias próximos às provas. Por fim, as monitorias de química estão contribuindo na aprendizagem de química pelos alunos dos cursos integrados do IFFar Campus Panambi, buscando sanar dúvidas, principalmente que envolvem cálculos dentro dos conteúdos de química. Além disso, também proporciona ao próprio monitor momentos de estudo e dedidação ao um meio semi profissional, já que ser bolsista de monitoria exige um compromisso com horário e estudos, contribuindo para sua formação.
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Palavras–chave: Ensino. Ciências exatas. Química.

Programa Academia e Futebol

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Autores: Pedro Henrique de Pellegrin Martins, Bruna Pires da Rosa, Arthur Carvalho, Maria Elisa Ullmann Santos Orientador*

*Autor para correspondência: maria.santos@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: O Programa Academia e Futebol, instituído pela Secretaria Nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, tem como objetivo incentivar a prática do futsal e ampliar o conhecimento sobre essa modalidade. No IFFar Campus Panambi, o Programa oferece aos atletas a oportunidade de conhecer outras áreas da instituição, facilitando sua futura inclusão na Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Atualmente, o núcleo Panambi atende 120 atletas, estudantes de escolas públicas e privadas do município de Panambi, onde são separados em 4 turmas de 30 alunos, nas quais três são masculinas e uma feminina, com a faixa etária de 8 a 15 anos. Os treinamentos são praticados na terça-feira e sexta-feira no período noturno, durante três horas, no ginásio poliesportivo do IFFar Campus Panambi. O Projeto visa promover a prática do futsal, realizar integrações juntamente com outras escolas de futebol da cidade e participar de campeonatos tanto na cidade, quanto próximos da região.
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Palavras–chave: Projeto. Futebol. Atletas. Inclusão

Quando eu danço

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Autores: Lívia Klein, Eduarda Schierenbeck Horst, Laura Zientarski da Silva, Aline Machado Zancanaro*.

*Autor para correspondência: aline.machado@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: “A dança é a linguagem escondida da alma”, dizia Martha Graham. Além de permitir o exercício físico, a dança permite a cada pessoa libertar-se, revelar-se; poder-se vestir uma personagem diferente e voar. O presente trabalho é um projeto de ensino de dança escolar, para promover a dança no espaço escolar, visando proporcionar bem-estar, lazer e desenvolvimento da linguagem artística. Por meio de coreografias, posturas de ioga e apresentações, busca-se maior conhecimento de cultura e de estilos de dança; ademais, este projeto planeja representar a instituição em diferentes ocasiões, como a Mostra Cultural. De acordo com Verderi (2009), “a dança na escola deve proporcionar oportunidades para o aluno desenvolver todos os seus domínios do comportamento humano e, por meio de diversificações e complexidades, que o professor contribua para a formação de estruturas corporais mais complexas”. Ademais, o projeto teve sua primeira edição em 2021, seguido em 2022 e retomado agora em 2024, contando com 12 alunas do IFFar Campus Panambi, que se reúnem uma hora por semana para discutir sobre a dança, realizar aulas de dança e montar performances. Espera-se que os estudantes compreendam como a multiculturalidade e a pluralidade social se manifestam através dos estilos de dança, bem como aprendam a dançar e entendam a importância de movimentar seu corpo para manterse saudável, desenvolvendo, assim, coordenação motora e cuidando do próprio bemestar. Pode-se concluir que, além de divulgar o instituto frente a comunidade local, o presente trabalho será de grande importância para o melhor desenvolvimento cognitivo e motor dos participantes.
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Palavras–chave: Dança. Projeto. Desenvolvimento. Bem-estar.

Substâncias alucinógenas presentes nos cogumelos e suas aplicações

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Autores: Lucas Warpechowski Mattos, Arthur Machado, Rafaela Henke Gianluppi, Marilia Wortmann Marques, Anna Maria Deobald*.

*Autor para correspondência: anna.deobald@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Este trabalho é composto por uma revisão bibliográfica que identifica as substâncias psicoativas presentes em determinados cogumelos alucinógenos, essas que podem ser utilizadas para tratamentos de doenças psiquiátricas, como a depressão. Dessa forma, a finalidade deste trabalho é ampliar o entendimento das pessoas em relação ao tema, desmistificando quaisquer concepções errôneas que alguns indivíduos possam possuir, além de explicar como as substâncias psicoativas alteram a percepção dos indivíduos e em que áreas elas podem ser aplicadas. A metodologia utilizada se baseia no estudo de artigos científicos acerca das principais substâncias alucinógenas presentes nos cogumelos, estudando os espécimes Amanita Muscaria e o Psilocybe Cubensis, tendo suas substâncias como os principais objetos de estudo. Com base nas pesquisas bibliográficas, foi observado que as duas principais substâncias, a psilocibina e a psilocina do P. Cubensis, além do Ácido Ibotênico e Muscimol do A. Muscaria, atuam de forma similar no organismo humano, tendo uma natureza química que se assemelha com a serotonina, estas se ligam aos receptores serotonérgicos promovendo maior absorção de serotonina e, pela via serotonérgica 5-HT, a qual está envolvida nos processos complexos da visão, gera alucinações visuais. Além da forma de funcionamento, foi estudada a aplicação destas substâncias em tratamentos contra a depressão, fazendo uso de doses sub perceptuais, essas substâncias podem oferecer alívio dos sintomas depressivos sem os efeitos colaterais associados aos tratamentos tradicionais. Este trabalho aborda a complexa relação entre substâncias psicoativas presentes em cogumelos alucinógenos e seus efeitos sobre o cérebro.
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Palavras–chave: Alucinógeno. Cérebro. Cogumelo.

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