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LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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História, memória, famílias e sabores na construção da territorialidade histórico-cultural do Käsekuchen.
Autores: Bruna de Pena , Temia Wehrmann, Valdecir Schenkel*.
*Autor para correspondência: valdecir.schenkel@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A Colônia Neu-Württemberg, formada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul na transposição dos séculos XIX para o XX, trouxe mais que sonhos de uma vida melhor para inúmeras famílias que necessitavam novos lugares e formas produtivas de vivências que dessem possibilidades de sobrevivência que o velho mundo não garantia naquele momento. Na bagagem, praticamente nula devido a pauperidade social dos migrantes e as restrições de carga para estes, havia sonhos e incertezas, lado a lado, mas também algo a mais: uma cultura cheia de história desconhecidas pelas terras gaúchas desta região. O Käsekuchen é um bolo produzido por muitas famílias de imigrantes, trazido como herança cultural e que se fez presente nas comunidades constituídas junto ao vale do rio Fiúza, que posteriormente vieram a constituir os municípios de Panambi e Condor. Ao longo do século XX, este quitute vem sendo presente não só como um hábito de marca os encontros familiares desta área, mas um importante produto econômico presente em padarias, mercados e restaurantes destes municípios e que extrapolam seu espaço geográfico numa territorialidade que avança os conceitos espaciais, mas que é presente na memória e história deste povo e lugar.
Palavras–chave: Käsekuchen, Memória, Imigração
Acidentes ofídicos: mapeamento dos conhecimentos de estudantes de uma turma de ensino médio do IFFar
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Autores: Aline Bühring, Juliano Severo, João Henrique do Amaral Guerreiro, Marilia Wortmann Marques, Fabiana Lasta Beck Pires*.
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Dentre as famílias de serpentes existentes no Brasil, apenas duas delas apresentam algum potencial médico, representando uma ínfima parcela do todo. Tal conhecimento, por muitas vezes, restringe-se ao setor acadêmico da sociedade, dificultando a população leiga de obter informações precisas e verídicas. Por consequência dessa baixa disseminação, ao ocorrer um acidente ofídico, o desconhecimento poderá levar a complicações de saúde graves ou até mesmo fatais. Neste viés, este trabalho objetiva mapear os conhecimentos dos estudantes do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi, sobre os ofídios e acidentes com eles. Para tal, a metodologia utilizou a análise quantitativa das respostas a uma pergunta objetiva, realizada por meio de questionário com 22 participantes, versando sobre possíveis ações em caso de acidente. Os resultados obtidos nos possibilitaram inferir que, embora 32% dos participantes indicarem que a ação mais adequada seria lavar e procurar ajuda médica, a maioria dos estudantes, 59%, marcaram alguma alternativa equivocada, sendo elas: 36,4% o uso de torniquete, 13,6% sucção no local da ferida e 9% incisão no ferimento. Tais ações podem agravar o quadro de saúde do paciente, ocasionando amputações ou complicações na ferida causada pelo incidente com o animal. Destaca-se, ainda, que o grupo de 13,6% obteve tal informação por meio de plataformas midiáticas. Por fim, concluise que, embora um terço dos estudantes possua o conhecimento do procedimento correto, os outros dois terços apresentam um conhecimento equivocado e sem embasamento científico, o qual pode afetar a vida desses sujeitos, reafirmando a necessidade de práticas educacionais ambientais.
Palavras–chave: Educação ambiental. Herpetologia. Ofidismo
Desconstruindo barreiras: uma ação em prol da inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho
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Autores: Juliano Severo, João Henrique do Amaral Guerreiro, Daniela Medeiros*.
*Autor para correspondência: daniela.medeiros@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Imergir nos processos de (ex)inclusão das PESSOAS COM DEFICIÊNCIA na sociedade, é estar em constante reflexão e questionamento de quais são e como estão os espaços que esses sujeitos (não) ocupam, afinal, o contexto histórico reflete na atualidade, uma fragilidade na acessibilidade, tanto arquitetônica, quanto atitudinal. Assim, fica entendido, que o mundo do trabalho, é engolfado por estas problemáticas, atingindo diretamente a inserção desses cidadãos nesse contexto social. Mas como desnaturalizar estas práticas? Nesta intenção, bem como de reconhecer e romper tais barreiras, este trabalho objetiva relatar as experiências de um projeto de extensão, desenvolvido no Noroeste do Rio Grande do Sul por uma Instituição de ensino da rede federal e intitulado “Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho: compreendendo processos e traçando práticas de respeito e acolhimento às diferenças”. Tal projeto foi desenvolvido no segundo semestre de 2023 e, atualmente (2024), segue em nova oferta. Dentre os resultados, destaca-se o aumento da procura se compararmos os dois momentos de oferta (2023 e 2024). Em sua primeira edição contou com apenas uma empresa participante, já para a segunda, foram nove empresas interessadas. Além disso, pelo projeto foram desenvolvidas novas metodologias que buscam propiciar aos concluintes uma mudança ativa em seus espaços, bem como constituir-se como espaço de pensar e desnaturalizar práticas e discursos excludentes. Conclui-se assim, que práticas que instrumentalizam, bem como que causem a reflexão dos sujeitos, possibilita que a comunidade em que se desenvolvem projetos similares, tende a avançar para uma plena inclusão dessas pessoas.
Palavras–chave: Acessibilidade. Capacitismo. Projeto de extensão.
Desvendando o mundo dos répteis: conhecendo e diferenciando os grupos através de uma sequência didática
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Autores: Rafaela Borelli Plagens, Rafaelle Ribeiro Gonçalves*
*Autor para correspondência: rafaelle.goncalves@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A sequência didática (SD) "Desvendando o Mundo dos Répteis: Conhecendo e Diferenciando os Grupos", foi desenvolvida a partir dos componentes curriculares de Prática do Ensino de Biologia V e Metodologia do Ensino de Biologia, buscou ampliar o conhecimento dos alunos sobre répteis de maneira dinâmica e contextualizada. O objetivo foi proporcionar uma imersão no universo dos répteis, explorando características gerais, classificação e especificidades. A SD foi aplicada em quatro períodos de aula. Inicialmente, os alunos montaram quebra-cabeças para avaliar os conhecimentos prévios sobre répteis. Após, com auxílio de slides foram trabalhadas as características gerais dos répteis. Posteriormente, os alunos participaram de um bingo temático contendo características dos diferentes grupos de répteis, visando a internalização dos conceitos estudados. Logo após, foram apresentadas imagens dos principais grupos de répteis (Squamata, Crocodylia, Testudines e Rhynchocephalia) buscando demonstrar as diferenças existentes nos grupos. A atividade seguinte procurou explorar a ludicidade dos alunos para tanto foi utilizado o jogo de “quem sou eu reptilia”. Para finalizar, os alunos criaram répteis fictícios, utilizando partes de diferentes grupos para formar novos répteis e apresentaram para a turma sistematizando assim os conhecimentos construídos ao longo das atividades. Durante a aplicação da SD foi possível perceber que os alunos foram capazes de reconhecer as características dos répteis em geral e ainda, diferenciar os grupos taxonômicos. A criação dos próprios répteis permitiu a aplicação prática do conhecimento construído, promovendo a interação e discussão em grupo. A SD demonstrou ser eficaz para engajar os alunos e aprofundar os conhecimentos sobre répteis.
Palavras–chave: Ensino de zoologia. Ludicidade. Aprendizagem
Entre as sombras domésticas: a vida secreta dos pequenoshabitantes do nosso lar
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Autores: Juliana Plegge de Carvalho, Abel Bemvenuti*.
*Autor para correspondência: abel.bemvenuti@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Em todo o mundo, existem mais de um milhão de espécies de artrópodes, com uma estimativa de dois milhões de indivíduos por pessoa. Os biomas brasileiros abrigam uma vasta diversidade desses seres, alguns dos quais apresentam perigo para a saúde humana. O reconhecimento de insetos e aracnídeos envolvidos em intoxicações, o conhecimento de suas características e habitats, ajuda a preveni-los e facilita o tratamento adequado em casos de acidentes. A fim de desenvolver um entendimento sobre artrópodes de interesse médico na população, pretende-se divulgar informações claras sobre como reconhecer insetos tóxicos e peçonhentos, locais de ocorrência e identificação de sinais e sintomas associados a picadas ou mordidas, assim como informações sobre onde buscar assistência médica quando necessária. Essa divulgação será feita em diversas escolas do município de Panambi, através da apresentação de palestras com o auxílio de slides e um banner informativo. Além de falar de vários aspectos sobre artrópodes tóxicos, venenosos e peçonhentos, vão ser abordadas explicações sobre diferenças taxonômicas, com identificação dos artrópodes através de imagens e com discussões sobre importância desses animais na saúde e na ecologia. Ao final de cada palestra, será realizada uma atividade de coleta de dados através de uma enquete na plataforma Survio a fim de coletar dados queserão processados e divulgados para a comunidade por meios físicos e eletrônicos.
Palavras–chave: Acidentes. Artrópodes. Ecologia. Prevenção. Venenosos
Modelos didáticos para o ensino de ciências
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Autores: Ana Carolina Preto Tomaz, Luiza Loebens*
*Autor para correspondência: luiza.loebens@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A cultura da mandioca (Manihot esculenta, Crantz) é considerada a terceira maior fonte energética consumida no mundo. É espécie de clima tropical e cultivada intensivamente na região dos trópicos. No Brasil e no estado do Rio Grande do Sul, é muito apreciada na culinária nacional e regional. A preservação dos materiais genéticos agrícolas é fundamental para a conservação da diversidade da espécie, considerando, não somente o quantitativo de materiais registrados, quanto aqueles usados pelos produtores no Rio Grande do Sul e no país. O objetivo do trabalho foi de implantar uma coleção de variedades de mandioca, na área experimental do Campus Panambi, para fins didáticos, para pesquisa e para trabalhos de extensão comunitária em Panambi e região. Foram plantadas 16 variedades, sendo quatro crioulas obtidas de produtores locais (Polpa Amarela, Pessegueira, Eucalipto e Longa Vida), além das variedades registradas: BRS CS 01, BRS 396, BRS 397, BRS 398, BRS 400, BRS 401, BRS 417, BRS 418, BRS 419, BRS 420 e BRS 429. Experimentos vêm sendo conduzidos com as variedades Pessegueira e Polpa Amarela, investigando questões relacionadas à produtividade, adaptação local, ocorrência de podridões radiculares e a qualidade culinária das raízes produzidas. Resultados preliminares sugerem a variedade Polpa Amarela com maior susceptibilidade à ocorrência de podridões das raízes tuberosas, embora seja uma variedade muito apreciada na região. Ao final do experimento, serão realizadas avaliações da produtividade e da qualidade culinária, como o tempo de cozimento e a cremosidade da massa originada.
Palavras–chave: alfabetização científica. Biologia. modelos tridimensionais.
Planejamento e Prática pedagógica: Reflexões a Partir de uma Intervenção Educacional
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Autores: Ricardo Orsato de Oliveira, Julia Geckeler, Sam Carolo, Mônica de Souza Trevisan orientadora.
*Autor para correspondência: monica.trevisan@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: O planejamento escolar é essencial para orientar e coordenar a prática docente, alinhando objetivos educacionais com as necessidades dos alunos e permitindo uma reflexão crítica sobre as escolhas dos professores. Este estudo investigou a aplicação prática do planejamento pedagógico através de uma intervenção na disciplina de Didática e Organização do Trabalho Pedagógico do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha. O objetivo foi demonstrar a importância do planejamento pedagógico com uma intervenção que buscou adaptar as estratégias às necessidades dos alunos. A intervenção foi realizada em colaboração com uma escola de Ijuí - RS, utilizando o método dos Três Momentos Pedagógicos, que envolve Problematização, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento1 . O tema abordado foi "Energia Magnética", e as atividades incluíram a criação de mapas mentais, leitura e discussão de textos, e construção de bússolas. Os resultados indicaram que um planejamento bem estruturado é essencial para a eficácia do ensino. A capacidade de ajustar estratégias, como a mudança do questionário para uma abordagem oral, foi crucial para engajar os alunos e melhorar a compreensão dos conceitos. A intervenção ressaltou a importância de integrar teoria e prática e adaptar o ensino aos estilos de aprendizagem individuais. Conclui-se que um planejamento flexível e bem estruturado é fundamental para a qualidade do ensino e o desenvolvimento dos alunos.
Palavras–chave: Planejamento. Didática. Intervenção pedagógica.
Possibilidades de exploração da biodiversidade microalgas do IFFar Campus Panambi- preservação, educação e biotecnologia
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Autores: João Henrique do Amaral Guerreiro, Juliana Ferreira da Silva, JulianoSevero, Rafaelle Ribeiro Gonçalves*.
*Autor para correspondência: rafaelle.goncalves@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Estudar microalgas é de extrema importância devido serem indicadores ecológicos que a classificam o ambiente aquático em diferentes categorias, além de serem organismos de fácil acesso, que são encontrados em diversos ambientes aquáticos e sempre estarão presentes, independentemente das mudanças sazonais ou ambientais. Monitorar a diversidade e abundância desses organismos nos permite compreender melhor os impactos ambientais e as alterações na qualidade da água ao longo do tempo. Diante desse cenário, torna-se evidente a relevância destes organismos, afinal, elas fornecem informações cruciais sobre a qualidade dos ecossistemas aquáticos, além de possuírem um imenso potencial educacional e tecnológico. Neste viés, objetiva-se instigar novos estudos no IFFar Panambi para explorar o potencial das microalgas presentes no campus, a partir do conhecimento microalgal dos sistemas aquáticos, com amostragens do fitoplâncton e perifíton. Algumas possíveis temáticas de abordagens sugeridas são: monitoramento dos parâmetros de qualidades de água a partir dos fatores bióticos, microalgas e abióticos (análises físico-químicas da água); estabelecimento de cultivo microalgas com exploração de parâmetros e testes (com agroquímicos; metais pesados; rejeitos); monitoramento da biodiversidade, distribuição e condições ambientais; potencialidade das microalgas como biofertilizantes; tratamento de efluentes; monitoramento de florações por geoprocessamento; elaboração atividades de educação ambiental de sistemas aquáticos entre outras inúmeras possibilidades viáveis, inovadoras e necessárias. Dessa forma, o estudo das microalgas no IFFar - campus Panambi não apenas enriquece nosso entendimento sobre esses organismos, como também abre caminho para novas abordagens científicas, reforçando a importância da pesquisa contínua para o desenvolvimento sustentável e a conservação dos ecossistemas aquáticos
Palavras–chave: Cultivo. Pesquisa. Fitoplâncton. Perifíton. Microalgas.
Quebrando preconceitos e construindo lares multiespécies: adoção e cuidados de animais com deficiência
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Autores: Taniéli Bornholdt, Juliano Severo, Kelly Cristine da Silva Machado, Mônica de Souza Trevisan, Fabiana Lasta Beck Pires*
*Autor para correspondência: fabiana.pires@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Os animais domésticos, assim como os humanos, podem nascer com alguma deficiência ou desenvolvê-la ao longo da vida. Portanto, a conscientização envolvendo as particularidades de cada espécie e suas necessidades são essenciais para fornecer os cuidados adequados e promover a tutela responsável. À vista disso, o projeto educar para não abandonar, no ano de 2023, idealizou uma cartilha interdisciplinar, objetivando promover informações acerca de animais com deficiência e desmistificar as concepções pautadas nas dificuldades, focando nas possibilidades por meio de depoimentos e relatos clínicos. Para atingir tais objetivos, a cartilha constitui-se em cinco capítulos, elaborados por profissionais de áreas distintas, tais como: Medicina Veterinária, Ciências Naturais e Educação. A divulgação desse material sucedeu-se no final de 2023 e início de 2024, por meio de entrevistas em rádio local e em participação de eventos internos e externos, abordando espaços e públicos distintos. Os resultados obtidos, a partir do diálogo com a comunidade, apontam a falta de conhecimento acerca dos cuidados com os animais em cada fase da vida, sejam eles com deficiência ou não, além do desconhecimento das necessidades específicas, incluindo as adaptações no ambiente, cuidados veterinários, alimentação adequada e a importância do suporte afetivo e físico para garantir uma boa qualidade de vida. Conclui-se que a disseminação da cartilha “Adote sem pre(conceito): a informação que você precisa está aqui” possibilitou a disseminação da informação e a sensibilização da comunidade sobre a importância da adoção responsável e dos cuidados necessários para garantir o bem-estar desses animais.
Palavras–chave: Interdisciplinaridade. Animais domésticos com deficiência. Tutela responsável. Saúde e qualidade de vida
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