top of page
LICENCIATURA EM QUÍMICA
25
Guia para estudantes e professores: eletroquímica na prática
Autores: Anderson Parodia, Leônida Adriana Nunes, Vanise Luciane Brunhauser Bilstein, Fabiana Lasta Beck Pires e Alessandro Callai Bazzan*
*Autor para correspondência: alessandro.bazzan@iffar.edu.br
RESUMO: A Colônia Neu-Württemberg, formada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul na transposição dos séculos XIX para o XX, trouxe mais que sonhos de uma vida melhor para inúmeras famílias que necessitavam novos lugares e formas produtivas de vivências que dessem possibilidades de sobrevivência que o velho mundo não garantia naquele momento. Na bagagem, praticamente nula devido a pauperidade social dos migrantes e as restrições de carga para estes, havia sonhos e incertezas, lado a lado, mas também algo a mais: uma cultura cheia de história desconhecidas pelas terras gaúchas desta região. O Käsekuchen é um bolo produzido por muitas famílias de imigrantes, trazido como herança cultural e que se fez presente nas comunidades constituídas junto ao vale do rio Fiúza, que posteriormente vieram a constituir os municípios de Panambi e Condor. Ao longo do século XX, este quitute vem sendo presente não só como um hábito de marca os encontros familiares desta área, mas um importante produto econômico presente em padarias, mercados e restaurantes destes municípios e que extrapolam seu espaço geográfico numa territorialidade que avança os conceitos espaciais, mas que é presente na memória e história deste povo e lugar.
Palavras–chave: aprendizagem química, ensino de ciências naturais, experimentação, material didático-pedagógico.
O uso de jogos na educação de jovens e adultos
26
Autores: Simone Rodrigues, Ichiéli Wolgien da Silva, Mônica de Souza Trevisan*
*Autor para correspondência: monica.trevisan@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A temática investigada volta-se a uma proposta da Prática Enquanto Componente Curricular (PeCC), na qual foi realizada uma intervenção por meio de um jogo intitulado “Montando e Desmontando a Tabela Periódica”, em uma turma do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O ensino de Química deve ser instigador, questionador, problematizador e desafiador com o intuito de construir um saber científico. Sendo assim o presente artigo, tem como objetivo apresentar o relato da prática envolvendo a realização de um jogo didático que familiariza os alunos aos elementos químicos. Tal proposta buscou desafiar os alunos para a aprendizagem desse conteúdo, tornando o aprendizado mais dinâmico e atrativo através de uma intervenção prática no contexto da EJA Ensino Médio. Ao despertar o interesse para o aprendizado trouxe a ludicidade para a sala de aula. Destarte a metodologia deste trabalho é qualitativa descritiva, organizada na forma de um relato de experiência, que buscou detalhar como a prática ocorreu. Como resultados obteve-se que a retomada de conhecimentos prévios por meio do uso de jogos pode despertar e estimular o interesse no público da EJA, embora neste público também identifica-se a defasagem nos conteúdos da Química do Ensino Fundamental, sendo necessário realizar uma retomada.
Palavras–chave: Jogo. Tabela Periódica. EJA.
bottom of page