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PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
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Bio IFFAR Panambi: qual é o papel da divulgação científica no Ensino Superior?
Autores: Ana Paula Markus Hoffmann, Fabiana Lasta Beck Pires, Kelly Cristine da Silva Machado, Weliton da Silva Bólico, Orientador(a) Marilia Wortmann Marques
*Autor para correspondência: marilia.marques@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: Este resumo visa apresentar um Projeto de Extensão intitulado Bio IFFAR Panambi, que utiliza as mídias sociais e outros espaços para a popularização da ciência, aproximando-se da população e exteriorizando o Curso de Ciências Biológicas em Panambi e região. O objetivo deste trabalho é difundir suas ações, com proposições relacionadas à divulgação científica no Ensino Superior, dando visibilidade ao supracitado Curso, colocando-o em evidência. A metodologia utilizada para propagar o conhecimento científico de maneira clara e inteligível, tornando-o acessível à comunidade externa deu-se por meio da produção de conteúdo acerca dos Programas como Residência Pedagógica, editais variados (monitoria, extensão, etc.), divulgação das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), vídeos relacionados a aulas de componentes curriculares diversos, vídeos dos laboratórios, apresentação da infraestrutura do Curso, divulgação de projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes e outros. A importância dada à popularização da ciência ampliou-se consideravelmente nos últimos anos, portanto disseminar experiências exitosas na perspectiva da valorização do conhecimento, explorando não só as redes sociais como outros ambientes propícios à construção do saber tornou-se indispensável. Os resultados apontam que o Projeto cumpre com a sua função, valorizando as ações acadêmico-científicas, transformando-as em bem público, de forma indiscriminada.
Palavras–chave: Ciências Biológicas. Difusão da informação. Conhecimento científico.
Ensino Médio e o Referencial Curricular Gaúcho: da gestão à implementação curricular
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Autores: Fernando Lieberknecht; Jorge Alberto Lago Fonseca*
*Autor para correspondência: jorge.fonseca@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A Constituição Federal de 1988 e Lei de Diretrizes e Bases (LDB) asseguram o direito à educação integral de todos os educandos, preparando-os para o mundo do trabalho, potencializando o senso crítico e reflexivo, sem desconsiderar os fatores sociais. Deste modo, pretende-se analisar o movimento do “Novo Ensino Médio”, a partir da Lei n° 13415/2017, a qual trata da reformulação curricular pedagógica e dos contextos educativos, o Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. A reformulação aponta para uma proposta de flexibilização curricular de 3000h, distribuídas em 1800 horas gerais básicas, e 1200 horas de itinerários formativos, distribuídas ao longo dos 3 anos do Ensino Médio. Deste modo, este trabalho visa desenvolver uma pesquisa descritiva exploratória, baseada no Ciclo de Políticas proposto por Stephen Ball, em que irá analisar os reflexos à equipe gestora das escolas estaduais do município de Panambi, no contexto da prática. Para dar suporte, analisaremos o questionário elaborado via google forms, com perguntas abertas, fechada e de múltipla escolha. Entre os resultados iniciais, evidencia-se algumas fragilidades como: a falta de formação continuada e inicial, falta de infraestrutura, baixos salários, poucos itinerários formativos.
Palavras–chave: Currículo. Gestão escolar. Novo Ensino Médio. Referencial Curricular Gaúcho
Gestão, aprovação, retenção e suas complexidades
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Autores: Rosangela Maria Fensterseifer, Rudião Rafael Wisniewski*
*Autor para correspondência: rudiao.wisniewski@iffarroupilha.edu.br
RESUMO: A garantia dos processos de ensino e aprendizagem bem-sucedidos é uma missão da gestão escolar democrática. Entretanto, o insucesso escolar tem sido verificado ao longo dos anos no Brasil, fato que se deve aos índices de reprovação e/ou retenção dos alunos. Cabe, assim, à gestão escolar fomentar ações para minimizar esses impactos. Para tal, é necessário que o gestor escolar, em conjunto com os demais profissionais da educação, leve em consideração as especificidades de cada estudante dentro de um sistema multifacetado e complexo. Dessa forma o objetivo deste estudo é analisar a responsabilidade do gestor escolar acerca dos índices de retenção escolar, a partir do pensamento complexo, visando compreender os desafios enfrentados e quais as possibilidades de melhorias para reduzir esses índices. Por meio de uma revisão integrativa/narrativa da literatura sobre o tema, compreende-se que o pensamento complexo permite a observação do todo, tendo como resultado a possibilidade de enriquecer a prática da gestão escolar para que a retenção não seja a única via utilizada para buscar a promoção da aprendizagem, haja visto que outras alternativas podem ser viáveis e mais inclusivas, adaptativas e propícias para o desenvolvimento dos discentes.
Palavras–chave: Gestão. (In)sucesso escolar. Complexidade.
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