top of page

TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET

45

Análise do perfil dos estudantes do curso técnico em informática IFFar/Panambi

Autores: Gustavo Croda, Eduardo Dalcin*

*Autor para correspondência: eduardo.dalcin@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a perfil de estudantes do Curso Técnico em Informática do IFFAR, campus Panambi. Como metodologia de pesquisa, utilizou-se um estudo de caso dentro do ambiente escolar, com o auxílio de métodos estatísticos durante a análise dos resultados. Assim, foi realizada uma análise do perfil do estudante, onde foram mapeadas as principais variáveis que fizeram parte deste estudo. O estudo analisou: Procedência e localização, Aspectos Econômicos, Aspectos Culturais, Qualidade de Vida, Alfabetização Digital, Infraestrutura disponível, dentre outros. A coleta de dados foi realizada via formulário Google, distribuído por email para todos os estudantes do Curso Técnico Informática. Dentre os principais resultados, destacamos: A maioria dos estudantes residem em Panambi (63%), 94% são provenientes da zona urbana, 61% possuem uma renda familiar de até três salários mínimo, 23% admitiram que não possuem o hábito de leitura e 47% leem de um à 3 livros por ano, 57% relatam que as instalações físicas do campus são adequadas, 47% estão satisfeitos com sua saúde e 51% apresentam uma qualidade de vida boa. Quanto ao nível de alfabetização digital, 55% possuem nível avançado, 33% intermediário e 12% baixa. Assim, o propósito final deste estudo foi a definição do perfil do estudante, ao qual forneceu subsídios e que servirá de base para outros cursos e campus do IFFAR, como também beneficiará ações e políticas públicas direcionadas para as seguintes comissões institucionais: Comissão de Permanência e Êxito, Setor de Saúde e Ensino

Palavras–chave: Curso Técnico em Informática. Perfil dos Estudantes. Permanência e Êxito.

Capoeira: luta, dança e cultura

46

Autores: Luã Boldt do Nascimento, Tiago Ost Fracari*.

*Autor para correspondência: tiago.fracari@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A capoeira é uma expressão cultural vibrante que combina dança, música e luta. Ela surgiu no Brasil entre os escravizados africanos no período colonial. O jogo da capoeira é caracterizado por uma interação dinâmica entre dois jogadores, no centro de uma roda formada pelos demais, que se movem ao som de tambores, berimbaus e outros instrumentos tradicionais. Este projeto oferta o ensino de capoeira à comunidade panambiense. O objetivo é criar um ambiente de convivência e, através do ensino da capoeira, propiciar o desenvolvimento da saúde e bem-estar, aprimorando a qualidade de vida dos participantes. A metodologia das aulas possui um caráter teórico-prático, promovendo o ensino das técnicas de capoeira por meio da demonstração e execução, além de assistir documentários e realizar debates entre professores, alunos e mestres de capoeira. No decorrer do projeto são realizadas algumas apresentações em eventos do município, com o intuito de divulgar o projeto e a cultura da capoeira à comunidade. Será realizado um evento em que os alunos poderão receber sua primeira graduação dentro da capoeira. Além disso, são coletados dados qualitativos e quantitativos, bem como realizados registros por fotos e vídeos, com os quais será possível desenvolver artigos e documentários. Assim, busca-se criar um grupo pautado na interação harmoniosa, pacífica e justa, além de divulgar a cultura da capoeira na comunidade panambiense.

Palavras–chave: Capoeira. Dança. Luta. Cultura. Qualidade de vida.

LoRa na Agricultura: uma análise abrangente de sensores, aplicações, vantagens e desafios para a agricultura moderna

47

Autores: Marina Desirie Piuvesan Rossatto, Danton Daniel Wendland Amorim, Everton Lutz*

*Autor para correspondência: everton.lutz@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: A integração da agricultura com tecnologias como IA, Big Data, IoT, robótica e sensoriamento remoto está aumentando a produtividade e eficiência no setor. A tecnologia LoRa destaca-se por sua capacidade de transmissão de dados a longas distâncias com baixo consumo de energia, sendo especialmente adequada para áreas rurais. No entanto, enfrenta desafios como a limitação de infraestrutura e conectividade. Este resumo revisa a literatura recente sobre a aplicação de LoRa na agricultura, identificando sensores utilizados, áreas de aplicação, vantagens, desafios e oportunidades. Utilizando uma metodologia de mapeamento de literatura, foram pesquisadas bases de dados como SCOPUS, PubMed e IEEE Xplore, focando em artigos completos dos últimos cinco anos, em inglês, com acesso aberto e que descrevem produtos ou protótipos de monitoramento. No total, 38 artigos foram analisados. Os resultados mostram que LoRa é eficaz em diversas áreas da agricultura, como monitoramento de irrigação, saúde do solo e clima, e controle de doenças, proporcionando melhorias na eficiência operacional, redução de custos e práticas agrícolas mais sustentáveis. Contudo, limitações como largura de banda e latência são desafios a serem superados. A integração de LoRa com tecnologias emergentes como IoT, IA e UAVs pode amplificar os benefícios, permitindo uma gestão agrícola mais precisa e automatizada. A implementação de LoRa na agricultura mostrou benefícios significativos, mas é necessário abordar os desafios de largura de banda e latência para maximizar seu potencial. Futuros estudos devem focar em soluções para esses desafios e explorar novas aplicações, fornecendo uma base sólida para futuras pesquisas no campo.

Palavras–chave: Conectividade Rural. Sensoriamento Inteligente. Tecnologias Emergentes.

IA na Escola: Inteligência Artificial para Todos

48

Autores: Gustavo Graffunder, Douglas Erdmann, Christian Brackmann*

*Autor para correspondência: brackmann@iffar.edu.br

RESUMO: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a aplicabilidade das atividades propostas no Referencial Curricular de Inteligência Artificial no Ensino Médio em escolas de Panambi, possibilitando o primeiro contato dos estudantes com a tecnologia e contribuindo com futuras versões do Referencial Curricular em IA, complementando o mesmo com novas práticas e aperfeiçoando-o. Serão desenvolvidas atividades propostas no referencial curricular, identificando possíveis barreiras e encontrando alternativas, além de propor novas atividades ou aprimoramentos, gerando dados quali-quanti. Para isso, será necessário contar com a colaboração de professores e alunos, que serão convidados a participar de intervenções (workshops e atividades práticas). Será também realizado um acompanhamento dos resultados obtidos, com o objetivo de avaliar a eficácia das atividades propostas e identificar possíveis melhorias. O projeto também tem como base a norma da Computação na Educação Básica homologada recentemente no Brasil, a Política Nacional de Educação Digital e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelecem diretrizes para o ensino de computação e tecnologia nas escolas. O referencial curricular foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto Federal Farroupilha.

Palavras–chave: Computação. Inteligência Artificial. Educação Básica

SIME: Uma proposta de sistema de monitoramento de estacionamen

49

Autores: Samara Emanuele Pereira Röpke, Eduardo Dalcin*.

*Autor para correspondência: eduardo.dalcin@iffarroupilha.edu.br

RESUMO: Com o crescimento da urbanização e do número de veículos, encontrar vagas de estacionamento tornou-se um desafio. A gestão ineficiente resulta em congestionamentos, maior consumo de combustível e insatisfação dos motoristas. Este projeto visa desenvolver um sistema de monitoramento para controlar a entrada e saída de veículos em estacionamentos, atualizando em tempo real o número de veículos estacionados. O objetivo é otimizar a utilização dos espaços e reduzir o tempo de busca por vagas, melhorando a experiência dos usuários. O projeto foi dividido em quatro fases principais: planejamento e análise de requisitos, seleção de ferramentas e linguagens, integração e testes, e, por fim, implantação e monitoramento. As análises da revisão bibliográfica indicam que o sistema pode registrar a entrada e saída de veículos com precisão de até 98%, e a latência média para atualização dos dados será inferior a 2 segundos, garantindo informações em tempo real para os usuários. O sistema proposto tem um custo inicial moderado, considerando as tecnologias usadas e as adaptações necessárias para sua implementação em diferentes estacionamentos. Sua principal característica é a escalabilidade, tornando-o um sistema genérico aplicável a diversos contextos. Ao final do projeto, conclui-se que sua implementação pode oferecer uma gestão mais eficiente dos espaços de estacionamento e reduzir o tempo de procura por vagas, além de trazer benefícios ambientais ao diminuir as emissões de gases causadas por congestionamentos e má gestão de espaços.

Palavras–chave: Sistema de monitoramento. Estacionamentos. Otimização de tempo. Inovação.

SEmpre – Sistema de empregos

50

Autores: Matheus Madaloz, Christian Brackmann*

*Autor para correspondência: brackmann@iffar.edu.br

RESUMO: O Projeto SEmpre (Sistema de Empregos) é uma iniciativa de extensão que visa desenvolver um sistema automatizado para o cadastro e divulgação de vagas de emprego para uma associação comercial na cidade de Panambi (ACI) e arredores. Atualmente, a instituição utiliza redes sociais para divulgar e selecionar vagas de emprego. Entretanto, a associação representa uma ampla gama de empresas afiliadas na região de Panambi, resultando em uma alta demanda por vagas de emprego. Diante dessa situação, surgiu a necessidade de desenvolver um sistema que facilitasse o processo de cadastro e divulgação de vagas. O projeto foi criado a partir de uma demanda da associação parceira do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), que identificou a necessidade de um sistema mais eficiente para o cadastro e divulgação de vagas de emprego. Considerando o curso na área de Sistemas para Internet oferecido pelo campus de Panambi do IFFAR, a instituição se dispôs a abraçar essa causa, reconhecendo-a como uma excelente oportunidade para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos no curso. O sistema está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento para o ano de 2024.

Palavras–chave: Oportunidades. Empregos. Desenvolvimento Web.

bottom of page